Depois de outubro se vestir de rosa para sensibilizar sobre o cancro da mama, novembro exibe o bigode por uma boa causa. Neste post será explicado o que é o Movember, porque seria ideal promovê-lo na empresa e, além disso, serão dadas algumas ideias para realizar iniciativas.
A sua empresa aposta em valores relacionados com a saúde? Continue a ler!
· O que é o Movember?
O termo Movember surge da combinação de duas palavras: «moustache» (bigode) e «november» (novembro). Refere-se à sua ação mais conhecida: deixar crescer o bigode durante este mês. Este movimento surgiu como uma campanha de sensibilização sobre a saúde masculina, organizada pela Fundação Movember.
Breve resumo das origens
Tudo começou em 1999, na cidade de Adelaide, na Austrália. Um grupo de pessoas desafiou-se a deixar crescer o bigode durante o mês de novembro. Depois, decidiram dar visibilidade a esta iniciativa vendendo camisolas e doando os lucros a associações de proteção animal e ambiental.
Este evento foi pontual, mas foi em 2003 que dois amigos se inspiraram nesta ideia para criar este movimento. O primeiro evento reuniu 30 homens, mas não tinha a intenção de angariar fundos. No entanto, o evento repetiu-se nos anos seguintes e, então, foi quando se começaram a angariar fundos, que foram destinados à Prostate Cancer Foundation of Australia (PCFA). Aos poucos, esta iniciativa chegou à Europa.
O seu principal objetivo: Sensibilizar para a saúde mental, prevenção do suicídio, cancro da próstata e cancro testicular, e angariar fundos para apoiar estas causas.
Alguns números
Desde a sua criação, a fundação financiou mais de 1.325 projetos em todo o mundo, destinados a melhorar a investigação e o tratamento destas doenças masculinas, sensibilizar o público e apoiar iniciativas locais nesta área.
Ao longo dos anos, o Movember conseguiu criar uma verdadeira comunidade mundial empenhada.
· Porque é que a empresa deve comprometer-se com o Movember?
Mostrar que a saúde é uma prioridade
Ao participar no Movember, a empresa demonstra um compromisso com a saúde em geral, tanto física como mental. Isto, além de impactar o ambiente de trabalho, também serve para mostrar que a empresa se preocupa com os trabalhadores, clientes e outros parceiros económicos.
Fortalecer a cultura corporativa
É também uma boa oportunidade para fomentar a colaboração e reforçar a coesão entre equipas e departamentos.
Ao participar numa causa comum, cria-se maior coesão, geram-se conversas e debates, e, por se ter um objetivo em comum, afastado da atividade normal da empresa, isso ajuda a criar novos laços entre trabalhadores que possam não ter muito contacto entre si.
Além disso, pode ajudar a desenvolver um maior sentimento de pertença, ao ver que a empresa se compromete com causas importantes, para as quais alguns membros da equipa já podem estar sensibilizados.
Melhorar a imagem da marca
Este novo compromisso transmite valores positivos, uma vez que se aposta na saúde, tanto física como mental.
No entanto, é importante que este tipo de ações seja contínuo ao longo do tempo, caso contrário pode parecer que só é feito por uma questão de imagem, e que não há uma verdadeira responsabilidade por trás.
· Ideias para implementar o Movember na empresa
Organizar um concurso de bigodes
Incentive as equipas a participarem num concurso em que ou deixem crescer o bigode ou usem um bigode falso. A ideia é premiar os mais criativos.
Com base no concurso, pode-se organizar uma angariação de fundos voluntária, onde cada membro da equipa contribui com o valor que desejar, e o montante final será doado à causa do Movember.
Outra ideia seria imprimir t-shirts estampadas da empresa, sendo o bigode o tema central deste brinde corporativo. Distribua-as pela equipa e promova esta ação nas redes sociais para alcançar um maior impacto.
Doar uma parte dos lucros
Se o anterior não for suficiente e desejar fazer uma contribuição maior, como ação pontual, pode destinar parte dos lucros de novembro à Fundação Movember. Esta ação pode também ser promovida através de publicidade online, incentivando alguns clientes a comprar com o intuito de colaborar com a causa.
Organizar atividades na empresa
Uma gincana, concursos, jogos… Organize atividades em equipa que possam ser do agrado dos colaboradores.
A ideia seria determinar que a empresa fará uma doação específica. Depois, com base nos pontos que as equipas forem obtendo nestas atividades, os grupos com mais pontos “doam” mais dinheiro.
No fundo, apesar de a doação já estar previamente acordada, o objetivo é fazer algo diferente do habitual, sensibilizar mais a equipa para a causa e, claro, promovê-la de uma maneira original (como através de um evento).
Enquanto empresa, o Movember apresenta inúmeras oportunidades. Ao mobilizar-se pela saúde física e mental masculina, promove-se uma cultura empresarial saudável e solidária, reforça-se a imagem da marca e, acima de tudo, demonstra-se que cada contributo conta para o bem-estar.