Num mundo que é cada vez mais consciente face aos desafios do meio ambiente e sociais, a sustentabilidade converteu-se num fator decisivo para o sucesso a longo prazo de muitas empresas. A sustentabilidade corporativa apresenta-se como um compromisso que as empresas têm de assumir, desempenhando um papel fundamental na hora de adotar práticas sustentáveis que vão mais além de simplesmente procurar benefício económico.
Neste artigo vamos conhecer a que é que nos referimos quando falamos da sustentabilidade empresarial, os seus benefícios e veremos que importância tem aplicá-la no dia a dia das empresas.
· O que é a sustentabilidade empresarial?
Este termo refere-se à capacidade que uma empresa tem para levar a cabo a sua atividade empresarial de maneira que equilibre os aspectos económicos, sociais e ambientais, contribuindo desta forma para o progresso e bem-estar dos lugares onde opera e das futuras gerações. Isto é, não se trata apenas de impactar negativamente mas sim de gerar impacto positivo na sociedade e no planeta.
Este é um conceito tão enraizado hoje em dia que, inclusive, foi assinado o acordo mundial da ONU no qual foram estabelecidos 10 princípios básicos que as empresas devem cumprir em matéria de sustentabilidade.
· 7 benefícios para as empresas
Há uma longa lista de vantagens que as empresas podem obter caso assumam o compromisso para com a sociedade e com os recursos naturais. De qualquer maneira, vamos focar-nos nos mais importantes:
1- Melhoria da reputação corporativa: aplicar este tipo de práticas fomenta uma imagem de marca positiva e favorece a reputação. Atualmente, os consumidores preferem apoiar negócios com valores sociais e ambientais. Aliado ao anterior, também é uma boa forma de atrair investidores e sócios comerciais.
2- Diferenciação da concorrência: pode representar uma vantagem competitiva perante o resto das empresas do sector, já que, como mencionámos anteriormente, adotar este tipo de comportamentos éticos favorece o destaque da sua marca entre a multidão.
3- Acesso a novos mercados e clientes: a crescente procura de produtos e serviços sustentáveis é um novo paradigma para as empresas criando oportunidades para expandir o alcance das empresas que se consigam adaptar aos novos desafios que a sociedade está a exigir.
4- Fidelização de clientes: os consumidores tendem a ser leais a marcas que partilhem dos seus valores. Desta forma, é mais simples estabelecer relações comerciais a longo prazo com os seus clientes.
5- Redução de custos: em muitas ocasiões, a sustentabilidade impulsiona a eficiência operacional, já que otimiza os recursos e reduz os desperdícios. Isto além de ser benéfico para o próprio meio ambiente, pode representar uma redução significativa dos custos.
6- Captação e retenção de talento: da mesma forma que ocorre com os consumidores, no âmbito laboral, os colaboradores cada vez menos se conformam com salários altos e uma das suas motivações na altura de escolher a sua empresa ideal para trabalhar é procurar pelas que tenham um propósito na sociedade e no planeta. Se conseguir implementar práticas sustentáveis na sua empresa, será mais fácil atrair talento e retê-lo.
7- Cumprimento da lei e o evitar de sanções: os governos e as instituições estão a implementar regulamentação cada vez mais restrita em matéria de sustentabilidade. E se as empresas não cumprirem com esta legislação, enfrentam consequências legais e financeiras.
· 7 benefícios para a sociedade
Por outro lado, a sociedade também recebe este impacto positivo e pode desfrutar de benefícios promovidos pela sustentabilidade empresarial.
1- Conservação do meio ambiente: a adoção de práticas sustentáveis reduz o impacto ambiental, o que significa que preserva os recursos naturais, reduz as emissões e faz uma gestão responsável dos resíduos.
2- Criação de emprego sustentável: as empresas sustentáveis regem-se geralmente por políticas de emprego responsável. Isto inclui a criação de emprego estável, condições de trabalho justas e oportunidades de desenvolvimento profissional para os trabalhadores.
3- Desenvolvimento comunitário: há empresas que criam projetos que beneficiam as comunidades locais como, por exemplo, com programas educativos, infraestruturas, acesso a serviços essenciais, etc. Além disso, apoiam iniciativas sociais e destinam recursos para ajudar.
4- Inovação tecnológica: estas empresas estão continuamente à procura de soluções que sejam sustentáveis e graças a isto é impulsionada a inovação tecnológica eficiente, a qual será proveitosa para a sociedade no futuro.
5- Melhoria da saúde: a redução de contaminantes e a gestão responsável de produtos químicos tóxicos contribuem para melhorar a qualidade do ar, água e solo. Isto, por sua vez, tem um impacto positivo na saúde pública e na qualidade de vida.
6- Educação e sensibilização: este tipo de empresas desempenha um papel importante na educação e consciencialização do resto da população em temas ambientais e sociais. Têm voz na matéria e utilizam-na para promover a ação na sociedade.
7- Equidade e diversidade: adotam políticas de inclusão e oferecem igualdade de oportunidades para todos, criando assim uma sociedade mais justa e equitativa.
· Como implementar a sustentabilidade corporativa no dia a dia de forma eficaz
Por último, caso se sinta um pouco perdido e não saiba como começar a trabalhar para implementar um modelo mais sustentável na sua empresa, dar-lhe-emos uns pequenos conselhos para que possa iniciar o seu caminho.
Os primeiros passos a serem implementados são a educação e sensibilização. É fundamental que os colaboradores entendam a importância destas práticas e devem saber como podem contribuir para este objetivo global através de sessões informativas, eventos ou palestras. Além disso, pode incentivar os comportamentos sustentáveis através de prémios ou condecorações especiais.
Por outro lado, como quaisquer metas que sejam estabelecidas por uma empresa, convém defini-las de forma clara e que as mesmas sejam alcançáveis. Por isso é importante começar, por exemplo, reduzindo resíduos ou melhorando a eficiência energética. Para além disso, sensibilize para o uso responsável da água com dispositivos que a regulem, por exemplo.
Outro gesto que se pode levar a cabo é fomentar a reciclagem e a gestão de resíduos. Para tal, pode colocar contentores de reciclagem no escritório.
Também é muito útil incentivar a eficiência energética, é possível contribuir com gestos pequenos e começar a estabelecer rotinas sustentáveis. Neste caso, pode-se destacar o desligar dos equipamentos que não estejam a ser utilizados, o uso de iluminação eficiente ou a adoção de fontes de energia renovável.
Além disso, pode-se promover o transporte sustentável encorajando a utilização conjunta de veículos entre colegas de trabalho para irem ao escritório, promovendo o transporte público ou, inclusive, permitindo o teletrabalho.
Dar merchandising ecológico aos colaboradores da sua empresa também é uma boa forma de incentivar o uso de produtos sustentáveis. Por exemplo, garrafas ecológicas para que se mantenham hidratados durante o horário de trabalho, sacos ecológicos personalizados para promover a ida às compras reduzindo a utilização de sacos de plástico ou canetas para o uso diário.
Por último, pode estabelecer uma colaboração com a comunidade local através de projetos sociais ou eventos. E inclusive, fazendo as suas compras com produtos dos arredores ou de fornecedores que partilhem dos seus valores.
Agora que já viu todos os benefícios que a sustentabilidade corporativa tem, não só para a sociedade como também para as próprias empresas, pode começar a efetuar a transição na sua empresa. Está a implementar alguma destas práticas? Conhece outra que tenha sido interessante para si? Queremos saber a sua opinião. Estaremos atentos aos seus comentários!