A temporada natalícia é uma época do ano na qual os sentimentos de empatia e solidariedade estão mais à flor da pele. É um momento no qual nos tornamos mais conscientes, preocupamo-nos com os cuidados dos demais e, sobretudo, com o desejo de partilhar. Este espírito natalício desperta a generosidade das pessoas e isso não se faz sentir em menor grau no âmbito profissional.
Muitas empresas levam a cabo iniciativas de responsabilidade social empresarial (RSE) para apoiar e fortalecer as comunidades durantes este período. Estas ações vão mais além da atividade comercial que é normalmente desenvolvida e são uma boa maneira de ajudar os mais desfavorecidos. Desde jornadas de voluntariado até doações generosas e colaborações com ONGs, exploraremos porque é que é crucial que as empresas estejam envolvidas nestes esforços altruístas, tanto a nível global como global. Contamos-lhe tudo mais abaixo!
· O que é a responsabilidade social empresarial?
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conceito que se refere ao compromisso voluntário das empresas com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social e ambiental. Trata-se de uma prática mediante a qual as empresas procuram ir mais além das suas obrigações legais e económicas para contribuírem positivamente para a sociedade e minimizarem qualquer impacto negativo que possam ter no meio no qual operam.
A RSE implica uma gestão ética e transparente que não só tem em conta os interesses dos acionistas e a maximização dos lucros, como também as preocupações de outros grupos de interesse, como os colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades locais e o meio ambiente.
· Que pontos a favor conseguem as empresas com este tipo de ações?
Apesar de serem iniciativas direcionadas para o bem-estar de terceiros, de forma indireta, as próprias empresas também obtêm pontos a favor quando efetuam atos de responsabilidade social corporativa.
Por um lado, melhora a reputação e imagem de marca. Pode contribuir notavelmente para a melhoria da reputação de uma empresa, já que este tipo de ações gera uma imagem positiva na mente dos consumidores e isto é um fator que pode influenciar as decisões de compra e reforçar a lealdade dos clientes.
Além disso, fomentar a sustentabilidade empresarial é uma boa maneira de atrair e reter talento. Para muitos colaboradores isto pode ser um ponto apelativo da empresa, visto que é cada vez comum que as pessoas não só procurem empresas com bons salários e benefícios mas também que façam um esforço extra e tenham valores sociais.
Outro ponto a ter em conta é que serve para se diferenciar da concorrência. Num mundo global no qual vivemos atualmente e onde os mercados são muito competitivos, a responsabilidade social corporativa pode desempenhar um papel-chave em fazer a diferença e proporcionar valor acrescentado ao nosso negócio.
Convergindo em grande medida com os pontos anteriores, também é uma boa forma de abrir as portas a novos mercados e oportunidades de negócio. As empresas que demonstram o seu compromisso podem trazer clientes que valorizam estes princípios e que estão dispostos a defender as empresas que estejam alinhadas com os seus valores.
· Ideias de ações que se podem levar a cabo
- Doações a instituições de caridade. Uma das práticas mais comuns por parte das empresas durante o Natal é colaborar com organizações locais ou nacionais que se focam em dar apoio a comunidades necessitadas. Isto pode ser realizado angariando fundos entre os colaboradores ou destinando partes dos lucros da empresa a esta causa.
- Campanhas de brinquedos e presentes. Uma iniciativa muito bonita e centrada nos mais pequenos é organizar uma campanha de recolha de brinquedos novos ou em bom estado para doar a crianças, para que todos possam ter um presente debaixo da árvore.
- Voluntariado em hospitais ou asilos. Pode-se criar o “Dia Solidário” e fomentar a participação dos colaboradores em atividades de voluntariado em hospitais, asilos ou outras instituições que possam necessitar de apoio.
- Programa de alimentos. Colaborar com bancos alimentares para organizar uma campanha de recolha de comida. Propor aos colaboradores que participem com alimentos não perecíveis para que possam ser entregues.
- Brindes empresariais. Em muitas empresas durante estas datas presenteia-se comummente os colaboradores, clientes, investidores, etc. Outra boa alternativa é utilizar estes brindes de forma solidária, por exemplo, optando por mantas, canecas, mochilas, camisolas, e por aí fora.
· Na Gift Campaign também colaboramos
Este ano, na Gift Campaign quisemos ir um passo mais além e dar a nossa contribuição aos casos mais desfavorecidos, por isso decidimos colaborar com a causa de caridade “Operación Niño de la Navidad”. Esta iniciativa consiste em enviar caixinhas cheias de esperança a crianças de todo o mundo. Dentro destas caixas, a nível corporativo, foi entregue um brinquedo, produtos de higiene e material escolar, além de um donativo monetário.
Aliado ao anterior, fomentou-se a participação de todos os colaboradores que tivessem a oportunidade de adicionar qualquer outro artigo à caixa que possa ser útil e fazer sorrir as crianças.
Se está a pensar em organizar algum tipo de campanha solidária, quer seja para o Natal ou qualquer outra época do ano e seja do seu agrado que as doações levem o logo da sua empresa, pode dar uma olhadela ao catálogo de brindes publicitários da Gift Campaign. Não hesite mais e tome a decisão de fazer uma boa ação!