Quando se perde a motivação no trabalho qualquer desculpa serve para fazer o mínimo… E isto não é produtivo, tanto para o colaborador como para a empresa. O desempenho pode afetar os resultados e, para além disso, a pessoa pode deixar de se sentir cómoda no seu cargo.
Há muitas maneiras de motivar os trabalhadores. Entre elas, está a organização de atividades de team building ou oferecer brindes empresariais, por exemplo.
· A importância de motivar os colaboradores
Se falarmos de “Virtuous Circle” (o círculo virtuoso), o que lhe parece? Não descobrimos nada de novo ao dizer que a felicidade no trabalho está significativamente ligada à rentabilidade da empresa e que, quanto mais baixa estiver uma delas, mais a outra baixará.
Alguns números…
Segundo um estudo realizado pela TeamSage, plataforma destacada sobre gestão, os colaboradores trabalham 20% mais se estiverem motivados e estes, para além disso, ausentam-se do trabalho 41% menos.
Teletrabalho, flexibilidade horária, remuneração flexível ou programas de incentivos são algumas das coisas que os colaboradores defendem para conseguir uma maior felicidade laboral. Isto, claro está, traduz-se em vantagens para a empresa, já que resulta num melhor bem-estar, menos stress e mais produtividade.
Seguindo com um estudo da Gympass, há que destacar que, depois de perguntarem a 9000 pessoas em 9 países da Europa, concluíram que 70% considera que a rotina de bem-estar afeta positivamente o rendimento.
Abaixo vemos os pilares básicos para que um colaborador esteja satisfeito e motivado, baseados em estudos realizados pelos psicólogos e neurocientistas Martin Seligman, Carl Rogers, Erik Erikson e Mihaly Csikszentmihalyi, recordando a própria pirâmide de Maslow.
Espírito de equipa, segurança, confiança, reconhecimento e orgulho são sentimentos necessários a ter em conta na gestão. Quanto mais motivado estiver o colaborador, melhor para todos! Se todos estiverem felizes formarão equipas competentes, unidas e dedicadas.
Pelo contrário, a influência de um trabalhador desmotivado pode levar à infelicidade de outros.
Como comentamos noutra publicação relacionada, um bom gesto é o de oferecer presentes de agradecimento pelo trabalho desempenhado. No artigo explicamos os motivos e damos algumas ideias, entre as quais se incluem as experiências. Esta é uma das melhores ideias para premiar e motivar os colaboradores e, por esse motivo, vamos desenvolver este tema.
· Ideias para atividades de team building
Todos nós gostamos de receber presentes! Os brindes empresariais são muito populares entre os membros da equipa, quer seja uma simples lembrança ou algo muito mais elaborado. Em relação às atividades em grupo, o mesmo princípio se aplica. Para além disso, estas contam com muitas vantagens: potenciam ou criam vínculos entre colegas, geram um clima de confiança, servem para se conhecerem melhor…
A seguir, propomos-lhe as seguintes cinco atividades de team building:
· Aulas de culinária
As atividades culinárias são muito práticas para fomentar a união. No fim, implica enfrentar um desafio de equipa para trabalhar lado a lado e “criar” algo. A cozinha, para além disso, puxa por muitas qualidades essenciais no trabalho: determinação, gestão do stress, criatividade, comunicação, coordenação…
Portanto, se for realizada de forma prolongada, mesmo que se faça em formato de competição, pode vir a ser muito divertido e criar fortes lembranças.
· Jogos de equipa
Combinado ou não com outras opções, os jogos de equipa permitem criar vínculos num ambiente totalmente distante do escritório e de uma forma muito mais orgânica.
Os Escape Rooms são uma tendência bem popular mas há outras opções como o Laser Tag, Paintball, Cluedo com atores…
· Ying Yang
Outra atividade de team building para melhorar a comunicação no local de trabalho enquanto se fomenta o espírito de equipa.
Regras: tem de se pedir a cada membro que pense em dois objetos associados: caderno e caneta, flor e vaso, café e torrada… E escreve-los em pedaços de papel. Cada um destes papéis será colado às costas de cada participante. Primeiro, terão que adivinhar o objeto que têm nas costas através de perguntas que só se podem responder com sim ou não e, seguidamente, terão que encontrar a sua outra metade.
É uma atividade que requer pouca preparação e, portanto, é perfeita para gestores ou colaboradores que não disponham de muito tempo.
· Gincana
Contando com um tempo considerável para tal (como por exemplo um dia inteiro), porquê escolher uma só atividade quando se podem fazer várias?
Por um lado, a empresa pode optar por assumir a responsabilidade de organizar uma gincana, alugar o espaço, pensar nas provas, comprar os materiais… Ou, por outro lado, é possível contar com alguém que se encarregue de tudo. Há empresas especializadas no team building e muitas delas já oferecem alternativas diferentes.
· Oficina de locução
Original e muito divertido. Organize os membros em equipas de 4 ou 5 pessoas para que revivam as cenas dos seus filmes preferidos… com locução agora feita por elas. É ideal pois implicará uma maior coordenação e comunicação entre as pessoas.
Estas foram algumas ideias, mas é fundamental que sempre se foque no bem-estar dos colaboradores, quer ofereça brindes empresariais, faça uma atividade, um jantar de Natal, amigo secreto ou qualquer outra opção.
O bem-estar dos trabalhadores é algo que não só tem de se cuidar de maneira pontual mediante estas ações: também tem de se trabalhar nisso no dia a dia. Fale com eles, escute-os e tente adaptar as sinergias da empresa às preferências deles.
Fez ou organizou alguma atividade na sua empresa? Qual foi? Comente connosco as suas ideias e experiências abaixo!