As empresas procuram novas formas de promover a marca já que, assim, o impacto com o público é superior. Entre as múltiplas opções de brindes publicitários, o uso de t-shirts é uma das mais populares.
Antigamente, este produto era de produção dispendiosa mas, com o passar dos anos, as técnicas de fabrico e marcação foram melhoradas, facilitando assim a possibilidade de se contar com um número considerável de unidades a baixo preço.
Por esse motivo, são cada vez mais as empresas que as utilizam, quer se trate de pequenas ou grandes empresas. Por conseguinte, neste artigo explicaremos como as usar adequadamente na estratégia de marketing.
· Vantagens das t-shirts personalizadas
Meio de comunicação original e eficaz
Este vestuário, ao contar com uma grande área de marcação, permite múltiplas possibilidades quanto ao design. Não servirá apenas para pôr um logótipo como também se poderão adicionar textos informativos (quem nunca viu a clássica t-shirt da sua banda com as datas e lugares da digressão desse ano?). Podem ser entregues em eventos tanto de interior como ao ar livre, convertendo quem a vestir num embaixador da marca.
Ajudam a reforçar a identidade visual
Escolhendo as cores adequadas tanto para o tecido como para o logótipo pode-se ajudar a empresa a ser reconhecida visualmente. Desta forma, será mais fácil associar a empresa com esses tons em concreto. Também pode servir para promover um acontecimento específico, como por exemplo, o lançamento de um novo produto.
Reforçam a imagem de marca
Unido ao ponto anterior, quando alguém veste roupas identificadas com a empresa mostra que a pessoa se identifica com a mesma. Isto pode aumentar a percepção positiva sobre ela por parte dos demais, melhorando assim a imagem.
Servem para fidelizar clientes
Tal como acontece com o resto do merchandising corporativo, se a escolha for adequada, o utilizador aprecia o presente e utiliza-o, servindo este para reforçar a relação com ele. Além disso, se estivermos a falar de uma oferta a um cliente recorrente, pode servir como o incentivo final para a sua fidelização.
· Como utilizar as t-shirts na sua estratégia de marketing?
1- Defina o seu público-alvo
Antes de criar as t-shirts personalizadas é preciso definir o público-alvo: A quem quer chegar com a sua mensagem? Quais são os seus interesses e preferências? Este artigo será uma prenda realmente apreciada? Caso defina adequadamente estes pontos, este merchandising será percepcionado como um produto de valor e será usado.
2- Escolha o design e mensagem adequados
O design deve ser apelativo e esteticamente agradável, refletindo ao mesmo tempo a imagem da empresa. Em publicações anteriores falámos-lhe da psicologia da cor para tomar melhores decisões quanto a esta. Além disso, se optar por adicionar uma mensagem ou slogan, deve ser curto claro e fácil de lembrar.
Adicionalmente, dependendo da ocasião na qual ofereça a t-shirt, talvez seja preferível imprimir um hashtag e continuar a «conversa» com o utilizador nas redes sociais, de maneira a também gerar publicidade nessa plataforma.
3- Escolha o momento ideal para as oferecer
Quando e onde se entrega um brinde publicitário pode fazer uma grande diferença. As feiras e outros eventos como dias de visita livre à empresa ou aniversários são momentos ideais, já que permitem que a pessoa fique com uma lembrança física do acontecimento.
Outra opção é fazer uma promoção para ajudar o lançamento de um produto (o clássico: por um período limitado, na compra deste artigo oferecemos-lhe a t-shirt). Não só ajudará as vendas mas também entregará ferramentas publicitárias e é possível fazê-lo tanto num estabelecimento físico como incluindo-o nos pedidos de uma loja online.
· Exemplos de marcas que usaram as t-shirts nas suas campanhas
· Nike: A Nike criou t-shirts promocionais para muitos eventos desportivos como a maratona da cidade de Nova Iorque ou o Mundial da FIFA. Além disso, patrocinam muitos desportistas e equipas.
· Google: Distribuem-nas em congressos e eventos organizados pela marca, assim como em welcome packs entregues aos próprios colaboradores.
· Red Bull: Um clássico. A Red Bull distribui t-shirts para dar a conhecer as suas equipas em todo o tipo de desportos, bem como em eventos desportivos.
Concluindo, as t-shirts personalizadas são ideais como brinde publicitário pela sua extensa área de marcação e porque fomentam o sentimento de pertença à marca. Por isso são muito apreciadas e serão utilizadas, permitindo que outras pessoas vejam a marca impressa ou o acontecimento destacado.
Se quer contar com este merchandising para a sua próxima ação de comunicação, estendemos-lhe o convite a explorar o nosso catálogo de t-shirts para publicidade: dar-lhe-emos ajuda em tudo o que tenha que ver com o seu pedido.
Alguma vez recebeu este artigo como presente? Já o utilizou nalguma campanha? Deixe os seus comentários na secção abaixo!