
A impressão em relevo pode não ser a mais conhecida, mas tem tudo para agradar! Elegante, resistente e original, reforça naturalmente a imagem da marca e a visibilidade da empresa. Se quiser descobrir como esta técnica pode valorizar o seu material de merchandising, continue a leitura para conhecer todas as vantagens e saber como utilizá-la nas suas próximas criações publicitárias.
· O que é a impressão em relevo?
A impressão em relevo é um tipo de técnica de impressão que permite criar padrões em relevo (cavado ou saliente) numa superfície. Distingue-se da impressão tradicional em 2D, como a serigrafia ou a tampografia, que são completamente planas.
Alto-relevo: os elementos do design sobressaem em destaque em relação à superfície do objeto.
Baixo-relevo: a marcação é cavada ou gravada na superfície. O logótipo aparece como rebaixado.
Seja num ou noutro tipo de impressão, o logótipo pode ser sentido ao toque.
· Porque escolher a impressão em relevo?
A impressão em relevo distingue-se das impressões consideradas “clássicas”, oferecendo um resultado único. Se ainda houver dúvidas, damos-lhe 3 motivos para seja a eleita:
- A sua originalidade
Se o que procura é destacar-se ao nível estético, a impressão em relevo é a escolha certa. Frequentemente associada a um acabamento sofisticado e premium, permite resultados únicos para o logótipo. O seu efeito tridimensional acrescenta um toque elegante aos objetos publicitários. - A sua durabilidade
Em termos funcionais, a impressão em relevo é mais duradoura do que a impressão tradicional, a qual pode desaparecer com o tempo. Este tipo de impressão não é sensível ao desgaste, pois não depende da tinta. O visual fica integrado no próprio objeto, o que impede a deterioração após múltiplas utilizações. - O seu efeito tátil
O relevo oferece uma dimensão sensorial única. O logótipo ou mensagem inserida, podem ser lidos apenas com o toque. Este lado “palpável” confere um aspeto especial muito apreciado pelo público e o logótipo torna-se, assim, mais acessível, legível e reforça a imagem de marca.
A impressão em relevo é, portanto, uma excelente escolha para dar mais personalidade e impacto aos brindes publicitários.
· Como funcionam os procedimento de impressão em relevo nas pulseiras?
No nosso catálogo, pode encontrar pulseiras de silicone personalizáveis em relevo, bem como outro tipo de objetos publicitários em que é possível efectuar este tipo de impressão. Abaixo, é explicado passo a passo a técnica e o processo de personalização em atelier.
Técnica
Para o baixo-relevo, a personalização pode ser feita de duas formas diferentes:
Por moldagem: é criado um molde com o design em baixo-relevo. O silicone líquido é vertido nesse molde e depois endurece. Após a desmoldagem, a pulseira apresenta um motivo rebaixado, integrado diretamente no material.
Por termogravação: a gravação é realizada após a fabricação da pulseira. Uma máquina térmica ou laser grava o logótipo em profundidade na superfície do silicone. Esta técnica permite personalizar pulseiras já moldadas, sem necessidade de criar um novo molde.
Pode ainda ser adicionada tinta nas cavidades para melhorar a visibilidade e criar um contraste com a cor da pulseira.
Para o alto-relevo, a personalização é realizada por moldagem. O molde é concebido com o design em relevo. O silicone é vertido no molde e, depois de endurecer, o logótipo surge em relevo, diretamente integrado no material.
Comparação das duas técnicas de gravação em relevo
Baixo relevo | Alto relevo | |
Aspeto | Cavado no material | Saliente na superfície |
Toque | Mais subtil | Mais marcado e texturizado |
Duração | Muito duradouro, pouco desgaste | Pode apresentar ligeiro desgaste com o tempo |
Visibilidade | Discreto, mais visível com tinta | Visível sem necessidade de tinta |
Processo em atelier
O processo de personalização decorre em 4 etapas:
- Conceção: criação do design de acordo com as dimensões da pulseira.
- Fabricação do molde: integração do logótipo em baixo-relevo (cavado) ou em alto-relevo (saliente).
- Moldagem e produção: injeção do silicone no molde e desmoldagem após endurecimento.
- Acabamento: limpeza, controlo de qualidade e, caso seja necessário, aplicação de tinta nas cavidades para o baixo-relevo.
Após a impressão estar concluída, as pulseiras são enviadas e entregues a granel ou embaladas individualmente, conforme o pedido.
· Dicas para obter um bom resultado na impressão em relevo nas pulseiras de silicone
Escolher um design simples
Para garantir uma impressão em relevo de qualidade nas pulseiras de silicone, é recomendável optar por um design simples, com formas claras e linhas limpas. Deve-se evitar detalhes muito finos ou padrões demasiado complexos, pois isso pode reduzir ou mesmo dificultar a visibilidade do relevo. O texto deve ser legível, mesmo em tamanho pequeno.
Melhorar a visibilidade do logótipo
Para que o logótipo seja bem visível, é possível adicionar tinta colorida nas cavidades do baixo-relevo, de forma a acentuar o contraste. No caso do alto-relevo, recomenda-se ajustar o tamanho do logótipo para que seja mais percetível ao toque.
Otimizar a posição e as proporções do design
É importante verificar se o tamanho do design se adapta corretamente às dimensões da pulseira, posicionando-o de forma estratégica. Por outro lado, pode repetir o logótipo ao longo de toda a pulseira, como se fosse um padrão. É essencial deixar espaço suficiente em redor do design para um resultado equilibrado e harmonioso.
A impressão em relevo, seja em baixo ou em alto-relevo, confere uma dimensão única aos objetos promocionais, graças à sua originalidade e ao seu efeito tátil. Pela aparência e pelo toque, permite agradar ao público e permanecer na memória de todos, oferecendo uma estética elegante e agradável.
Já experimentou a impressão em relevo nos seus objetos promocionais? Não hesite em partilhar a sua experiência ou colocar as suas questões nos comentários abaixo.