Na hora de gerir uma empresa relacionada com a restauração e, inclusive, com a hotelaria, é vital ter, uma boa ementa, ingredientes de qualidade, serviço próximo ao cliente…
Porém, pode contar com um melhor rendimento se for dado a conhecer de maneira adequada ao público. Assim que, neste post vamos falar sobre gastromarketing, para poder contar com várias ideias que permitam atrair um público-alvo maior.
· O que é o marketing gastronómico?
Como o próprio nome indica, o gastromarketing são as ações que permitem dar a conhecer uma empresa relacionada com a alimentação. Aliás, estas estratégias podem ser aplicadas a empresas que queiram realizar alguma ação de comunicação transversal. Por outras palavras, chegando a uma audiência que pudesse estar interessada neste sector como, por exemplo, o que a Michelin faz: apesar de ser uma marca focada em pneus, elabora a sua famosa guia de restaurantes.
Além disso, esta disciplina deve ser dinâmica, isto é, deve ser capaz de detetar as novas necessidades que possam surgir em novos clientes para chegar aos mesmos com maior eficácia.
· Pilares do marketing gastronómico
· Oferta: nomeadamente, que produtos estarão na ementa. É o núcleo de qualquer empresa. Afinal, se os clientes ficarem satisfeitos, recomendarão aos seus familiares e amigos que visitem o estabelecimento e até podem deixar avaliações no Google, Tripadvisor, etc. Portanto, convém ter o máximo de cuidado para que a oferta seja variada e de qualidade para que quem vier saia satisfeito e queira repetir.
· Atenção ao cliente: tem muito que ver com o ponto anterior. Um mau serviço pode arruinar uma comida excelente e uma boa atenção pode remediar uma falha no produto. Além disso, caso se conte com uma qualidade excelente em ambos, será fácil fidelizar o cliente.
· Comunicação local: a comida e o serviço são excelentes, mas, apesar de o passa-palavra ser uma alternativa de marketing de “custo zero”, pode não ser suficiente, sobretudo quando a empresa acaba de iniciar a atividade. Se estamos a falar de um restaurante, café ou semelhante localizado num município, é fundamental dar-se a conhecer aos habitantes do mesmo. Por isso, é recomendável contactar jornais e revistas locais, que sejam regularmente lidos pela população, para publicar um anúncio, especialmente se for fazer algum tipo de oferta ou promoção.
· Comunicação nas redes: hoje em dia, se não estiver na Internet é difícil gerar visibilidade. Quase todos a utilizamos para procurar informação e opiniões sobre produtos ou serviços que queiramos consumir. Por isso, manter as redes sociais atualizadas (preferencialmente, as que premeiam a visibilidade de imagens, como o Instagram) é fundamental. Além disso, se for possível contar com uma pequena página web onde se possam ver fotos do estabelecimento e a ementa atualizada seria ideal. O facto de o utilizador poder ver fotografias e outras publicações, particularmente se vierem de outros clientes que mencionaram o estabelecimento, gera muita confiança e cria uma expectativa mais próxima da realidade.
· Gestão de opiniões: anda de mãos dadas com o ponto anterior, é vital dar uma olhadela todos os dias a ver se há novas críticas no Google, My Business, Tripadvisor e outros portais similares e responder a todas, quer sejam positivas ou negativas. Deixar uma opinião negativa sem resposta causa má impressão. Deixamos-lhe algumas recomendações sobre como as gerir.
· Ações concretas de gastromarketing para a sua empresa
1- Publique frequentemente nas plataformas: como já mencionámos, é muito importante estar ativo nas redes sociais: isto gera sintonia e confiança com os utilizadores, pelo que estarão mais inclinados para provar a sua comida.
2- Faça uma promoção: caso se detetem momentos da semana nos quais não haja tanta atividade, podem-se fomentar idas ao seu restaurante através de alguma promoção. Ademais, outra opção é fazer algo especial em datas particulares (exemplos: Dia dos Namorados, Carnaval; até se pode mudar a decoração e o vestuário dos trabalhadores para se coadunarem com o tema).
3- Ofereça brindes personalizados: recomenda-se na inauguração e para os clientes mais fiéis. Esta forma de publicidade indireta servirá para criar um laço com o seu público-alvo e, além disso, é de baixo custo. Há uma grande variedade de possibilidades quanto a merchandising, quer sejam artigos populares e de uso frequente como as esferográficas, cadernos ou sacos até outros diretamente relacionados com a gastronomia, como os copos take away, as canecas térmicas e, inclusive, aventais ou abre-garrafas. Aproveitamos a ocasião para recomendar que visite a nossa publicação sobre publicidade barata, onde verá outro tipo de ações para dar a conhecer a sua empresa a um preço reduzido.
4- Faça uma sessão de degustação: imprescindível caso seja um negócio que tenha sido aberto recentemente ou se for fazer um rebranding. Além disso, pode ser feita ocasionalmente na eventualidade de se decidirem fazer mudanças consideráveis ao menu.
5- Proponha algo distinto: uma frase que certamente já ouviu mais do que uma vez, mas sem aprofundar. Dedique algum tempo a visitar estabelecimentos que sejam semelhantes ao seu, estude cada detalhe (serviço, produtos, decoração, música ambiente…) e será aí que poderá deduzir o que é que pode oferecer que seja distinto dos demais.
6- Explique a sua oferta: os colaboradores também devem fornecer informação e recomendações à clientela. Não passa apenas por dizer “o croquete de carne é um croquete de carne,” pode-se falar do tipo de pessoa a quem este agradaria e a quem não, se o sabor é suave, se é um prato leve ou mais pesado, a quantidade… desta forma, o cliente poderá fazer uma escolha mais bem informada.
7- Faça uma colaboração com um negócio local: semelhante ao que dissemos anteriormente sobre os meios. Em vez de procurar um meio do próprio município, pode procurar uma empresa local que queira realizar uma colaboração consigo, quer seja num evento concreto (celebrar o aniversário desse negócio no seu restaurante, por exemplo) ou recomendando-o diretamente (uma prática muito habitual é deixar vales de desconto à disposição dos clientes).
8- Participe em eventos municipais ou do sector: espaços ideais que participantes interessados nas atividades do seu sector visitarão para conhecer novas possibilidades. Ter um stand num evento da cidade ou vila é provavelmente a opção mais económica e com maiores possibilidades para captar potenciais clientes.
9- Serviço ao domicílio: mais do que se focar nele como uma parte para ampliar o negócio, pode ser uma via para se dar a conhecer. Estes serviços estão cada vez mais na moda e são muitas as empresas que integram as clássicas apps. Por esse motivo, pode ser uma grande ajuda para que quem não se quiser deslocar possa ver o nome do seu estabelecimento nesta plataforma e decidir dar-lhe uma oportunidade.
Quer dar a conhecer o seu negócio de forma económica?
Comece com um brinde empresarial
E terminam aqui as nossas recomendações sobre marketing gastronómico. Lembre-se de que, antes de implementar qualquer ação, o ideal é pensar se o seu público apreciará o que vai transmitir, quer seja através de um presente ou conteúdo exclusivo.
Acha que ficou de fora alguma estratégia? Tem experiência com este tipo de publicidade? Deixe-nos um comentário!