Os bidões do tipo térmicos são um dos brindes mais populares em épocas nas quais é necessário que as bebidas no interior mantenham uma certa temperatura durante várias horas. Por norma são associados ao frio e às excursões para fazer a clássica pausa e descansar um pouco ou para tomar um café quente. Da mesma forma, eles podem servir para que a água ou o que você quiser se mantenha fresco e por isso são ideais para o verão.
Neste post queremos explorar as dúvidas mais comuns sobre garrafas térmicas personalizadas, explicando o seu sistema interno, alternativas de marcação e outras questões relacionadas tanto ao produto em si quanto ao seu uso como brinde promocional.
- Como funcionam as garrafas térmicas?
- As garrafas térmicas são livres de BPA?
- Como se deve lavar uma garrafa térmica?
- Qual a diferença entre uma garrafa térmica ou um termo?
- Como personalizar garrafas térmicas?
- Quando oferecer garrafas térmicas personalizadas?
Guia sobre bidões térmicos
· Como funcionam as garrafas térmicas?
Basicamente, as garrafas térmicas possuem um sistema conhecido como isolamento a vácuo. Ou seja, ao contrário dos recipientes clássicos, elas não possuem uma única parede, mas sim uma estrutura interna, separada deste exterior, e que permite preservar o frio ou o calor. Como essas duas partes não estão em contato, essa temperatura não é transmitida e, portanto, não “escapa” pela parte exterior. Além disso, isso permite que, ao segurá-la, não seja muito percetível que está quente ou frio.
Como já deve saber, esses tipos de bidões são metálicos, sendo o aço o material mais comum (embora existam alguns de alumínio) e, para a parte interna, costuma-se usar o cobre, embora existam vários tipos de isolamento. Claro que isto varia de acordo com o modelo, podendo contar com alguns que evitam a condensação do lado de fora. Dependendo do formato, composição e recursos que possa oferecer, variará, tanto o preço quanto as possibilidades de personalizá-los.
· As garrafas térmicas são livres de BPA?
Normalmente sim. São feitas de aço inoxidável, um material que não contém BPA. Embora seja de notar que existem muitos modelos de garrafas térmicas personalizadas e que a estrutura e os materiais utilizados variam. Por isso, recomendamos sempre a leitura das fichas dos produtos e, em caso de dúvidas, a consulta com um membro da equipa para esclarecimento de dúvidas relacionadas.
· Como se deve lavar uma garrafa térmica?
Recomenda-se a lavagem à mão, pois, desta forma, garantiremos que a superfície do recipiente e, claro, o logotipo impresso sejam danificados o mínimo possível. Após a limpeza, não deve fechá-la imediatamente, deve sim esperar até que esteja completamente seca por dentro e ventilada. Se for usada com frequência, é aconselhável lavá-la regularmente e, se não for usada por um tempo, é melhor limpá-la antes de introduzir qualquer bebida.
· Qual a diferença entre uma garrafa térmica ou um termo?
Na parte interior são o mesmo tipo de produto publicitário. Ambos possuem a estrutura interna mencionada acima que permite manter as bebidas quentes ou frias. As características que são diferentes são as da parte externa.
O termo geralmente tem um formato maior que a garrafa e geralmente é projetado para excursões e passeios em que é necessária uma hidratação regular. A garrafa térmica, por outro lado, pode ser usada mais no dia-a-dia, seja no escritório ou em casa (ou para passeios mais curtos).
Além disso, os termos costumam ter uma série de acessórios, como filtros, termômetros na tampa, tampas de bambu e copos ou canecas, entre outros. As garrafas, apesar de não terem esta série de adições, costumam ser um pouco mais práticas devido ao seu tamanho.
Em relação às opções sobre o aspecto e personalização, são muito semelhantes, sobre o qual falaremos mais adiante.
· Como personalizar garrafas térmicas?
Existem dois tipos de marcação dependendo da área: circular e em um lado. Com base no tipo de personalização, podemos mencionar várias técnicas como a tampografia, a serigrafia ou a gravação a laser, entre outras alternativas.
Se falarmos de impressões circulares, teremos a opção que permite que a marca se destaque mais. Estas são usadas quando a garrafa térmica personalizada fica em segundo plano para que a empresa seja a coisa mais marcante no recipiente. Note-se que a forma do logótipo deve ser adequada para isso pois, por exemplo, se for uma imagem muito estreita e alongada, provavelmente não será vista da forma mais atraente e poderá ser melhor optar pela seguinte opção. Quando quiser optar por colocá-la de lado, será para fazer um detalhe que identifique a empresa, mas que seja um pouco mais integrado, sem a necessidade de se destacar excessivamente.
Depois de fazer esta escolha terá que optar por uma impressão a cores ou gravação a laser. No primeiro, podem ser encontrados procedimentos como a tampografia ou a serigrafia, sendo ambos baratos e rápidos de executar, permitindo que o logotipo seja colocado em uma ou várias cores, mas com a desvantagem de que esfregar e lavar a garrafa pode ir-se danificando. A segunda, sem dúvida, é uma das favoritas, pois o design fica gravado na superfície, permanecendo integrado e sendo muito difícil de danificar. Proporciona um toque mais sério e formal, mas tem maior durabilidade.
Para finalizar, refira-se que nem todas as possibilidades estão disponíveis em cada um dos modelos, pelo que será importante ver o que cada design permite para poder fazer a melhor escolha.
· Quando oferecer garrafas térmicas personalizadas?
Este tipo de embalagem é um brinde promocional apreciado por todos os tipos de público. Além disso, existem modelos bastante baratos. Por serem reutilizáveis, ajudam a reduzir o impacto no meio ambiente. Sob essas premissas, conclui-se que é muito versátil e que, portanto, será uma boa escolha. No entanto, existem várias áreas em que é mais recomendável utilizar este merchandising publicitário.
Por exemplo, como foi mencionado, ao permitir que as bebidas sejam mantidas quentes e frias, o inverno e o verão serão as épocas do ano mais adequadas para entregá-las (embora possam ocorrer a qualquer momento do ano). Além disso, graças à variedade de designs, existem alguns mais corporativos que podem ser direcionados aos membros da equipa (seja em momento específico ou como Welcome Pack), enquanto há outros mais casuais que serão usados para clientes.
Da mesma forma, em feiras e outros eventos em que a empresa se dê a conhecer, podem ser entregues a assistentes da mesma, que se interessem pela marca. Como mencionado, este acessório pode ser associado à vida cotidiana em casa ou no trabalho, além de excursões e outros passeios. Por isso, é fundamental conhecer o nosso target para escolher o melhor modelo e personalização que mais lhe agrade.
Como viu, as garrafas térmicas personalizadas são um brinde publicitário muito útil e valioso que se adapta a diferentes estratégias. Podem ser entregues individualmente ou em conjunto, dependendo do objetivo.
Alguma vez deu ou recebeu esses recipientes? Como os usaria nas suas ações de publicidade? Deixe-nos os seus comentários na parte inferior.