O merchandising de museus é algo obrigatório. E não apenas porque nós o dizemos. Basta dar um passeio pelo museu mais próximo, e certamente a última (ou a primeira?) sala por onde passa é a loja com os produtos promocionais do museu. Verdade que sim? Canecas personalizadas, sacos promocionais de tecido, postais, t-shirts com o logotipo do museu… A lista é interminável e a variedade de produtos corporativos que se podem encontrar nas lojas dos museus é muito ampla.
No que é um completo acerto em termos de Branding e Marketing, nas áreas de vendas de merchandising de museus estes artigos são apelidados de lembranças ou recordações, convertendo a compra de um artigo publicitário numa experiência emocional, no contexto de uma viagem ou uma situação especial para quem visita o museu, por incluir uma imagem de um pintor especial ou de uma obra de arte com um significado profundo para o visitante. Além disso, normalmente estes artigos apresentam um design moderno e original, pelo que são objetos que, por si só, já são muito interessantes para levar para casa.
Mas há muitas razões que explicam a popularidade dos artigos de merchandising de museus. Neste artigo vamos destacar apenas cinco, desde o preço à motivação para oferecer a amigos ou familiares depois de uma viagem, passando pelo grande valor estético de alguns destes objetos. Eis uma seleção de cinco razões pelas quais o merchandising de museus é essencial.
1 – Imagem da marca. Como vimos em ocasiões anteriores, qualquer campanha de brindes corporativos ou artigos promocionais tem como objetivo final gerar a melhor imagem da marca, associando a empresa ou instituição a aspetos e momentos mais positivos. Portanto, nada melhor do que terminar uma visita a um museu com um passeio pela loja de lembranças, com a intenção de que os visitantes assimilem toda a experiência e comprem algo que posteriormente lhes recorde como a visita foi boa. Assim, sempre que vir esse porta-chaves, caneca personalizada ou lanyard com um logotipo, vai lembrar-se da sua experiência e provavelmente vai recomendá-la a outras pessoas. Porque o boca a boca funciona!
2 – Artigos para oferecer. Além de querer levar uma lembrança do museu que visitou, o comprador de merchandising de museus normalmente também o adquire para oferecer a amigos e familiares. Isto acontece frequentemente em contextos de excursões e viagens turísticas, nos quais as lembranças como postais ou cadernos personalizados de museus são realmente essenciais.
3 – Contexto apropriado. Imbuído da experiência da arte, de uma agradável visita ao museu e de histórias e conversas com os companheiros de viagem sobre os quadros ou obras que viram, o visitante está mais propenso à compra. O contexto é favorável, o visitante gostou do que viu e quer uma boa lembrança do momento, ou dos quadros que acabou de ver. Portanto, colocar a loja de lembranças como o último passo na visita ao museu, geralmente com uma etapa obrigatória para chegar à saída, é uma excelente forma de conduzir à aquisição de merchandising de museus.
4 – O preço. Colocamos este aspeto na quarta posição, mas poderia estar no topo de tudo, porque o preço é um dos fatores mais importantes quando se trata de obter merchandising de museus. E mais ainda quando as instituições têm acesso a brindes publicitário tão baratos como os sacos de algodão personalizados, que também são uma tendência muito popular entre os jovens. Por menos de 0,50€ por unidade, os sacos com o logotipo da empresa estão em auge e isso não nos surpreende, já que são a melhor alternativa para substituir os sacos de plástico. O mesmo se aplica a outros artigos essenciais, como canecas personalizadas ou t-shirts. Há muitas possibilidades à disposição dos museus, a preços muito acessíveis.
5 – Merchandising de museus que se torna objeto de desejo. Para alguns dos grandes museus, as lojas de souvenirs vão muito além da lembrança típica. Há mesmo alguns casos em que as lojas on-line funcionam muito bem, com compradores que nem sequer visitaram o museu ou que o fizeram e só depois decidem adquirir os seus produtos de merchandising, como acontece com a emblemática loja on-line do MoMA.
Seja pelo preço, pelo contexto ou simplesmente porque se tratam de objetos bonitos, os artigos de merchandising de museus são e serão essenciais. Os cinco motivos que reunimos hoje são apenas uma amostra do poder que as lembranças personalizadas têm no setor da arte.
Além disso, neste caso, o design e o bom gosto estão garantidos. Na Gift Campaign, como especialistas que somos em brindes corporativos, podemos ver isso nos pedidos que recebemos dos nossos clientes, que acompanhamos durante todo o processo e aconselhamos sobre as melhores opções, ajustadas ao seu orçamento e objetivos. Se está à procura da opção ideal para merchandising de museus, entre em contato connosco. Será um prazer poder ajudar!