Vivemos num mundo dinâmico e isto não é diferente no sector do marketing digital e da publicidade. Com inovações e estratégias em constante mudança, não custa nada dar uma olhadela às tendências de marketing emergentes este ano. O que é que uma empresa deve ter em conta ao estabelecer uma estratégia de marketing e conteúdo? Prepare-se bem para 2023 e aproveite as novas tendências no sector para estar um passo à frente da concorrência.
· A situação atual do marketing
Não importa se é um principiante ou alguém que já trabalha no sector há anos. É sempre essencial incorporar as últimas tendências em qualquer estratégia de marketing para continuarmos a ser competitivos e relevantes no mercado atual.
Na atualidade, já se implementaram muitos algoritmos, também conhecidos como IA, para criar uma melhor experiência de utilizador. Por exemplo, as atualizações que este ano os motores de busca fizeram, centram-se em oferecer melhor conteúdo útil aos consumidores. Portanto, é importante que dedique esforços a esse propósito e que se foque em centrar o conteúdo à volta da experiência do utilizador. Isto significa: artigos e páginas mais informativas e enriquecedoras, informação sobre um produto, em que é que consiste e como funciona. É importante ser visto pela Google como um perito na área onde comercializamos os nossos produtos ou serviços. Além disso, os utilizadores que criam estes conteúdos podem ser da própria empresa. Pode incentivar os clientes a partilharem a sua opinião, gerar vídeos com desafios virais nas redes sociais, comentários nas publicações, etc. Desta maneira criar-se-á um elo único com os consumidores.
O conteúdo breve apoderou-se dos meios de comunicação nos últimos anos, por isso é importante que recorra a mensagens simples e claras. Isto deve-se a que a capacidade de atenção das pessoas é cada vez mais curta. E isto representa um desafio para as empresas. Não é segredo que o formato de vídeos curtos como os Shorts, Reels ou Tiktok continuarão uma tendência em crescimento no próximo ano. Por esta razão, para que as empresas continuem a ser relevantes, é importante estarem presentes nas redes sociais onde os clientes estão. Aqui é onde os influencers podem desempenhar um papel fundamental para chegar ao público-alvo. Tenha em conta a possibilidade de integrar o marketing de influencers encontrando a pessoa que represente os valores e que se adapte à sua marca para que possa transmitir a mensagem adequada às pessoas certas.
As empresas competem por múltiplos fatores: preço, qualidade, rapidez de entrega, etc. Mas no final, o mais importante é gerar uma boa experiência de compra. Quer seja proporcionando uma atenção ao cliente superior ou recomendações personalizadas. Um elemento chave que pode ajudar a criar experiências personalizadas e que favoreçam a fidelização de clientes é o marketing omnicanal, o qual consiste em unir diferentes canais de comunicação.
· A situação atual do marketing
Cada vez mais empresas recorrem aos brindes empresariais para reforçar a imagem de marca e fidelizar os clientes. Esta estratégia consiste em colocar o logótipo da sua empresa em artigos como taças de café, guarda-chuva e, claro está, os clássicos como a esferográfica ou outros artigos de escritório.
Com tantas opções, de certeza que se está a perguntar: que brindes empresariais ganharão popularidade e serão imprescindíveis quando estiver à procura de um presente original e prático para clientes ou parceiros de negócio? Com a popularidade do teletrabalho e dos locais de trabalho híbridos, os brindes publicitários como bolsas para portáteis, sacos, dispositivos USB, tapetes para o rato e powerbanks são sem dúvida boas opções para oferecer.
Além disso, o conceito de sustentabilidade é cada vez mais relevante e, portanto, as lembranças sustentáveis também são ideais e, com estas, fará a sua pequena contribuição para cuidar do meio ambiente. Pode contar com brindes muito diversos, desde sacos de comércio justo a tapetes de rato em cortiça. Pode encontrar tudo isto na Gift Campaign.
Não obstante, o fator mais importante na hora de escolher merchandising ou brindes publicitários continua a ser que o brinde seja entregue adequadamente ao público-alvo certo. Deste modo, é pessoal e deixa boa impressão. Por conseguinte, considere seriamente estes aspectos quando procurar por merchandising promocional.
· Marketing no LinkedIn e Employee advocacy
Os próprios colaboradores da empresa podem ser um bom recurso, deixando-os falar e partilhar informação acerca da empresa. As contas pessoais dos trabalhadores costumam ser mais eficazes para chegar a mais gente de forma autêntica comparativamente às contas da empresa em redes sociais.
Se os seus colaboradores se sentem orgulhosos e estão contentes por trabalhar na empresa, converter-se-ão em embaixadores da marca de forma voluntária. Para tal, pode estabelecer um plano de incentivos que pode incluir formações, ferramentas e recursos para os motivar e gerar entusiasmo suficiente para que queiram falar em nome da empresa.
Tudo isto leva-nos ao ponto seguinte: o uso do LinkedIn. Recentemente, foi publicado um relatório sobre o crescimento desta plataforma onde se avança que, nos próximos 2 anos, o LinkedIn vai gerar cerca de 25% da publicidade B2B. Logo, as empresas têm uma grande oportunidade para crescer. De momento, muito poucas empresas o utilizam, portanto tente usá-lo estrategicamente. Otimize o conteúdo tendo em conta o SEO e o utilizador, crie hiperligações e mantenha atividade constante para responder aos novos avanços na indústria.
