A publicidade através dos brindes promocionais é uma prática muito usada nas empresas e pelas marcas. Este tipo de difusão tem muitos benefícios como, por exemplo, fidelizar os clientes, melhorar a visibilidade e a imagem da marca, dar-se a conhecer ou criar novos laços. A personalização dos produtos tem um custo baixo, e, para além disso, é possível recebê-los rapidamente.
Porém, para que este tipo de publicidade tenha um impacto positivo e se possam alcançar os objetivos de marketing desejados, não se deve escolher os produtos à sorte. É importante que conheça bem o seu público para lhe entregar o presente mais adequado no momento oportuno.
Sabe realmente em que ocasiões se deve oferecer brindes publicitários para maximizar o seu impacto? Neste artigo explicar-lhe-emos quais são os melhores momentos para os oferecer.
· Eventos corporativos
Eventos públicos:
Existem vários tipos de eventos fora da empresa onde pode distribuir estes produtos: feiras, congressos, mercados, exposições, etc.
Nesta ocasião é importante destacar-se da concorrência e ficar na memória dos clientes. Por esta razão há que ter bem claro qual o objetivo da oferta dos artigos publicitários. Para chamar a atenção? Para causar boa impressão? Para que possam ser utilizados em casa? Para atrair clientes específicos ou causar impacto no maior número de pessoas possível?…
Uma boa opção de prendas que são sempre bem-vindas neste tipo de eventos são os produtos ecorresponsáveis. Por exemplo, os sacos feitos de algodão de cultivo orgânico ou de produção Fairtrade podem fazer a diferença, além de serem uma excelente forma de mostrar os valores da sua marca. Adicionalmente, outros brindes para feiras, como os cadernos, lanyards ou canetas são muito populares para chamar as pessoas ao seu stand.
Outro fator a ter em conta nestes acontecimentos são os colaboradores da sua empresa. É importante que reflitam visualmente a sua marca, por isso, é preciso cuidar da sua indumentária equipando-os com roupa com logótipo. Polos, t-shirts ou camisolas publicitárias conferir-lhes-ão um ar empresarial. De igual modo, para qualquer participante que deseje solicitar informação, será mais fácil reconhecer a quem se há de dirigir.
Eventos internos:
Também se pode oferecer brindes publicitários em ações empresariais internas como reuniões, seminários ou team-building. Para tal, deve optar por artigos úteis e práticos. É importante proporcionar aos colaboradores objetos que se possam utilizar como ferramenta de trabalho. Além disso, poderão utilizá-los fora do meio laboral, pelo que se converterão em embaixadores da marca e desta maneira poderão captar novos clientes potenciais.
Os artigos publicitários mais clássicos que se podem oferecer neste tipo de eventos são polos, mochilas, sacos de tecido ou garrafas para a água. Estes devem ser personalizados com as cores da empresa e ter o logótipo impresso.
· Presentes no fim do ano
Ao oferecer um presente, não se entrega apenas um objeto. Na realidade, fomenta-se um sentimento e uma recordação. Claro está, se for bem escolhido, será bem visto pelos clientes e colaboradores, logo, pode proporcionar uma oportunidade para melhorar a imagem da marca e mostrar proximidade.
Entregá-los aos sócios da empresa, quer sejam internos ou externos, pela altura do fim do ano é uma forma de agradecer pela sua fidelidade e valorizar a sua presença ao longo do ano. Além disso, com este gesto mostra-se um compromisso de continuar a colaborar com eles no futuro.
Há que ter em conta que esta prática é muito habitual no âmbito empresarial, pelo que é muito provável que a concorrência também a leve a cabo. Por isso, tal como comentado anteriormente, convém que se escolham com muita atenção para que sejam os mais adequados a cada tipo de cliente.
Se nos focarmos em produtos empresariais para os colaboradores, podemos optar por um cabaz de Natal que contenha artigos que lhes possam ser úteis tanto a nível pessoal como profissional.
· Como agradecimento aos seus clientes ou para os fidelizar
Saber dizer “obrigado” às pessoas que nos rodeiam a nível profissional é um gesto muito importante no mundo dos negócios. Agradecer pelo compromisso e a confiança depositada na sua empresa sempre será um ato apreciado e valorizado pelos seus clientes. Lembre-se de que na altura de escolher um presente com esta finalidade há que ter em conta que é necessário que este evoque emoção.
Os presentes de agradecimento são uma forma de transmitir uma mensagem sobre os seus valores e reforçar a imagem da empresa ao mesmo tempo que expressa o seu reconhecimento aos clientes. Este ato melhorará os laços já existentes e dar-lhes-á alento para voltarem a contar com a sua empresa quando for necessário.
Por exemplo, altifalantes, auriculares ou powerbanks são excelentes artigos tecnológicos que os seus clientes mais fiéis agradecerão.
· Para motivar os colaboradores
Oferecer lembranças aos colaboradores tem um efeito imediato na moral dos mesmos. Não é sempre agradável receber um agradecimento pelo trabalho realizado?
Todas as empresas sabem da importância de fomentar a motivação entre os seus colaboradores e especialmente logo a seguir à sua integração. Por conseguinte, fazer um welcome pack com produtos personalizados é uma boa forma de começar a relação empresa/trabalhador com o pé direito. Ajudará a que tenham um melhor onboarding e fará com que se sintam parte da equipa.
Também se pode oferecer presentes às equipas quando a faturação aumente ou se alcancem os objetivos estabelecidos. São muitos os momentos para tal: festas de aposentação, aniversário, homenagem por tempo de casa, etc. Resumindo, qualquer acontecimento especial na sua empresa. Este tipo de motivação é fundamental para reduzir ou evitar a rotatividade dos colaboradores na empresa, para promover e fomentar a satisfação, o bem-estar e a criatividade dos funcionários.
· Concursos ou lançamento de novos produtos
Oferecer merchandising empresarial durante estas campanhas publicitárias é uma boa estratégia para ganhar visibilidade e atrair novos clientes.
Os concursos são uma das melhores formas de agradar os seguidores enquanto ajudam aumentar a notoriedade da sua marca. Os prémios de um concurso são aquilo que motiva o seu público-alvo a participar, promover a empresa ou partilhar a sua oferta. Porque não oferecer um presente exclusivo com o seu logótipo? Por exemplo, dar gadgets é uma bela ideia. E, se estiver afim disso, também pode oferecer prendas mais pequenas complementando a principal.
Na hora de lançar um novo produto no mercado e aliciar a sua compra pode criar um pack combinado com um brinde promocional. Aposte na originalidade e na praticidade. Pode optar por um presente que complemente o produto principal ou por outro mais inusual que chame a atenção e atraia os possíveis compradores.
Em Portugal os brindes publicitários são muito populares em qualquer tipo de relação comercial e mostram a confiança entre duas organizações. Efetivamente refletem a evolução da relação entre uma empresa e um terceiro (cliente, colaborador, sócio, fornecedor, etc.). Deixa de ser apenas mais um cliente e passa a ser alguém que merece receber um brinde. Já não é só mais um fornecedor, mas sim um sócio essencial em determinada atividade. Aliás, se nos referirmos aos colaboradores, o mais importante é que isso reforça o seu sentimento de pertença na empresa e melhora o compromisso com o trabalho. E no seu caso? Em que ocasiões ofereceu brindes? Conhece algum outro momento adequado para tal? Deixe-nos o seu parecer nos comentários!