As cores nos afetam. Inevitavelmente, quando vemos um vestido, um logotipo ou um objeto com determinada cor, associamos a algo específico. Vermelho no amor, esperança verde e lealdade azul. Estes têm significados e são diferentes entre as culturas. Por exemplo, na Europa, o branco implica pureza e inocência e é usado no vestido de noiva em um casamento. Já no antigo Egito e Roma, as sacerdotisas usavam branco para indicar pureza. Em muitos rituais de diferentes religiões, o padre se veste de branco.
A sua empresa tem uma imagem e isso é representado pelo seu logotipo. Escolher o tom certo é essencial porque será a primeira mensagem que seus potenciais clientes receberão. Portanto, vamos falar sobre a psicologia da cor e seu significado.
· O que é psicologia das cores?
A psicologia da cor é um campo de estudo que está focado em determinar quais os efeitos das cores em nós, para que seu reflexo possa ser visto em nossas decisões.
Especificamente, não se trata de ver se um tom combina melhor com o outro, mas de saber o que está por trás de cada um em particular. Ou seja, qual é o significado que eles têm para nós. Os fatores por trás disso podem ser culturais, tradicionais, baseados em experiências pessoais…
Por isso, é muito útil saber tudo sobre eles, para que possamos nos aproximar dos clientes na primeira impressão que será gerada quando eles virem nosso logotipo.
· O significado das cores
Como já mencionamos, branco significa pureza. Por outro lado, seu antónimo, o preto, expressa tristeza. No entanto, é curioso que nos países asiáticos aconteça exatamente o contrário: enquanto aqui usamos preto para se vestir em funerais, na China ou na Coreia, eles usam branco. Amarelo representa ouro e riqueza. O vermelho está associado à paixão, mas na África do Sul é a cor dos funerais. Na Índia o amor é representado pelo amarelo…
A escolha do tom para divulgar a marca, o logotipo e demais símbolos que ficarão visíveis deve ser feito com cuidado, principalmente se tivermos uma empresa que vende em outros países, pois, como você viu, talvez tenhamos que mudar nossa estratégia na região.
· O efeito das cores em nós
Eles podem evocar sentimentos positivos e negativos. A maioria das empresas alinha a sua identidade com um número muito limitado de tons. Como especialistas em brindes publicitários, esta é uma área que recomendamos cuidar, pois não apenas devemos levar em consideração o logotipo em si, mas também o objeto que escolhemos e como será a sua superfície. Caso possa ajudar, deixamos este guia sobre logotipos.
A psicologia da cor examina como as cores influenciam os sentimentos e o nosso comportamento. A percepção deles é importante em termos de biologia evolutiva, pois alertaram nossos ancestrais de possíveis perigos e isso é transferido de geração em geração, deixando o reflexo na própria cultura.
Sem mais demoras, vamos explicar o significado das cores mais comuns, para que possa fazer a melhor escolha para a imagem da sua marca.
Vermelho não só representa o amor
Corar de vergonha, mostrar o cartão vermelho a alguém… Não deve ser associado apenas ao amor e à paixão. Esta cor é quente. O vermelho manda parar nos semáforos e, nas placas, preferencialmente indica a proibição.
Da mesma forma, pode ser algo muito marcante o que o faça destacar ou, por outro lado, simboliza raiva e agressividade. No mundo dos negócios, todos lembramos dos copos vermelhos da Nescafé ou da caixa vermelha da Nestlé, o que indica que isso pode fugir do significado clássico e ser usado, sobretudo, para chamar a atenção.
Amarelo é quente e positivo.
Amarelo como o sol, amarelo ovo, emoticons amarelos, girassóis… Expressa felicidade, alegria e diversão. É ideal para mostrar entusiasmo. Ambientes amarelos implicam em um ambiente produtivo.
Ao transmitir otimismo, é ideal para marcas como BIC ou McDonald’s, cujos logotipos conhecemos de cor e buscamos esse efeito. Se você deseja causar a mesma impressão com sua mercadoria personalizada, pode optar por um tom desse estilo.
Laranja é uma cor feliz
Mistura entre vermelho e amarelo, irradia luz e calor. Laranja ilumina o humor e expressa felicidade e confiança. Por outro lado, pode representar aventura e correr riscos.
Os tons de laranja podem ter um efeito positivo, tanto no ambiente de trabalho quanto em casa. Quanto aos brindes corporativos, há muitas opções nessa cor e, além disso, ele acha que existem alternativas em madeira, para que uma imagem voltada para a natureza seja transmitida.
Se falamos de empresas, a melhor representada é aquela cujo nome coincide com o desta cor mas em inglês: Orange.
Verde é relaxante
Como já sabe, o verde está associado à natureza e à vida e, claro, à esperança. Essas cores são particularmente relaxantes e são percebidas positivamente pelo olho humano. Também representa frescura e vitalidade, tornando-o perfeito para empresas dedicadas à alimentação.
Um caso muito particular é o do McDonald’s, que mudou seu logotipo de vermelho para verde, justamente para se posicionar com esses valores na mente do consumidor. Se, por outro lado, você decidir entregar um merchandising sustentável, essa cor pode ser a ideal.
O azul tem efeito calmante
Azul como o céu e o mar, dois espaços que costumamos associar ao relaxamento. Ver um céu claro ou ouvir um mar calmo pode ser perfeito para isso. Além disso, se optar por tons mais escuros, eles podem estar associados à formalidade, profissionalismo e até segurança.
Forbes, Visa, Ford, LinkedIn, HP… São muitas as empresas que procuram transmitir estes valores com esta cor e, curiosamente, as áreas são seguros, produtos financeiros ou tecnologia.
Qual é a sua preferência em termos de cores para o seu logotipo? Você tem um tom favorito? Deixe-nos seus comentários na parte inferior. Nós lemos você!