· Marketing Digital em 2023
O comportamento de busca é cada vez mais multimédia e interativo através dos diferentes meios. Uma mescla de conteúdos breves, escritos, artigos informativos, meios de pagamento, utilização de Instagram Ads e LinkedIn Ads será o caminho a seguir durante o novo ano.
Inteligência e marketing interativo
O interesse dos consumidores pelo marketing interativo e comunicação bidirecional nas relações com as marcas é cada vez maior. Atualmente o consumidor quer que as empresas o ajudem de forma mais pessoal, rápida, eficaz e com uma comunicação fluida.
A realidade aumentada (RA), os chatbots e as interações com os clientes em tempo real deveriam ser parte importante da sua estratégia. Além disso, o marketing interativo, como os concursos e os inquéritos, são uma boa opção para incorporar em 2023 como elementos de marketing de conteúdos porque ajudam a atrair a atenção e captar os consumidores. Quer seja mediante as associações com influencers para realizar um concurso ou unboxing em stories, ou a integração de inquéritos no site para obter uma resposta mais direta dos consumidores. Além disso, é importante utilizar o teste A/B para averiguar que campanhas de marketing interativo funcionam melhor para captar tráfico para o seu site.
Transparência e confiança
Cada vez mais gente conhece as táticas utilizadas pelas empresas para os atrair. Esta consciencialização não fará algo que não seja aumentar, pelo que é essencial que seja transparente e, sobretudo, honesto na sua comunicação. Quanto mais clara for a intenção, melhor será a conexão com o público-alvo. Por isso, é importante trabalhar a autenticidade, a privacidade, a criação de confiança no novo ano.
Quando se trata de gerar confiança, é importante que as empresas exibam informação objetiva e verificável. Obviamente, isto pode ser feito através de vídeos informativos, blogues, breves reportagens ou conteúdos nas redes sociais. E sempre dispondo de dados que corroborem tudo o mencionado. Mostre a sua trajetória e provas concretas do que fez e do que os seus produtos ou serviços fornecem ao cliente. Aqui é onde uma boa narrativa pode gerar emoção, bem como as provas podem ser o fator decisivo para conseguir uma venda.
«Não diga ao mundo que é uma estrela de rock, mostre antes ao mundo que é uma estrela de rock».
A sustentabilidade é a chave
A sustentabilidade chegou para ficar e nos próximos anos este tema estará cada vez mais presente na consciência da sociedade.
O apelo para cuidar melhor do nosso planeta é cada vez maior, mas, ao mesmo tempo, as pessoas exigem serviços mais rápidos, o que implica mais serviços de transporte e mais embalagens. Em 2023, a atenção deverá centrar-se em buscar o equilíbrio entre o meio ambiente e a experiência de compra. Portanto, como empresa, é importante mostrar que se é proactivo com inovações que protejam o mundo e o meio ambiente.
Lembre-se: há que ser claro com este tema e deve-se adquirir um compromisso real. Não se trata de o dizer, trata-se de o demonstrar com ações.
Prioridade dos dados
Como parte da sua estratégia de privacidade, o Google Chrome deixará de permitir cookies de terceiros em finais de 2024. Por conseguinte, as empresas que o utilizam com muita frequência terão que desenvolver outra estratégia. Dever-se-ão centrar na captação de dados de primeira mão e portanto as ferramentas de análise serão vitais para muitas empresas. Será uma maneira de ter uma visão clara das preferências e necessidades dos clientes a partir das quais se dirige os esforços do negócio.
Campanhas integradas de marketing (IMC)
A comunicação integrada é vital para o marketing personalizado já que consiste num processo de planificação para assegurar que todos os contactos que uma marca tem com os clientes ou futuros clientes sejam relevantes para essa pessoa e consistentes a nível de tempo. Desta maneira, consegue-se aumentar o compromisso e melhorar a fidelidade. Ao fim ao cabo, trata-se de oferecer uma experiência coerente para os clientes a cada ponto de contacto e isto significa uma melhor experiência através do processo de compra.
Agora que sabe a teoria, como é que se constrói uma campanha deste tipo? Encontre aqui um guia completo sobre como estabelecer e supervisionar uma IMC.
Encontre o que funciona na sua empresa
Atualmente, há muitas formas de chegar ao seu público-alvo, e cada empresa e cada sector são diferentes. No marketing não existe uma estratégia perfeita nem um guia que funcione da mesma forma para todo o mundo. Por isso é crucial que conheça a sua empresa, valores, clientes e necessidades deles. O marketing é dinâmico e está em constante inovação, por isso precisa de ter capacidade de se adaptar e de estar a par e passo das novas tendências. Esperamos ter ajudado com este artigo dando-lhe uma visão mais ampla sobre alguns aspectos do marketing e das tendências que tem de ter em conta para 2023.
Para si, o que é mais importante? Já aplicou alguma destas estratégias na sua empresa? Deixa o seu parecer nos comentários.