Está à procura de um artigo promocional para os seus clientes e não tem a certeza do que oferecer? Na altura de tomar uma decisão sobre um presente é importante pensar nos interesses e necessidades das pessoas ao qual este se destina. Desta maneira, caso se ofereça um produto que seja útil, é provável que o utilizem diariamente, quer seja em casa ou no escritório e a sua marca estará visível todos os dias. Além disso, os destinatários não só ficarão contentes e agradecidos como também ficarão com uma recordação positiva da sua marca.
Ademais, ao escolher o presente adequado também é relevante saber escolher de forma correta o material, já que este determinará o aspecto físico, a durabilidade ou a técnica de impressão a utilizar porque nem todas as superfícies admitem os mesmos tipos de marcação.
Por exemplo, na categoria dos sacos existe uma vasta gama de materiais diferentes: desde os sacos de algodão, aos tecidos orgânicos e até aos de RPET reciclado. Como sabemos que as opções são infinitas e para poder ajudar na sua escolha, no nosso blogue apresentamos periodicamente os diferentes materiais com as suas características, como o algodão penteado.
Em seguida, neste artigo aprenderá tudo sobre a juta, um material muito utilizado em diversos brindes publicitários e que confere ao produto um aspecto sustentável.
· História da juta
A juta é uma planta oriunda da Ásia e o seu nome vem do sânscrito. A sua tradução é «trança de pelo ou raiz fibrosa». O seu uso remonta há milhares de anos: há documentos que provam que já no século XVI os aldeões da atual Índia vestiam roupas feitas deste material. Contudo, as descobertas arqueológicas indicam que há cerca de 40 000 anos a planta era utilizada como alimento, principalmente como verdura e chá. No século XVIII, os britânicos exportaram para a Europa fibras e produtos como sacos, cordas e tapetes. Eram muito apreciados devido à sua durabilidade e baixo custo. Com a industrialização dos finais do século XVIII e princípios do XIX, as fibras puderam ser processadas com maquinaria e desta forma produzia-se o fio.
· Cultivo natural
A juta obtém-se através das plantas Corchorus olitorius e Corchorus capsularis, originárias das regiões tropicais. As principais áreas de plantação são as zonas aluviais pouco profundas da Índia e Paquistão, devido ao facto de lá o solo ser muito fértil. Além disso, devido às condições climatéricas pode-se cultivar a planta durante todo o ano, crescendo muito rápido e alcançando entre 1,5 e 4 m de altura. Onde ocorrem inundações anualmente, a planta pode desenvolver-se completamente sem fertilizantes ou pesticidas. Portanto, apesar de as sementes se poderem reutilizar, os pequenos agricultores mudam as plantas que cultivam a cada ano para que o solo seja tratado com cuidado, evitando a monocultura e as sementes geneticamente modificadas. Por estas razões, o cultivo da juta é muito ecológico e sustentável. Descubra mais sobre outros materias sustentáveis como o feltro .
· Processo de fiação
Durante a colheita, as plantas são arrancadas da terra, os caules são torrados e a fibra extrai-se da planta à mão. Depois estas são empapadas com uma mescla de óleo ou água para as amolecer e torná-las aptas para a fiação, secando-se depois. Muitos produtores utilizam óleos ecológicos para refinar o produto natural. Com este processo, a fibra adquire um brilho dourado, pelo que também recebe o nome de «fibra natural dourada». Seguidamente, estas fibras são fiadas nas fábricas até se obterem fios grossos e robustos.
Depois do algodão, a juta é a fibra natural mais utilizada em todo o mundo. Uma das principais razões é porque o seu cultivo é mais sustentável, já que não se utilizam fertilizantes artificiais. A planta cresce muito depressa, pode ser colhida em pouco tempo e absorve dióxido de carbono à medida que cresce, pelo que se considera muito ecológica. Estima-se que 12 milhões de pequenos agricultores em todo o mundo vivem das plantações. Transmitem os seus conhecimentos de geração em geração, já que são necessários conhecimentos sólidos. Por isso, o cultivo tradicional continua a ser uma realidade hoje em dia e assegura os rendimentos de muitas famílias nos seus países de origem.
