Uma das grandes virtudes dos brindes promocionais é a sua versatilidade. Graças à grande variedade de artigos existentes, com cores, técnicas de marcação e preços muito diversos, podem ser adaptados a qualquer público, nas mais diversas áreas. Mas neste artigo vamos centrar-nos apenas num setor muito específico: o das farmácias.
Neste âmbito profissional é muito comum utilizar merchandising para atrair novos clientes. Por isso, neste artigo vamos analisar como são utilizados os brindes promocionais em empresas farmacêuticas e dar-lhe algumas ideias de produtos específicos que pode oferecer caso tenha um negócio nesta área.
· Porque é que as farmácias devem oferecer brindes personalizados?
1- Promoção e publicidade: o primeiro motivo é o mais evidente no uso de brindes corporativos por parte de qualquer empresa. Ao entregar objetos que têm o seu logotipo impresso, vão dar uma grande visibilidade à marca. E a escolha do artigo também é importante, pois, se for percebido como algo útil e valioso, será usado com frequência, portanto o efeito publicitário será constante.
Como podemos ver em algumas das imagens que ilustram este artigo, estes brindes podem ser especialmente apelativos quando colocados na vitrine do negócio, contribuindo para a conquista de novos clientes. Embora este não seja um setor onde se fazem compras por impulso, este tipo de detalhes podem fazer a diferença na escolha de um estabelecimento ou outro.
2- Mostrar preocupação com os clientes: no âmbito farmacêutico, não se trata apenas de oferecer brindes para atrair novos clientes ou fazer publicidade ao estabelecimento. Normalmente, estes locais contam com uma rede de clientes bastante regular e fiel, pelo que o principal objetivo deste tipo de presentes seria recompensar esse relacionamento duradouro e cimentar a relação de confiança com quem volta uma e outra vez ao estabelecimento.
Nestes casos, um protetor solar, um batom ou uma bola anti-stress podem ser excelentes opções, dado que além de ser muito baratos, são suficientes para gerar este impacto positivo junto aos clientes.
3- Preço reduzido: outra das grandes vantagens dos brindes promocionais está relacionada com o seu preço. Obviamente há opções para todos os orçamentos, mas ao existir uma variedade tão grande de alternativas no que diz respeito ao produto e às técnicas de personalização, são acessíveis a praticamente qualquer empresa.
Quando se trata de uma campanha de grande alcance, as canetas personalizadas para publicidade ou os porta-chaves com o logotipo da empresa são o merchandising ideal, dado que são objetos extremamente baratos e bastante eficazes em termos publicitários.
4- Informações úteis: não se trata apenas de fazer publicidade ao negócio. Como terá visto em mais de uma ocasião, ao personalizar um objeto pode-se incluir um texto com a morada ou o número de telefone.
No caso do setor farmacêutico, isto pode ser muito útil, pois, caso o estabelecimento não tenha site ou as informações do Google não estejam atualizadas, esses dados estarão prontamente disponíveis no artigo de merchandising que foi oferecido ao cliente.
5- Ajudar outros grupos ou iniciativas: uma farmácia não se limita a vender medicamentos. Também pode ser o canal ideal para transmitir valores e promover iniciativas, principalmente de âmbito social, sanitário ou caritativo. Um bom exemplo disso foi a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude.
· Ideias de brindes para farmácias
Garrafas personalizadas
Este é um artigo clássico no mercado dos brindes publicitários e bastante comum neste setor, principalmente em épocas mais quentes, quando é preciso estar mais atento à hidratação do corpo.
As garrafas reutilizáveis personalizadas são muito práticas e a prova disso é que quase todos temos uma em casa ou no escritório. Existem alguns modelos que não têm BPA, sendo mais seguros para os consumidores, pelo que a preocupação mencionada anteriormente com o bem estar dos clientes, ver-se-ia reforçada com este tipo de artigos.
Se, além disso, somarmos a venda de suplementos nutricionais, outro bom companheiro para uma promoção ou campanha publicitária seria um shaker personalizado.
Máscaras faciais personalizadas
Este é um acessório que tem sido essencial no âmbito da pandemia e que, apesar da evolução positiva da campanha de vacinação, veio para ficar durante algum tempo.
Muitos cidadãos já afirmaram que continuarão a usá-las até que a situação esteja completamente controlada. Por este motivo, ainda é uma boa ideia entregar máscaras personalizadas aos seus clientes, com o logotipo da sua farmácia impresso.
Nécessaires com o logo da marca
Trata-se de um artigo atemporal, mas que é mais utilizado no verão devido às férias e às consequentes viagens. Também neste caso existe uma grande variedade de modelos, e alguns deles inclusivamente trazem alguns recipientes para líquidos no interior, sendo ideais para viajar, particularmente se o meio de transporte utilizado é o avião.
Mas os nécessaires não se usam apenas em viagem. Há mesmo quem os use diariamente, para transportar artigos de higiene básicos. Nos dias que correm, o frasco de gel desinfetante ou umas toalhitas húmidas para garantir a desinfeção constante das mãos, são objetos imprescindíveis, pelo que, sem dúvida, estes são artigos de merchandising muito práticos.
Sacos de tecido publicitários
Este é outro brinde clássico que não falha, mesmo como presente de farmácias. Com a necessária e urgente redução do uso de plásticos para proteger o meio ambiente, os sacos de pano personalizados são uma excelente alternativa.
Graças à sua grande superfície para personalização, o logotipo ficará muito mais visível e servirá para inserir diversas informações sobre o negócio (morada e telefone, por exemplo), sendo perfeitamente legíveis e sem tirar destaque ao logotipo da marca. Da mesma forma, é uma opção muito barata.
Bálsamos labiais para brindes
Entramos na secção mais dedicada ao bem-estar. Os hidratantes e bálsamos labiais são muito populares principalmente no inverno devido ao seu uso frequente, por isso podem ser o brinde perfeito para essa época específica.
Também neste caso existe uma grande variedade de opções em termos de constituição e formato, sendo que alguns vêm no clássico tubo de batom, enquanto que outros são apresentados numa caixa redonda, ou com formas originais como um coração ou mesmo uma bola de natal. Além disso, alguns modelos incluem um espelho, indo além da sua função básica de hidratação.
Caixas para comprimidos
Este é provavelmente o produto mais relacionado com a área farmacêutica. As caixas de comprimidos são muito úteis, principalmente a partir de uma certa idade, e existem todo tipo de alternativas em termos de formas e numero de compartimentos. Portanto, trata-se de um ótimo complemento para oferecer como detalhe promocional neste setor específico.
Esperamos que tenha gostado das nossas ideias para presentes de farmácias. Se tiver algum comentário ou sugestão, não hesite em deixar-nos um comentário.