A serigrafia é uma técnica de impressão que consiste em transferir um logotipo através de uma malha ou rede que é esticada ou colocada em tensão numa espécie de moldura, ou arco, sendo necessária uma destas estruturas para cada cor que se deseja incorporar no artigo publicitário. Esta é uma das técnicas mais técnicas mais utilizadas pelas empresas para a impressão do logotipo em diferentes produtos, principalmente em sacos de pano, t-shirts estampadas, canecas de cerâmica, entre outros brindes.
Este é, provavelmente, o método de estampagem mais antigo que existe, havendo mesmo a teoria de que as primeiras impressões se realizaram no ano 3000 a.C. Evidentemente, com o decorrer dos séculos foi-se modernizando, adotando novos procedimentos que permitem agilizar o processo e fazendo com que seja uma excelente opção para o mercado dos brindes publicitários.
Como veremos neste artigo, há distintos tipos de serigrafia, que são mais ou menos adequados dependendo do objetivo de cada empresa e das características da sua imagem corporativa. Mas vejamos com mais detalhe como funciona esta técnica de impressão.
· Como funciona a serigrafia?
Tal como referíamos no princípio deste texto, a serigrafia é realizada através de uma rede em tensão numa espécie de arco, mas esta estrutura dependerá do artigo que se deseja personalizar ou imprimir. O logotipo ou desenho deve ir sobre uma placa, que será aquela que o reproduz e o transfere para a malha. Atualmente, o material utilizado para este processo é o PVC, devido à sua leveza, rigidez e fácil manipulação.
Posteriormente, a tinta deve ser aplicada na malha para que a imagem seja reproduzida no objeto. Deixa-se secar e depois pode ser colocada outra camada de cor, se necessário.
Como poderá imaginar, este processo foi-se modernizado ao longo do tempo e atualmente são utilizadas máquinas que o podem realizar com maior rapidez e precisão. No entanto, ainda é muito comum encontrar a serigrafia manual, dado que ainda não foi possível automatizar a técnica a 100%. Trata-se de um processo com uma componente artesanal e o resultado final é muito importante.
Veja este vídeo para entender melhor como funciona a serigrafia:
· Vantagens da serigrafia
- É barata: juntamente com a tampografia (utilizada noutros tipos de produtos e com um procedimento distinto) é uma técnica com um custo relativamente baixo, por isso é perfeita para poder imprimir o logotipo numa grande quantidade de brindes personalizados para empresas, podendo assim chegar a mais pessoas e dar uma grande visibilidade à marca.
- Boa relação qualidade-preço: o facto de ser uma técnica de impressão barata não significa que seja de baixa qualidade. A serigrafia permite adquirir uma boa quantidade de artigos de merchandising a preços muito razoáveis, e não por isso a impressão se apaga com duas lavagens. Por isso, é um dos métodos de personalização mais recomendadas.
- Logotipos de até 4 cores: este método de marcação não se limita a uma única cor, permitindo imprimir desenhos com até quatro cores diferentes, o que é ideal para empresas cuja imagem de marca inclui diversos tons. Se, por outro lado, for necessária uma imagem mais complexa, é recomendável usar a transferência.
- Durável: ao lado dos dois primeiros pontos, esta é outra das principais vantagens da serigrafia. Os sacos, canecas e outros produtos personalizados com esta técnica podem ser usados regularmente no dia a dia e ser lavados. Obviamente, não apresentam a mesma resistência da técnica de sublimação, mas não se deterioram com a primeira lavagem.
· Tipos de serigrafia
Serigrafia manual ou artesanal
Conforme mencionado acima, é uma pessoa quem se encarrega de executar todo o processo, e não uma máquina. O operário coloca a malha com o desenho que se deseja imprimir sobre o produto, de maneira perfeita para que a impressão não tenha defeitos, aplica a tinta correspondente e pressiona sobre o artigo para que esta se fixe corretamente.
Pode ser necessário colocar tinta novamente, mas em qualquer caso, o artigo agora está pronto para ser colocado na área de secagem.
Serigrafia automática
Basicamente, são executados exatamente os mesmos passos do método anterior, com a diferença de que a tinta é aplicada por uma máquina. Neste caso, o operário só é responsável por colocar o produto publicitário correspondente e de o retirar após a estampagem.
Em seguida, este é colocado na área de secagem apropriada, sendo que para alguns produtos pode ser necessário um secador especial.
Serigrafia plana
Tanto se a técnica é executada à mão ou de forma automática, há dois tipos adicionais de serigrafia. Neste caso, como o próprio nome sugere, a serigrafia é usada sobre uma superfície plana e é particularmente indicada para artigos como t-shirts, sacos de tecido personalizados, bolsas de higiene pessoal ou pastas.
O procedimento é o descrito acima. Mas a serigrafia plana só será utilizada em objetos que possam ser colocados da maneira indicada para este tipo de impressão.
Serigrafia circular
Ao contrário da anterior, a serigrafia circular é mais utilizada para personalizar garrafas, canecas e outros artigos de merchandising que tenham uma forma circular e que, portanto, não podem ser colocados numa superfície plana, para aplicar a malha com a sua tinta.
Neste caso, o objeto é colocado numa pequena estrutura que o mantém imóvel, a malha desce e a máquina desliza sobre o artigo, para que a tinta seja aplicada de forma circular.
E aqui terminamos a nossa explicação sobre como funciona a serigrafia. Já sabia como funcionava esta técnica de impressão? Já assistiu à execução deste método de personalização ou comprou brindes com o logotipo impresso usando esta técnica? Deixe-nos um comentário!