Certamente que nalguma ocasião teve que levar uma identificação para um evento ou no seu trabalho necessita de entrar no escritório mediante um cartão de acesso. Nestas situações e em muitas outras mais, ter um lanyard à mão pode vir a ter grande utilidade.
Em seguida, contamos-lhe o que são estes artigos, que fatores tem de ter em conta na hora de escolher um para a sua marca e em que ocasiões são sempre uma boa opção. Então, comecemos!
· O que é um lanyard?
Talvez lanyard não lhe seja muito familiar, mas, estamos convencidos de que, se sabe o que é uma fita para o pescoço, fitas identificativas, porta-identificação ou fitas porta-cartões, então, todos são sinónimos de lanyard.
Portanto, é um acessório que consiste numa fita que pode ser de poliéster, RPET, cortiça, algodão orgânico, etc e que se costuma pendurar no pescoço para suster objetos pequenos como, por exemplo, identificação, cartões de acesso ou chaves.
A palavra lanyard provém do francês “laniere” e significa “tira ou fita”. O seu uso remonta ao século XV, quando os marinheiros já usavam este termo como corda para disparar os canhões ou para segurar armas, facas, pistolas ou apitos.
Nos últimos anos estes artigos tornaram-se muito populares, especialmente no sector dos brindes publicitários, devido à sua versatilidade, facilidade de uso e à visibilidade da marca que proporcionam graças ao seu alto grau de personalização. Além disso, são perfeitos para usar em situações em que é preciso ter acesso rápido e fácil a certos objetos.
· Como escolher os nossos lanyards?
Estes produtos têm muitos elementos e opções de personalização para selecionar, pelo que é importante ter uma clara ideia de para que é que os vamos utilizar e, desta maneira, podermos escolher a combinação que mais se ajuste às nossas necessidades.
– Modelo: Os lanyards destacam-se por terem muitos designs e muita variação entre eles. Desde os mais simples, que são os mais populares e económicos, os simples com fecho duplo, os duplos, até aos tubulares, que são a alternativa mais original.
– Material: Apesar de os mais comuns serem feitos de poliéster, já que conferem resistência, leveza e flexibilidade, existem muitas opções no mercado. Desde as opções mais sustentáveis, como por exemplo os de RPET ou algodão orgânico, os de poliéster acetinado para um acabamento mais vistoso e com um toque mais agradável e muito mais.
– Com porta-identificação ou sem: Se estes foram concebidos para levar algum tipo de identificação, quer seja num evento ou um cartão de acesso para entrar no escritório, a sua escolha deve ter um porta-identificação incorporado.
– Tipo de fixação: Outra escolha importante é o tipo de mosquetão que se quer incluir. Disto depende o tipo de objeto que este poderá levar. Se escolher a argola fixa, será mais indicado para transportar chaves e se escolher o clássico mosquetão, será ideal para a identificação. Ou, inclusive, poderá adicionar um fio especial para o telemóvel.
– Com ou sem fecho de segurança: Este consiste num fecho de plástico colocado na parte traseira, da nuca, com o qual se pretende evitar danos caso sofra um esticão.
– Personalização: Existem muitas vantagens na personalização dos produtos promocionais para fidelizar os consumidores. E aqui as possibilidades são infinitas. O logótipo num ou nos dois lados, uma multiplicidade de cores para que se aproxime da sua imagem de marca, largura/comprimento, ou a técnica de marcação. Tire um tempo para desenhar o seu lanyard ideal!
· Usos dos lanyards
Como já mencionámos, estes produtos podem ser encontrados numa imensidão de ocasiões diferentes e com usos muito variados. Seguidamente, explicamos-lhe os mais recorrentes onde os pode utilizar.
– Em eventos: Um dos lugares estrela onde sem sombra de dúvida encontrará algum lanyard são eventos como conferências, feiras e festivais, já que são muito úteis para levar identificação, credenciais, cartões de acesso, chaves e outros objetos pequenos que sejam necessários durante o evento. Além disso, os lanyards podem ser personalizados com o logótipo ou o nome do evento, o que os converte num excelente meio publicitário.
Além disso, estes podem ser encontrados como merchandising nos stands e, desta simples forma, consegue-se captar a atenção dos participantes e fazer com que passem a conhecer a sua marca.
– Nos escritórios: São muito úteis nos espaços de trabalho, especialmente naqueles em que é necessário levar cartões de acesso ou chaves para entrar. Estes permitem levá-los sempre ao peito para poder andar livremente pelas instalações. Aliás, são muito úteis para levar pendurados objetos importantes que sejam necessários durante o horário de trabalho, como por exemplo uma pen ou o telemóvel.
– Em eventos desportivos: Os lanyards são muito úteis na organização de um evento desportivo, já que servem para identificar de forma clara os participantes no evento e levar a identificação de maneira cómoda. Além disso, podem ser utilizados pelos árbitros para pendurar o apito e evitar que se perca durante as competições.
– No sector turístico: Neste âmbito também se costumam avistar em grande número, especialmente nos hotéis. Graças a eles pode-se localizar rapidamente os colaboradores para lhes poder pedir ajuda. Além disso, com os cartões de identificação é possível dar informação relevante aos clientes como, por exemplo, o idioma que cada colaborador fala, como se chamam ou qual é a sua função. Aproveitamos para destacar que neste sector é muito importante cuidar da imagem corporativa até ao mínimo detalhe, pelo que neste caso se pode converter num bom aliado.
– Na educação: Os lanyards também são perfeitos para as escolas, quer para os alunos como para os professores. Por um lado, é uma forma de tomar conta das crianças quando se fazem passeios. Pode dar um lanyard com um cartão de informações a cada um dos pequenotes, com o seu nome, a escola à qual pertence e o número de telefone da escola. Por outro lado, os professores podem usá-lo para ter sempre por perto as chaves de certos armários ou da sala de professores, entre outras.
Resumindo, os lanyards são muito úteis numa ampla variedade de situações e podem ser personalizados para se adaptarem a diferentes necessidades e usos. Para além dos momentos mencionados anteriormente, também se podem utilizar em concertos, festivais de música, centros comerciais, hospitais e em qualquer lugar onde seja necessário ter acesso rápido e fácil a objetos pequenos.
Agora que já sabe o que são lanyards e conhece porque é que são produtos excelentes que pode usar tanto para os seus clientes como para oferecer aos seus próprios colaboradores, já se atreve a incorporá-los na sua próxima campanha promocional? Dê uma olhadela aos nossos lanyards personalizados e encontre o que melhor se adapta a si. E se já os utilizou, pode explicar-nos a sua experiência nos comentários. Teremos todo o gosto em ler os seus!