Existe um material de moda na produção de itens promocionais: o rPET. Se ainda não o conhece, diremos que é um novo tipo de plástico. Sim, eles não têm uma boa reputação, mas este entra na categoria de elementos sustentáveis, pois é um material reciclado.
O PET é um material muito comum para a confeção de recipientes e alguns tipos de sacos de tecido. O curioso é que, nessa versão reaproveitada (que é quando chamamos de rPET), ele pode ser usado para fazer tecidos. E por isso, está a ganhar grande protagonismo no âmbito de brindes corporativos, pois tem sido utilizado para produtos como panos de microfibra, capas de assentos de bicicletas ou lanyards.
Sim, está a ler corretamente. Trata-se de fazer tecidos a partir de garrafas de plástico recicladas. A sua produção começa na central de reciclagem (daí a importância de depositar as embalagens no contentor em que toca). Na central de reciclagem, eles são classificados por cor e formato, esterilizados, são retiradas as etiquetas e preparadas para ir para a fabrica de tecidos.
Neste próximo ponto da cadeia de produção, os plásticos são triturados e depois aquecidos para convertê-los numa massa líquida. Quando esta massa fica fria, torna-se numa série de fios que posteriormente são unidos com fibras de algodão e, assim, obtém-se um tecido rPET. A partir daqui, com esses retalhos, já é possível elaborar produtos como os que foram citados.
· As várias caras do rPET
O rPET apresenta uma série de vantagens em relação a outros materiais. Por exemplo, é verdade que o vidro é mais sustentável que o plástico por ser de origem mineral, mas deve ter-se em conta o reaproveitamento desses componentes.
Este plástico também sai vencedor se o comparamos ao tetra-brick. Ambos os materiais têm um impacto semelhante em termos de emissões, mas estas embalagens são mais complicadas de reciclar do que o rPET, pois são compostas por várias camadas de vários materiais (desde o cartão até ao alumínio), que são muito difíceis de separar.
Já explicamos no início do post como este elemento é obtido a partir da reciclagem do plástico. Por exemplo, uma mochila (dependendo do tamanho) pode significar a reutilização de oito garrafas. Portanto, com o uso do rPET também estamos a ajudar a reduzir significativamente os aterros (instalações complexas de gerir) dando a esses materiais uma nova vida útil. Além disso, ao adquirir esses produtos, estamos a ajudar a minimizar a demanda por petróleo, principal fonte de produção de plástico.
· Benefícios ambientais do rPET em artigos promocionais
Há mais benefícios para o planeta. Por exemplo, é uma forma de incentivar a reciclagem. Basta ver que a ONU estimou em 400 milhões de toneladas a quantidade de plástico que é gerada atualmente no mundo. Apenas 9% dessa quantidade é reaproveitada e o restante polui os mares, oceanos e outros ecossistemas tão vitais para o nosso planeta. Portanto, o uso de rPET em itens promocionais é uma boa maneira de começar a reverter essa tendência de consumo tão prejudicial.
De fato, já há sinais de esperança. Em 2014, mais de 57% das embalagens feitas de PET foram recicladas de uma forma ou de outra. Dessa parte reaproveitada, pouco mais de 20% vai para a fabricação de novas garrafas. Enfim, é interessante continuar a trabalhar para aumentar esses números de reaproveitamento destes plásticos.
Outra razão muito importante para a escolha dos materiais rPET é que, durante a sua fabricação, são geradas menos emissões de CO2 do que se usassem outros processos. Esses dados são fundamentais para que as empresas reduzam a sua pegada de carbono em até 16%. O rasto de dióxido de enxofre também é reduzido em 20% e um 45% menos de fosfatos.
Portanto, o rPET é uma forma de responder à crescente demanda por produtos sensíveis com a sustentabilidade. Assim, é possível ter um plástico tão útil para fabricar uma amplia gama de produtos com menos danos à saúde do planeta.
Além dessa sustentabilidade, os tecidos rPET são materiais muito resistentes que contam com uma longa durabilidade. Também tem outras vantagens como alta tolerância ao calor e são flexíveis e impermeáveis. Ou seja, os benefícios que são atribuídos a outros plásticos como o poliéster tradicional, mas sem potenciar a uma produção contaminante.
Depois de conhecer todas as suas vantagens. Você acha que o rPET é uma boa opção para os seus artigos promocionais? Acha que eles ajudariam a melhorar a imagem de marca de uma empresa? Gostaríamos de saber sua opinião!