Muitas empresas fornecem roupa de trabalho aos seus empregados. Seja um uniforme completo, t-shirts, acessórios como chapéus ou lanyards… Na sua atividade regular, o pessoal deve estar identificado de alguma forma com a imagem da marca.
Neste artigo, serão explicadas 9 vantagens de implementar esta prática, que podem ajudar o seu negócio em várias áreas. Continue a ler!
- Praticidade
- Identificar o staff
- Trabalhar na identidade da marca
- Efeito publicitário
- Sentimento de pertença
- Melhor a imagem para os clientes
- Distinção de funções
- Criterios de segurança
- Criterios económicos
Benefícios da roupa de trabalho
· Praticidade
O primeiro critério e um dos mais importantes é a praticidade, e isso pode ser visto por vários motivos. Para começar, a roupa pode ser desenhada para o ambiente de trabalho (exemplo: colete com bolsos para os empregados que realizam reparações), fornecendo assim ao colaborador o material necessário para desempenhar as suas funções de forma adequada.
Além disso, elimina-se a necessidade de pensar “O que devo vestir para trabalhar?” ao oferecer diretamente a solução ao colaborador. Evita-se também que a roupa pessoal se desgaste devido ao uso.
Igualmente, evitam-se desigualdades ou diferenças dentro da equipa, pois todos usam as mesmas peças de vestuário.
· Identificar o staff
Este ponto é fundamental em determinados contextos. Se o estabelecimento for muito grande e o pessoal, devido às suas funções, precisar deslocar-se constantemente, pode ser muito incómodo para o cliente tentar localizá-lo e perguntar.
Se a equipa usar roupas de acordo com as cores corporativas, facilitar-se-á essa interação, melhorando o serviço.
Claro que, para eventos como concertos, festivais e outros espetáculos, a implementação da roupa de trabalho torna-se imprescindível, juntamente com a devida credenciação.
· Trabalhar na identidade da marca
Este merchandising é uma grande oportunidade para trabalhar a imagem da empresa. Deve-se escolher as cores com cuidado para transmitir se a marca é jovem e dinâmica, ou mais séria e formal, ou focada num público infantil…
Assegure-se também de que a roupa se encontra em harmonia com o logótipo, de forma que a peça atraia atenção e fale por si. Caso precise de ajuda nesta parte, é aconselhável consultar o nosso artigo sobre o significado das cores.
· Efeito publicitário
Muito ligado ao ponto anterior, é importante lembrar que a roupa corporativa também é um elemento promocional. Quem a utilizar será um verdadeiro embaixador da empresa, e ao ser vista por terceiros, fará publicidade de forma direta.
Dependendo da linha estética que tenha trabalhado, pode até ser uma boa ideia oferecer as roupas aos seus clientes, como parte da sua estratégia de marketing, o que também ajudará a potenciar o ponto seguinte.
· Sentimento de pertença
Quando alguém usa uma t-shirt do seu grupo de música favorito, está a transmitir a mensagem de que pertence a essa “comunidade”. Ou seja, identifica-se com os valores e com a atividade desse grupo.
Este mesmo princípio aplica-se ao ambiente de trabalho. Se na sua empresa se promove a sustentabilidade, por exemplo, pessoas que se identifiquem com esse valor sentir-se-ão confortáveis ao usar roupas com o seu logótipo.
· Melhor imagem para os clientes
Usar um uniforme transmite profissionalismo. Cria confiança ao mostrar que existe uma equipa por trás e bem organizada. Isso traduz-se numa melhor imagem perante o cliente, pois usar roupa casual pode ter o efeito contrário: descuido, desorganização e falta de valores definidos para a empresa.
· Distinção de funções
Seguindo o raciocínio da imagem, pode ser útil, devido à quantidade de empregados e à necessidade de uma organização clara, utilizar a roupa de trabalho como ferramenta para distinguir funções.
Dessa forma, cada departamento pode usar uma roupa diferente, facilitando a identificação da função de cada trabalhador.
Voltando ao ponto da identificação, pode ser muito útil tanto para os outros colaboradores como para os clientes reconhecer facilmente o papel de cada pessoa.
· Critérios de segurança
É importante lembrar que existem trabalhos que envolvem certos riscos e, portanto, é obrigatório usar o equipamento adequado. Coletes refletivos, capacetes, ferramentas e outros acessórios devem fazer parte da roupa de trabalho.
Dessa forma, não só se promoverá tudo o que foi mencionado anteriormente, como também se estará a promover uma maior segurança, garantindo assim o bem-estar da equipa.
· Critérios económicos
Finalmente, existem vários aspetos económicos a considerar:
– Preço baixo: Adquirir peças personalizadas é económico, especialmente quando se compram em grandes quantidades.
– Rentabilidade: Ao transformar a roupa num objeto publicitário, ela terá retorno económico devido aos clientes que atraíra.
– Aumento das vendas: Trabalhar a imagem da marca e transmitir confiança e profissionalismo ajudará a fidelizar os clientes.
Estas foram as vantagens do uso da roupa de trabalho. Se está à procura para a sua equipa, convidamo-lo a consultar o nosso catálogo de roupa para empresas.
A sua empresa já implementou esta prática? Quais os benefícios que considera que traz? Ficamos à espera do seu comentário!