O uso de brindes publicitários tornou-se parte fundamental de muitas campanhas de Marketing. Os benefícios do merchandising para as empresas são muito variados, podendo ir desde o simples Branding corporativo e divulgação do nome da marca, a resultados mais práticos e mensuráveis em termos de vendas e rentabilidade. Estes artigos promocionais são, por isso, uma ferramenta muito útil que deve ser considerada em qualquer estratégia publicitária.
Neste artigo vamos analisar precisamente a importância dos brindes corporativos no plano de Marketing das empresas, centrando-nos no case study que o Google nos ofereceu no ano passado, no contexto da pandemia e face à necessidade de motivar os seus colaboradores em teletrabalho.
O gigante tecnológico enviou caixas com merchandising da marca aos seus funcionários do escritório de Tel Aviv, premiando a sua dedicação e facilitando as suas tarefas diárias com estes objetos personalizados. Mas antes de analisar este caso concreto, vamos recuperar alguns conceitos importantes.
· Em que consiste o merchandising corporativo?
O merchandising de uma empresa é constituído pelos produtos personalizados (geralmente com o logotipo da marca) que são usados em promoções ou distribuídos em eventos profissionais ou nas instalações da companhia.
Possivelmente já adquiriu objetos, como canecas, t-shirts estampadas ou mochilas com uma imagem ou desenho referente a um artista, série, filme ou clube de futebol. Mas no mercado publicitário normalmente estes acessórios são distribuídos de forma gratuita, seja para conquistar novos clientes ou para premiar a fidelidade de um grupo de consumidores.
Uma coisa é, por isso, o merchandising que se utiliza para aumentar o rendimento associado a determinado produto ou instituição, como seria o caso dos filmes, clubes ou do merchandising para museus. E o outro é o merchandising que tem como simples objetivo promover uma marca ou fidelizar clientes e trabalhadores, que é o que nos interessa neste caso.
Copos, canetas, malas, memórias USB, cadernos, guarda-chuvas publicitários… Certamente já recebeu algum destes artigos enquanto participava num evento, feira ou congresso. São esses os tipos de produtos publicitários que abordamos neste artigo, e que fizeram do Google o protagonista deste post. Assim que terminarmos de analisar o conceito de merchandising e as suas vantagens para as empresas, passaremos ao case study da marca com origem norte-americana.
· Vantagens de usar merchandising para empresas
- É uma ferramenta publicitária muito eficaz, sempre e quando o objeto seja útil e utilizado com regularidade.
- Gera um sentimento de gratidão no destinatário.
- Fortalece a identidade da marca.
- Alta eficácia, visibilidade e alcance da marca com orçamentos reduzidos.
- São duradouros e podem ser usados durante um longo período de tempo.
Como pode ver, há muitos benefícios associados ao merchandising corporativo. A chave está na lei da reciprocidade ou, dito de outra forma, na necessidade de dar algo em troca quando recebemos um presente de alguém (neste caso de uma empresa).
Esta lei entra em ação quando se efetuam grandes descontos, se oferece um produto na compra de um certo número de unidades de um artigo ou se entregam amostras grátis, por exemplo. Ao receber algo sem pagar nada por isso, é nutrido um certo sentimento de gratidão que deve ser retribuído em determinado momento. É um dos elementos da psicologia do consumo.
No campo dos brindes publicitários, o mais habitual é entregar o objeto diretamente a clientes, funcionários ou aos participantes de um evento. Esta oferta pode ser realizada no âmbito de um programa ou ação de fidelização, de um pack de boas-vindas a novos trabalhadores ou de uma campanha publicitária na rua, para dar apenas alguns exemplos.
E o mais importante é que cada um dos destinatários acabará por converter-se em embaixador da marca, sempre que usar esses artigos. Por isso é tão importante escolher artigos de merchandising úteis, e que saibamos que são de utilização frequente, para dar uma maior visibilidade à empresa. Um bom exemplo disso são os sacos de tecido ou as mochilas personalizadas, dado que são utilizados habitualmente em lugares com muita gente, como são os transportes públicos ou a rua.
· O caso prático do merchandising do Google para incentivar o teletrabalho
Depois de ver quais são as principais vantagens do merchandising para empresas, eis que chega o momento de ir ao cerne da questão. Porque é que o Google nos serve de exemplo? Porque enviou a alguns dos seus funcionários do escritório de Tel Aviv um “kit de sobrevivência” para teletrabalhadores com alguns presentes corporativos personalizados.
Especificamente, e como poderá ver na imagem abaixo, a caixa continha duas canecas, um copo para take away, canetas, autocolantes, um íman e uma carta para motivar a equipa, entre outras coisas. Daniel Waisberg, o funcionário que partilhou a foto, mostrou o seu entusiasmo com a surpresa nas redes sociais, obtendo um grande número de retweets, “gostos” e comentários, servindo ao Google para melhorar a sua imagem de marca, ao mostrar cuidado e preocupação com os trabalhadores deste escritório.
Portanto, um brinde promocional não serve apenas para gerar vendas. É também uma forma de motivar os trabalhadores, ajudando-os no seu dia a dia, principalmente se tiverem que realizar as suas tarefas em casa, como aconteceu em muitas empresas ao longo do último ano.
Concluindo, os benefícios do merchandising corporativo são muito diversos, podendo ir desde o Branding da marca, à fidelização e conquista de clientes ou à motivação e retenção de trabalhadores.
Já conhecia este caso do Google? Na sua empresa trabalham com mrchandising corporativo? Deixe-nos os seus comentários!