· Vantagens
· Cultivo sustentável
· Baixa pegada de CO2 durante a produção
· Material económico
· Alta resistência à elasticidade do tecido
· Fácil de tingir
· Matéria prima renovável
· Biodegradável
· Amigável para a pele
· Transpirável
· É a fibra natural mais resistente
· Pode misturar-se com outras fibras
· Inconvenientes
· Emana um leve odor
· Baixa resistência a rasgões
· Toque rugoso
· Cuidados a ter com a juta
O tecido limpa-se facilmente com um pano húmido e não é adequado para máquina de lavar.
· Técnicas de impressão
Este tecido pode ser personalizado com distintas técnicas de marcação, como a serigrafia ou a impressão digital por transferência. Alguns modelos também têm tecido integrado que é adequado para a impressão de logótipos e o desenho sobressai particularmente bem. Por outras palavras, há muitos modelos que se podem adaptar às suas necessidades.
· Saco de juta ou saco de algodão
A juta é mais respeitadora do meio ambiente. É cultivada de forma natural, enquanto que, no caso do algodão, há que desmatar muito e utilizar pesticidas. Além disso, a produção de algodão requer muita água. À vista desarmada, é possível distinguir estes dois sacos. Os de juta são feitos de um material mais grosso e são mais robustos do que os clássicos, de algodão. A estrutura é mais rígida e estável, o que significa que também se pode transportar mais peso neles. Muitos modelos têm um fundo sólido para evitar que um dos lados descaia. Isto torna-os muito adequados para ir às compras. Este material é relativamente barato de produzir e, graças à sua resistência, pode-se tingir facilmente.
· Brindes publicitários com juta
Hoje em dia, os produtos sustentáveis e o consumo responsável são características importantes para os consumidores que influenciam significativamente o seu comportamento de compra.
Por conseguinte, é aconselhável que as empresas ofereçam entre todos os seus produtos uns que sejam produzidos respeitando os recursos e que tenham um «toque ecológico», isto é, que se note desde logo que foram produzidos de forma sustentável, que têm uma baixa pegada de CO2 e uma longa vida útil. A juta cumpre todos estes critérios e, por isso, é um presente indispensável.
· Sacos de juta como brindes publicitários
Os primeiros sacos de juta que foram comercializados lançaram-se no mercado com a ideia de chamar a atenção sobre os milhões de toneladas de resíduos plásticos que acabam no mar a cada ano. Contudo, atualmente são um clássico e contam com muitos modelos diferentes que se adaptam a distintas ocasiões. Na nossa loja online encontrará vários sacos de juta.
Temos o saco de compras grande com asas compridas, que oferece muito espaço para a impressão do logótipo. Além disso, como já mencionámos, a fibra absorve bem as cores, pelo que se pode esperar um resultado de impressão vistoso. Também há sacos de praia para o verão ou sacos térmicos que mantêm as bebidas frias e são ideais para uma excursão ou um piquenique. Os sacos de desporto com cordões são perfeitos para levar tudo o que necessite para o ginásio. Ou, claro está, para utilizar como uma mala pela cidade. Por último, também são produtos de merchandising perfeitos para os estudantes, que podem levar neles os seus pertences para a escola ou universidade.
Vantagens dos sacos como presente
· São reutilizáveis
· Resistentes
· Grande área de impressão do logótipo
· Ampla distribuição
· São direcionados para um público vasto
· Têm diversos usos
· São percepcionados pelo destinatário como um presente de alta qualidade
· Outro merchandising feito com este material
Para as feiras ou qualquer outro evento corporativo, estes podem complementar-se bem com cadernos como brindes publicitários. Os participantes no congresso podem guardar objetos nos sacos e anotar coisas importantes no bloco de notas. O revestimento da juta tem um aspecto encantador que dá gosto segurar nas mãos e chamará a atenção no evento.
Outra opção, são as garrafas de água de vidro com manga de juta, são ideais para ginásios ou empresas do sector do bem-estar. Podem levar o logótipo impresso a cor bem garrida. É um presente muito prático que será apreciado pelos clientes. Além disso, também são muito adequadas para distribuir pelos colaboradores da empresa. É uma forma diferente de agradecer pelo trabalho realizado e também muito útil para ter no escritório durante o horário de trabalho.
Portanto, os brindes publicitários feitos de juta não só são sustentáveis mas também se destacam verdadeiramente pelo seu aspecto especial com aparência clássica. O material é muito duradouro e o destinatário desfrutará dos presentes durante bastante tempo.
A juta é um material que marcou tendência. Para si também? Já ofereceu brindes publicitários com este material? Como foi a reação? Partilhe a sua experiência connosco. Teremos todo o gosto em ler os seus comentários.