No sector dos brindes empresariais, demarcar-se da concorrência é um fator-chave e muito importante para captar a atenção do público-alvo. A personalização dos brindes publicitários com o nome do destinatário é uma forma eficaz de conseguir este objetivo.
Por isso, como profissional de marketing, convém ter em conta as vantagens de personalizar artigos com o nome, já que é fundamental para criar um vínculo próximo com quem recebe o brinde durante a próxima campanha promocional. Neste artigo analisaremos as vantagens desta estratégia e destacaremos os aspectos positivos, tanto para a sua marca como para os clientes.
· Criar laços pessoais e fidelizar os clientes
Em primeiro lugar, a personalização do merchandising cria um vínculo mais profundo com o público-alvo. Personalizando-os para cada destinatário, demonstra-se um interesse sincero pelas suas necessidades e preferências. Isto gera uma sensação de exclusividade e faz com que seja mais provável que o brinde se mantenha e seja utilizado. A personalização adicionando o nome, as iniciais ou uma mensagem pessoal faz com que o destinatário sinta que o artigo foi desenhado especialmente para ele.
Segundo um inquérito realizado a mais de três mil consumidores, revela que mais de 80% das pessoas elege como factor principal um atendimento ao cliente personalizado . Neste caso, ao incorporar o nome ou o logótipo do destinatário no brinde publicitário, aumenta a possibilidade de que este chame a atenção e seja utilizado com maior frequência. Isto pode dar lugar a uma maior exposição da marca, visto que se poderá usar em diferentes contextos, como no trabalho, em casa ou ao ar livre. Aliado ao anterior, a personalização pode aumentar o valor do artigo, fazendo com que outros sintam curiosidade e vontade de descobrir a marca. Por outro lado, é relevante realçar a importância de causar uma boa impressão ao escolher brindes publicitários de alta qualidade com designs apelativos.
· Comunicação personalizada com os consumidores
De igual modo ao marketing focado no B2C, no B2B a personalização também desempenha um papel importantíssimo. A comunicação personalizada e específica aumentará a eficácia de uma campanha promocional que, claro está, como já foi mencionado, leva a uma melhor relação com os clientes atuais e potenciais. A personalização através da incorporação do nome faz com que a relação e o contacto entre as empresas sejam muito mais humanos, cria uma ligação real.
Antes de iniciar uma campanha publicitária é essencial compilar dados sobre o público-alvo como: a informação demográfica, idade, interesses e preferências de compra para compreender melhor o comportamento e as necessidades do seu público-alvo. Deste modo, a campanha estará mais bem focada e, indubitavelmente, terá mais sucesso.
Esta informação pode ser utilizada para lançar campanhas de marketing mais específicas e otimizar o retorno sobre o investimento (ROI) de futuras ações publicitárias. Isto permite ao departamento de marketing adaptar as mensagens e adotar uma abordagem mais personalizada na sua estratégia global. Por exemplo, se nos dirigimos a um público jovem, faz sentido criar campanhas que falem como ele, que se aproximem das suas necessidades e que se possam complementar com produtos tecnológicos, o que obviamente seria contraproducente caso nos dirigíssemos a um público com mais de 80 anos.
· Ser único num mercado cada vez mais competitivo
Numa época na qual os consumidores são inundados com anúncios genéricos, é importante ser único. Investindo na personalização com nomes, as empresas podem obter uma vantagem nas suas campanhas de marketing e deixar uma impressão duradoura na mente dos seus clientes.
Otimizar a experiência do cliente é tão importante como os próprios produtos, de acordo com um estudo sobre a personalização levado a cabo pela Accenture. Num mercado competitivo, é essencial oferecer uma experiência excelente ao cliente. Analisando os dados dos clientes, as empresas podem conhecer melhor as preferências e comportamentos individuais. A partir daí, podem efetuar recomendações e ofertas baseadas nas suas interações e interesses anteriores, oferecer sugestões e, inclusive, adaptar os seus produtos ou serviços para satisfazerem as necessidades específicas de cada cliente. O resultado é uma maior satisfação do cliente e um passa-palavra positivo, o que fará com que os clientes voltem à sua loja. Ao oferecerem conteúdo relevante e personalizado, por exemplo, imprimindo numa pen ou numa caneca o nome do cliente como prova de agradecimento, as empresas podem fomentar o compromisso e a fidelização.
· A diferenciação é crucial
Num mercado em que os produtos e serviços tendem a ser semelhantes, o que é uma certeza sem sombra de dúvida é que a personalização dos brindes publicitários com o nome do cliente pode oferecer uma preciosa vantagem competitiva. A capacidade de oferecer soluções à medida, que se ajustem perfeitamente às necessidades e desejos dos clientes cria uma proposta de valor única. Isto pode traduzir-se num acompanhamento personalizado desde o momento em que o cliente contacta a empresa pela primeira vez até que o pedido chega à sua casa. Aliado ao anterior, também pode tomar a forma de oferecer diversas técnicas de impressão de alta qualidade para que um produto seja o mais personalizado possível ou desenhando um sítio web que não só seja fácil de navegar mas também possua um design atrativo para manter os potenciais clientes nas páginas web, guiando-os finalmente a conversões (compras) com a ajuda de um serviço customizado individual.
· Os melhores produtos para personalizar com o nome
Claro está, dispomos de um vasto catálogo de produtos que podem ser personalizados com nome. Em jeito de inspiração, queremos partilhar consigo as nossas recomendações.
Por exemplo, um boné de cânhamo personalizado com o nome. Não só é um brinde pessoal e prático, como também promove uma imagem de marca sustentável. Outra boa recomendação é oferecer uma pen com o nome de um cliente fiel, também excelente para oferecer aos seus próprios colaboradores.
Por outro lado, contamos com brindes perfeitos para as empresas que não possuem um orçamento demasiado generoso, como por exemplo os porta-chaves, indispensáveis num pack de boas-vindas para novos colaboradores ou como brinde para clientes leais. Outra opção são as canecas — perfeitas para o escritório! Por último, é importante manter uma boa hidratação durante o dia, por isso, uma garrafa para beber no dia a dia é utilizada por muita gente e pode converter-se num presente excecional.
· Conclusões
Num mercado competitivo, a personalização com o nome tem-se convertido numa estratégia crucial para aumentar a fidelização, o compromisso e a satisfação dos clientes. Ao compreender as necessidades dos clientes e oferecer-lhes produtos personalizados com o nome deles, cria-se uma vantagem competitiva considerável. Os clientes beneficiam desta abordagem através do reconhecimento e propriedade do produto, enquanto as empresas tiram partido das altas taxas de conversão, das compras repetidas e da reputação positiva. Num mundo em que os clientes são cada vez mais exigentes, a personalização com o nome deve ser parte da sua estratégia promocional para satisfazer as novas expectativas.