O sucesso das mochilas ao longo dos séculos é marcado pela sua versatilidade e utilidade. Elas são usadas, para ir à escola, trabalho, ginásio, viagens ou excursões… Hoje em dia, este acessório já não é apenas uma ferramenta funcional para poder levar roupas, materiais, garrafas ou outro utensílio que seja necessário.
Com o passar dos anos foi evoluindo e, além de ter essa qualidade, hoje em dia tornou-se num acessório que pode ser usado para transmitir uma mensagem e identificar-se com uma marca. Da mesma forma, o seu nível de desempenho também melhorou, podendo contar com cabos de carregamento USB integrados, bolsos especiais e saída para auriculares…
· Um pouco de história
As mochilas foram criadas para satisfazer a necessidade de transportar madeira, armas, alimentos e outros utensílios de forma cómoda. A primeira mochila, feita de peles de animais, apareceu por volta do ano 3.000aC. O seu proprietário chamava-se Otizi e acredita-se que tenha sido o primeiro caminhante da história a usar mochilas nas suas viagens.
No século XX, estes acessórios começaram a tomar uma forma mais próxima do que conhecemos hoje, com o primeiro modelo fabricado em tecido criado pelo sindicalista norueguês Ole F. Bergan em 1909.
Em 1922 Lloyd Nelson inventou o “Trapper Nelson’s Indian Pack Board”, uma mochila de estrutura rígida ideal para caminhadas. Tinha uma estrutura externa de certa forma, um tecido que ajudava os movimentos das costas e uma bolsa para guardar pertences pessoais.
Alguns anos depois, o Coronel Henery C. Merriam fez uma mochila militar desenhada ergonomicamente. Em 1950 Ake Nordin fabricou um modelo de algodão com estrutura de madeira e tiras de couro, sendo muito mais confortável e distribuindo melhor a carga nas costas.
Durante os anos 70, os estudantes americanos já as levavam regularmente enquanto que na Europa, essa tendência não se espalhou até o final dos anos 80, quando substituíram as clássicas bolsas de couro que se usavam para ir à escola.
· A mochila hoje em dia
Podemos dizer que este objeto passou por várias épocas, transformando-se de tempos em tempos de acordo com os usos e costumes da época. Foi consolidado com êxito e atualmente, tornou-se em um acessório de moda.
Embora sempre tenha sido visto como um artigo para ser usado por estudantes e jovens, com o passar dos anos cada vez mais os adultos confiam nelas para levá-las ao trabalho. Como reconhece Leonardo Previ no seu livro: “Os nossos filhos são mochileiros: com a ajuda de uma mochila eles conseguem lidar melhor com a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mercado de trabalho atual, explorando ao máximo as suas capacidades físicas e mentais.”
São confortáveis e versáteis e a quantidade de modelos é tremenda: há estilos pequenos ou grandes, mais casuais, mais formais ou mais coloridos, com acessórios para o dia a dia (como os mencionados no início do post), com modelos mais resistentes e antirroubo para maior segurança, alguns com bolsos de proteção RFID…
Longe estão aqueles desenhos que consistiam apenas em uma bolsa simples que podia ser pendurada nas costas.
Como pode ver em outros posts relacionados, como a história da caneta, é muito interessante ver a origem e evolução desses objetos e o quanto eles mudaram desde seus primeiros protótipos.
· As mochilas como artigos promocionais
Não é por acaso que as mochilas personalizadas estão entre os brindes publicitários mais vendidos. Estas estão disponíveis em todos os tipos de designs que se adaptam a qualquer ocasião. Claramente, não faltam aquelas versões ecológicas, que respeitam o meio ambiente graças à sua fabricação que aposta na poupança de água, feitas com materiais reciclados, como o algodão orgânico… São perfeitas para aquelas empresas sensibilizadas com a necessidade de cuidar do planeta.
Embora possa imaginar quais são as mais populares: as mochilas de cordas. Esses são as donas do âmbito desportivo, tanto se nos referimos a um evento específico (como uma maratona) ou das próprias empresas (como ginásios e outros centros).
Também não faltam as clássicas mochilas escolares, que se adaptam às medidas dos alunos. Muitas creches e escolas oferecem aos seus alunos estes acessórios personalizados com o logotipo do centro. Em alguns casos, é até dado um pack de presente que inclui estojo, canetas ou camisolas…. Criando um sentimento de pertencimento à entidade.
As mochilas para portátil são indispensáveis para os trabalhadores que estão constantemente em movimento, seja de um município para outro para visitar clientes ou para outras regiões para participar em uma reunião ou conferência. Além disso, são cada vez mais populares os designs antirroubo, que têm o fecho oculto.
Estes modelos são agora os preferidos das empresas (e dos utilizadores particulares também) na hora de fazer um pack de boas-vindas para novos colaboradores. Dessa forma, é possível que o trabalhador transporte com muita frequência a mochila com o logotipo da marca, tanto para o escritório como em outras ocasiões, permitindo assim que outras pessoas conheçam a empresa.
E por último, mas não menos importante, há as malas de viagem. Aqui podemos encontrar, em primeiro lugar, aquelas tipo desportivas, mais pensadas para caminhadas e excursões porque são espaçosas e têm vários bolsos. Em segundo lugar estão as do tipo trolley, que são pequenas e manejáveis e servirão para fazer viagens curtas. Certamente por mais de uma vez já viu comissários de bordo ou pilotos levá-las no aeroporto.
Em que ocasiões costuma utilizar com mais frequência alguma de estas mochilas? Alguma vez lhe ofereceram uma mochila de publicitária? Conte-nos as suas experiências na seção de comentários!