À medida que se vai aproximando o final do ano aparece um evento muito habitual nas empresas: o jantar de empresa. Este, geralmente, celebra-se perto do Natal apesar de se poder realizar noutra altura por outros motivos.
Para uma parte da população significa um compromisso que gostariam de evitar e, para a outra, algo ideal pelo companheirismo que se pode criar entre colegas. Contudo, se for feito adequadamente, pode tornar-se num evento agradável do qual se tira algo de muito positivo. Por conseguinte, vamos explicar-lhe as suas vantagens e como organizar um jantar de empresa.
· Porquê fazer um jantar de empresa?
Antes de começar com a parte mais administrativa é importante determinar porque é que é importante levar a cabo este evento. Os principais motivos são:
· Estreitar laços: geralmente, no local de trabalho costuma ser complicado falar de outros temas para além de trabalho. Quiçá, a hora da refeição ou um descanso ocasional possa servir para isso, mas pode não ser suficiente. Por isso, contar com um evento que dure várias horas e totalmente afastado do escritório é a ocasião perfeita para que os membros da equipa realmente estreitem laços.
· Ajuda a desligar do ambiente laboral: aliado ao ponto anterior. Em muitas empresas faz-se eventos pós-laborais e outras atividades que ajudam a fomentar o clima de equipa. Noutras, não existe esta possibilidade e o jantar de fim de ano pode ser a única oportunidade para estar noutro ambiente que não o laboral. Por isso, valerá a pena organizá-lo.
· Melhorar as relações entre departamentos: em empresas de tamanho médio ou grande, nas quais há uma clara separação entre departamentos, há muitas pessoas que não socializam já que não existe um motivo para manter uma conversa no âmbito do trabalho. A hora da refeição pode ser a única oportunidade para conhecer essas pessoas com quem não se completa tarefas em equipa. Além disso, ocorre com frequência que, apesar de se trabalhar na mesma equipa, departamentos distintos tenham interesses divergentes relativamente a certas questões e isso pode gerar atritos. A solução para ambos os casos pode ser este evento.
· Fomenta a sensação de pertença na equipa: perfeito sobretudo para novas contratações. É provável que pouco tempo antes tenham entrado novos colegas e, portanto, a adaptação seja mais difícil. Este acontecimento pode ajudar a que esta transição seja mais rápida.
· Conselhos para organizar o jantar
1- A antecedência é crucial: não espere até à última da hora para reservar o restaurante. Lembre-se de que muitas empresas terão a mesma necessidade e, quanto mais esperar, menores serão as possibilidades de encontrar o local que se adapte às suas necessidades. Por isso, o recomendável seria começar a procurar estabelecimentos em novembro e, no mesmo mês (sem esperar pelo fim deste), fazer a reserva correspondente.
2- Escolha a data segundo a necessidade da equipa: não se trata de estabelecer um dia de forma aleatória e transmiti-lo. As pessoas de outros países quererão estar com as suas famílias nessas datas e, provavelmente, estarão a teletrabalhar em casa ou, por outro lado, haverá trabalhadores com certas necessidades e não terão grande disponibilidade na agenda (por este motivo, também, é preciso seguir o ponto 1).
A forma mais eficaz para perguntar sobre opções seria criar um Google Forms, inserir várias datas para votação e enviá-lo a toda a equipa. Desta forma, a mensagem será vista por todos e a informação será recolhida eficazmente.
De igual modo, para ter uma ideia aproximada, pode perguntar de maneira genérica para poder estabelecer um intervalo de datas de forma mais precisa.
3- O lugar, vital: só jantar ou jantar e festa?: trate de escolher um lugar que tenha boa acessibilidade via transporte público para que não haja problemas para lá chegar. Depois, terá que escolher entre só organizar jantar ou também festa mais tarde. No caso da segunda opção, há restaurantes que oferecem o “afterparty”, de maneira a ser muito mais cómodo para todos. Se não for esse o caso, decida previamente onde se realizará a festa já que, caso contrário, pode ser frustrante tomar decisões nessa altura.
Outro aspeto a ter em conta é se prefere efetuar uma vez mais uma votação entre vários estabelecimentos ou se, por outro lado, quer deixar que seja surpresa.
4- Garanta opções variadas quanto ao menu: O veganismo e o flexitarianismo crescem de forma pronunciada em Portugal, quer seja por mudança de valores ou por necessidades quanto à dieta. Este fator deve ter-se muito em conta na hora de escolher o menu e, o ideal é que o restaurante tenha várias opções (uma delas vegan) e que se ofereça a possibilidade de escolher a cada pessoa para que esteja confortável.
5- É preciso organizar os lugares?: um ponto opcional e sobre o qual se deverá pensar bem. É provável que se queira distribuir de maneira fixa os lugares, o que pode ajudar a estabelecer relações entre colegas que habitualmente não se falem. Se for esta a ideia, é preciso evitar separar quem se der muito bem, já que poderia tornar-se frustrante.
Geralmente, o mais frequente é deixar que cada um escolha onde se quer sentar e, caso sejam mesas para grupos grandes, continuar-se-á a criar oportunidade para estreitar laços.
6- Comunique-o internamente: já se escolheu o lugar, dia, data e menu e, portanto, chegou a hora de emitir o comunicado oficial. Apesar de ser necessário tomar várias decisões, não deixe que haja um intervalo de tempo muito grande entre estas já que a gestão será mais eficaz e terá mais margem de manobra perante contratempos.
Quanto à maneira de revelar finalmente onde e quando se realizará o jantar da empresa… novamente, a alternativa perfeita é o e-mail.
7- Ofereça uma lembrança aos colaboradores: sobretudo se o ano está a terminar, esta pode ser uma boa oportunidade para oferecer uma lembrança à equipa. Pode-se optar por brindes com o logótipo da própria empresa, por experiências ou por qualquer outro presente.
E aqui acaba a nossa publicação sobre como organizar um jantar de empresa. Esperamos que este conteúdo lhe seja útil e, quer nos queira contar as suas próprias experiências ou considere que haja mais aspectos a ter em conta, não hesite em deixar um comentário e nós tê-lo-emos em conta!