O vidro é um material obtido através da areia, e possui um componente, a sílica, que se junta com carbonato de sódio e calcário. Seguidamente, são derretidos num forno a temperatura alta (cerca de 1500ºC), obtendo uma pasta a qual, posteriormente, se dará forma.
É um material versátil e existem diferentes variantes e, graças a alguns elementos, é possível criar vidros de diferentes cores. No entanto, deve-se notar que às vezes usamos erroneamente essa palavra para nos referirmos ao cristal e vice-versa. Antes de entrar no mundo do novo material de tendência para recipientes, é importante saber como eles se diferenciam:
· Diferença entre cristal e vidro
É comum pensar que cristal e vidro são a mesma coisa ou que o primeiro é feito do segundo, mas não é bem assim.
A diferença entre cristal e vidro é que o primeiro é encontrado na natureza (na forma de quartzo ou em rochas), enquanto o segundo é fabricado pelo homem.
À primeira vista, é muito difícil distingui-los, pois, a sua composição é muito semelhante. O vidro é mais usado para garrafas, copos, lancheiras e outros tipos de loiças, enquanto o cristal é frequentemente usado em lâmpadas comuns ou lâmpadas fluorescentes. Se quiser mais informações sobre este tema, recomendamos este post.
Uma vez explicada a diferença entre vidro e cristal, chegou a hora de falar sobre vidro borossilicato.
· O vidro de borossilicato
O vidro borossilicato é muito semelhante ao vidro comum, mas destaca-se pela sua durabilidade e resistência química e térmica. Portanto, é perfeito para uso em utensílios de laboratório e de cozinha.
Este foi criado pelo químico alemão Otto Schott, fundador da Schott AG em 1893, que o batizou como “Duran”. Nasceu principalmente para usos farmacêuticos (equipamentos para química). No entanto, vinte e dois anos depois, a American Corning Incorporated, uma empresa americana que produz vidro, cerâmica e materiais semelhantes, começou a comercializar vidro borossilicato através da marca Pyrex.
Certamente, se lhe falarmos do nome da marca Pyrex, você conhece-a ou já ouviu falar. Isto deve-se a que esta marca é muito famosa por este material, usado em tabuleiros, travessas e lancheiras, entre outros. Da mesma forma, é conhecida pelas suas qualidades de resistência ao choque térmico, pelo seu peso leve e por o seu baixo coeficiente de expansão (40% em relação ao vidro comum).
A peculiaridade do vidro borossilicato está na sua composição: uma mistura de elementos semelhantes à do vidro comum do qual, no entanto, o chumbo é totalmente excluído sem perder a transparência nem brilho.
· Vantagens de usar vidro borossilicato
• Resiste ao calor e mudanças de temperatura, tem um baixo coeficiente de expansão.
• As qualidades de inércia química, transparência e resistência ao calor tornam-no ideal para o seu uso como material de cozinha em fornos tradicionais ou em micro-ondas.
• Como não é poroso, é totalmente higiênico (não retém bactérias) e é possível cozinhar qualquer alimento com ele independente do grau de acidez.
• Fácil de limpar, mesmo com detergentes neutros.
• É excelente para armazenar alimentos. De facto, os recipientes podem ir do congelador ou frigorifico ao micro-ondas sem problemas.
• Não altera o sabor dos alimentos que contém.
• Por ser transparente, permite visualizar os alimentos durante o cozimento.
• Não contém substâncias potencialmente nocivas para os seres humanos, pois é composto por componentes naturais, como sílica e óxidos de sódio e cálcio, que não causam efeitos negativos para a saúde.
• É totalmente reutilizável e esterilizável.
• É 100% reciclável.
· Produtos promocionais de vidro borossilicato
Lancheiras personalizadas
Com o ritmo frenético da vida moderna, o tempo para cozinhar é cada vez menor, principalmente durante a semana. É claro que também não é possível depender de serviços de entrega de comida todos os dias da semana, pois isso implicaria um custo muito alto. Por isso, é muito comum cozinhar alguns dias antes e guardar a comida para levar para o trabalho. Assim que, oferecer lancheiras personalizadas com vidro borossilicato é uma das opções preferidas dos trabalhadores.
Copos promocionais
Os copos de vidro borossilicato costumam ter uma parede dupla que os torna mais resistentes que os vidros convencionais, além de lhes conferir elegância e estilo. Também suportam temperaturas mais altas para que possam ser usados para bebidas quentes, como chás ou infusões. Sem falar que, aos serem transparente, têm um agradável efeito visual pois é possível ver as cores da bebida que contêm, imagine um cocktail elaborado, não seria o mesmo em um copo plástico opaco. São ideias para um bar, podendo personalizá-los com o seu logótipo e servir bebidas quentes ou frias em grande estilo.
Garrafas reutilizáveis
Como já mencionamos anteriormente, o vidro borossilicato preserva melhor o sabor. Portanto, ter garrafas reutilizáveis deste material para ter sempre à mão e poder beber água ou o que quiser é uma ótima opção. Além disso, muitas delas possuem uma capa protetora antiderrapante, proporcionando proteção extra e permitindo um toque de cor para alinhá-lo com a imagem da empresa.
E esta é a nossa partilha de conhecimento sobre este material. Agora queremos lê-lo a si: Os seus recipientes são feitos de vidro borossilicato? Por que prefere usá-los em vez de vidro convencional? Deixe-nos os seus comentários abaixo!