Um dos aspectos essenciais no que diz respeito aos brindes é a personalização. Por norma, o ideal é ter um artigo que tenha o logo impresso em uma ou mais cores. Isto encaixa na maioria dos desenhos, especialmente em brindes mais populares, como os sacos, porta-chaves, canetas ou mochilas.
No entanto, por vezes, já seja pela imagem da marca, pelo que se pretende transmitir com o artigo ou, simplesmente, por um logótipo muito complexo, é necessário dar um passo mais além e procurar uma possibilidade que não seja limitada. É por isso que vamos falar sobre a sublimação, uma técnica que permite colocar uma imagem na superfície do produto.
· O que é sublimação?
A sublimação é uma técnica de personalização que permite imprimir uma imagem (até mesmo uma fotografia) no objeto. Normalmente, pode ser usado em canecas, t-shirts, garrafas, lanyards ou toalhas, entre muitos outros.
Como funciona a sublimação? Da seguinte forma: o desenho deve ser impresso com tintas específicas em papel especial, tudo pensado para este tipo de impressão. Posteriormente, será colocado em cima do objeto a ser decorado e aquecido. É quando ocorre o fenómeno da sublimação, ou seja, quando a tinta passa do estado sólido para o gasoso, e então entra nos poros do material.
Então, será necessário esperar que o objeto arrefeça e, desta forma, terá sido obtido um artigo com um tipo de impressão duradoura que é muito difícil de se deteriorar, já que está “dentro” do produto.
· · Considerações a ter em conta
Se este é um processo tão simples, por que não é adequado para todos os tipos de merchandising publicitário? Basicamente, é preciso conhecer certos fatores que podem afetar o resultado final, o que restringe as possibilidades de que brindes podem ser personalizados com esta técnica.
Primeiro, há o material. Nem todos são adequados para esta marcação, mas é limitado a alguns, como é o caso do poliéster (ou outros tecidos sintéticos), a cerâmica, em alguns casos, o alumínio e o aço, produtos de vidro que sejam resistentes… Tem de se ter em atenção que deve resistir a uma alta temperatura e alguns componentes como o algodão não são adequados para isso. Embora, é claro, existam alternativas como a transferência digital que podem proporcionar um excelente resultado.
Em segundo lugar, a cor do artigo. É essencial que este seja completamente branco. Ao introduzir a tinta dentro do mesmo, ela será misturada com a cor original do produto. Portanto, se não for branco, o acabamento final será totalmente diferente do desenho. Por esta razão, apenas o merchandising que não tem cor é o que se adequa à sublimação.
· · Vantagens e desvantagens da sublimação
Vantagens:
· Permite uma gama ilimitada de cores, portanto haverá grandes possibilidades no acabamento final.
· A impressão é totalmente integrada ao artigo, sendo mais difícil de se deteriorar e permitindo melhor resistência à lavagem na máquina.
· É um método que não requer um longo tempo de produção.
· Há cada vez mais componentes adequados para esta personalização.
Desvantagens:
· Limitado apenas ao merchandising de cor branco.
· Ao fornecer um resultado tão excelente, é menos económico em comparação com a tampografia ou serigrafia.
· A limitação a determinados materiais.
· Recomenda-se não expô-lo a raios solares.
· Exemplos de brindes promocionais que suportam a sublimação
Obviamente, não pode ser aplicado a todos os tipos de merchandising. Como mencionamos, se é adequado ou não, dependerá do tipo de material.
· T-shirts: Uma das alternativas preferidas em termos de brindes promocionais. A sua grande área de marcação permite resultados que chamam muito a atenção, sendo muito completo em termos de cores, textos… Ideal para grandes eventos em que deseje vender ou oferecer merchandising aos participantes.
· Canecas: O detalhe perfeito para entregar no escritório, seja como parte de um pacote de boas-vindas para os funcionários, ou para tê-los no estabelecimento. Graças à sublimação, podem ser lavadas regularmente na máquina de lavar loiça para que estejam prontas para serem utilizadas pelos membros da equipa.
· Bonés: Outra opção semelhante às camisetas. A área de personalização é muito menor, mas quando ao levá-la ao ar livre, especialmente em clima quente, a visibilidade que ele obterá será muito alta.
· Copos: Um objeto que está presente em todos os tipos de eventos, como festivais e os concertos. Por ser feito de plástico rígido reutilizável, é ideal para os participantes levarem como lembrança do evento.
· Garrafas: Um recipiente muito versátil, que servirá para tê-lo perto de casa, no trabalho, em uma excursão… Portanto, a exposição da impressão será bastante elevada.
· Toalhas: Junto com os bonés, um presente que dará muita visibilidade. Seja para a praia ou para o ginásio, os ambientes em que serão utilizados destacam-se por estarem quase sempre lotados, por isso muitas pessoas verão a marca impressa.
· Lanyards: Indispensáveis em feiras, congressos e acesso a locais de trabalho. Apesar da área de marcação estreita, isso é compensado pelo fato de serem adequados para quase qualquer desenho.
· Tapetes de rato: Um acessório que pode ser usado em qualquer escritório, seja no trabalho ou em casa. Estando permanentemente na secretaria, servirá para dar aquele ar corporativo à mesa e para ter uma lembrança permanente de quem a entregou.
Como pode ver, aplicar a impressão por sublimação pode ser uma opção muito interessante para o seu merchandising publicitário. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo sobre esta técnica, convidamos-lhe a fazê-lo na seção de comentários que está abaixo.