Está à procura de uma técnica de impressão para que o seu logo se destaque de maneira original mas que, ao mesmo tempo, seja sustentável? Seguidamente vamos falar-lhe sobre o jacto de areia, uma das técnicas mais recomendadas dentro dos brindes publicitários não só pela componente ecológica mas também pelo resultado que confere ao produto.
· O que é o jacto de areia?
O jacto de areia é uma técnica de personalização que consiste em pulverizar areia a alta pressão sobre a superfície do produto. Esta é muito semelhante à gravação a laser já que se vai eliminando o material original do artigo pouco a pouco para deixar o logótipo marcado.
Graças ao método com o qual se aplica, o logo aparecerá em relevo e terá um certo efeito tridimensional, fazendo-se notar ao toque.
Esta técnica foi inventada pelo estadunidense Benjamin Chew Tilghman no final do século XIX. Simplesmente soprou areia através de um tubo para gravar numa superfície. Desde então, graças aos avanços tecnológicos, foi possível ir melhorando o procedimento. Além disso, este é utilizado noutras áreas como no fabrico de jóias, no tratamento do vidro ou na indústria do metal.
· Vejamos um exemplo de jacto de areia em porcelana
1. Primeiro, a porcelana é limpa a fundo. Esta é a única maneira de fazer com que a gravação fique com aspecto limpo e uniforme na superfície.
2. É criado um modelo do logótipo desejado.
3. O modelo junta-se à peça de porcelana a imprimir. A outra zona que não será alvo de gravação é coberta com uma película protetora.
4. O jacto de areia é aplicado com uma pistola. Esta é carregada com areia fina ou outros materiais de grão fino.
5. A pressão do jacto é ajustada para conseguir determinada intensidade na gravação.
6. O produto é colocado na máquina.
7. O jacto vai gravando o logótipo.
8. Este processo continua até alcançar a intensidade e profundidade desejadas.
9. Depois de se gravar o logótipo, o artigo é limpo a fundo, removendo os resíduos de areia.
10. Acabamento: a peça de porcelana pode continuar a ser tratada com esmalte ou outro tratamento para realçar o desenho ou para o proteger melhor (com um verniz, por exemplo).
· Materiais para a gravação com jacto de areia
Atualmente utilizam-se 4 tipos de materiais: minerais, sintéticos, metálicos e vegetais. Estes são distintos em função do resultado desejado já que, quanto mais fino for o logo gravado, mais fino deve ser o material usado. Dependendo do acabamento que se queira conseguir pode-se utilizar:
· Óxido de alumínio: um material muito duro que permite uma gravação muito precisa e é adequado para metais, vidro e cerâmica.
· Esferas de vidro: são muito adequadas para superfícies de vidro. Produzem um acabamento mate e liso.
· Areia de quartzo: especialmente indicada para a limpeza de superfícies e para a gravação em pedra. É particularmente económico.
· Abrasivo de plástico: com o qual se podem tratar superfícies de plástico e madeira. É possível obter uma gravação muito fina e precisa.
· Vantagens e inconvenientes desta técnica
Vantagens
· Gravação permanente e profunda.
· Resiste a riscos e limpeza com lava-louça.
· Pode-se usar em materiais como porcelana, cerâmica e vidro.
· Não é tóxica.
· Pode-se aplicar em zonas grandes.
Inconvenientes
· Processo muito ruidoso, pelo que necessita de isolamento na área de trabalho.
· Cria muita poeira.
· Difícil de realizar em superfícies irregulares.
· É necessária experiência para um acabamento preciso.
· Processo manual, pelo que é mais lento.
· Sem cor, já que é a do interior do material gravado.
· Comparação entre a gravação a laser e o jacto de areia
Gravação: O processo no caso do jacto de areia é mais mecânico já que é a pressão da areia que vai gerando cortes precisos no material. No caso do laser, este funde diretamente o material, pelo que pode ser mais preciso e contar com detalhes finos.
Visual: Em ambos os casos o logótipo terá um toque diferente já que, apesar de o jacto de areia desgastar o material e o laser eliminar a superfície, em qualquer das duas é gerado um efeito que se pode sentir ao tocar no produto.
Materiais: O jacto de areia é adequado para vidro, cerâmica, metal e pedra enquanto que a gravação a laser é para metal, madeira e couro.
Custo: O tamanho do logo determina o custo mas, no geral, a gravação a laser costuma ser mais dispendiosa porque se utilizam máquinas especiais.
Durabilidade: Em ambos os casos, são técnicas difíceis de danificar e muito duradouras.