As alterações climáticas, a sobre-exploração de recursos e o impacto negativo causado no meio ambiente pela atividade humana são problemas que preocupam cada vez mais a população do mundo inteiro. E à medida que cresce a conscientização dos cidadãos, também são cada vez mais as empresas que adotam processos de produção mais sustentáveis, para reduzir a sua pegada ecológica e cuidar o planeta.
No entanto, não só é importante modificar os métodos de trabalho internamente. Também é importante comunicar estas alterações, para reforçar a identidade e responsabilidade corporativa e, ao mesmo tempo, transmitir uma mensagem mais ecológica a terceiros, contribuindo para reforçar a consciência coletiva sobre este assunto cada vez mais sério e premente. Por isso, neste artigo vamos explicar-lhe em que consiste o Green Marketing, e que passos pode dar para o implementar na sua empresa.
· Em que consiste o Green Marketing ou Marketing Verde?
O Marketing Verde, também conhecido como Marketing Ambiental ou Ecomarketing, consiste na adoção de práticas mais sustentáveis nas empresas, assim como na produção e distribuição de produtos que servem para minimizar o impacto negativo no meio ambiente. Da mesma forma, não se trata apenas de um procedimento interno, mas também de comunicar ou transmitir que a empresa realiza esta implementação e que está totalmente comprometida com esta causa, passando assim a integrar valores ecológicos e mais verdes na sua identidade corporativa.
O Investopedia, um diretório especializado no mundo financeiro, define este termo como “a prática de desenvolver e publicitar produtos com base na sua sustentabilidade ambiental real ou percebida”, destacando a importância de que “esta atividade deve ser sustentada por investimentos ou mudanças operacionais significativas”.
Não se deve confundir este termo com Greenwashing, que consiste unicamente em afirmar que a marca respeita o planeta quando, na realidade, não fez quaisquer modificações nos seus procedimentos e valores para esse fim. Portanto, trata-se de uma prática enganosa quando, por outro lado, o Marketing Verde leva a uma verdadeira transformação interna e externa das práticas de produção e comunicação de uma empresa.
· Como surgiu o Green Marketing?
De acordo com vários especialistas, a história do Marketing Verde começa nos anos 70, quando a American Marketing Association realizou o seu workshop sobre marketing ambiental em 1975.
No entanto, deve-se destacar que esse conceito começou a ganhar força a partir da década de 90, justamente quando esses problemas passaram a ser relevantes política e socialmente, pelas consequências visíveis que começavam a surgir em todo o planeta. O protocolo de Quioto foi uma das primeiras ações jurídicas internacionais adotadas para fazer face a este fenómeno, sendo aprovado em 1997, com um total de 192 partes envolvidas.
Mais tarde, foram vários os famosos que se converteram em porta-vozes ativos desta causa, sendo os exemplos mais relevantes Al Gore, com o seu documentário “Uma verdade inconveniente” ou Leonardo DiCaprio, com muitas outras iniciativas.
Concluindo, as empresas, seja para atrair mais clientes ou por uma questão de responsabilidade social, estão a adotar cada vez mais este tipo de estratégias produtivas e de comunicação, seja através das mensagens incluídas nas suas campanhas ou da distribuição de merchandising sustentável. Porque a sensibilização da população para as questões ambientais e a problemática do aquecimento global é uma tendência que não para de crescer, à medida que os efeitos deste fenómeno se vão tornando mais e mais visíveis em todo o planeta.
· Vantagens associadas a uma estratégia de Marketing Verde
- Ajuda a reduzir a pegada ecológica da atividade humana
- Contribui para uma maior sustentabilidade no uso dos recursos
- Melhora a imagem da marca
- Redução de custos (ao usar essencialmente materiais reciclados)
- Diferenciação da empresa em relação à concorrência
- Maior fidelização de clientes, alinhando a política corporativa da empresa com os seus valores
· Como implantar o Eco Marketing na sua empresa?
Fabricação de produtos
Neste âmbito, há várias medidas que pode adotar, seja através do uso de materiais reciclados ou biodegradáveis ou adotando métodos de produção mais ecológicos. Alguns exemplos de materiais que pode utilizar são o RPET, o cartão, a fibra de bambu, vidro reciclado, papel-pedra e muitas outras alternativas.
Por outro lado, também é recomendável proceder a uma transformação interna na cadeia de produção, para garantir que os processos produtivos deixem a menor pegada ecológica possível, seja no que diz respeito à emissão de componentes, seja pela geração e tratamento dos resíduos.
Uso de embalagens mais sustentáveis
Neste processo é necessário ir mais além do próprio produto. Se a embalagem não for reciclável ou for feita com materiais que são prejudiciais para o meio ambiente, estará a entrar em contradição.
Colaboração com organizações
Não se limite às boas práticas internas. Colabore, sempre que possível, com outras entidades comprometidas com esta causa. Estas parcerias podem materializar-se num evento conjunto, por exemplo, numa doação ou mesmo em atividades de voluntariado por parte dos seus colaboradores, que ajudem essas organizações a manter a sua atividade. E, claro, divulgue estas iniciativas nas redes sociais e através dos seus comunicados de imprensa, para conscientizar a comunidade.
Transparência
Novamente, devemos mencionar o Greenwashing. As empresas devem ser transparentes no que diz respeito às suas práticas. É de pouca utilidade projetar uma determinada imagem para o exterior se não se dá o exemplo. Portanto, a identidade corporativa e o posicionamento da marca como ecológica na mente do consumidor devem ser naturais e não forçados.
Cultura corporativa
Por último, é importante que o Green Marketing esteja muito presente na filosofia interna da empresa. Ou seja, o uso de plásticos descartáveis pode ser evitado entregando aos trabalhadores garrafas reutilizáveis, materiais de escritório ecológicos, reciclando adequadamente os resíduos gerados, entre outras práticas.
Portanto, os próprios trabalhadores podem ser parte ativa na implementação de uma estratégia de Green Marketing. Não é necessário fazer grandes gestos: cada detalhe conta para a proteção do planeta.
· Exemplos de marcas com uma estratégia de Marketing Verde
LG
Durante anos, a famosa marca de eletrodomésticos trabalhou para melhorar os seus produtos, de forma a que consumam cada vez menos, reciclando componentes e lançando campanhas de conscientização. Neste vídeo mostramos-lhes uma das ações ou programas que a LG implementou em 2020 para reduzir os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, à qual deram o nome de “e-Waste Open Innovation”, em colaboração com a ERP Portugal.
H&M
Embora as marcas de moda mais pequenas e menos conhecidas tenham sido as primeiras a implementar o uso de tecidos reciclados e outros tipos de roupas sustentáveis, a H&M tem sido uma das mais destacadas neste âmbito, por ser uma das empresas que mais tem apostado na sustentabilidade das suas roupas. E este vídeo é um bom exemplo do compromisso da marca sueca nesse sentido:
Nike
Com a sua aplicação Making App, em 2013 a Nike decidiu promover um design inovador e ecologicamente correto. A app serve para fornecer informações sobre o impacto ambiental de cada material, fornecendo alternativas com componentes menos poluentes.
Na Gift Campaign temos uma variada seleção de brindes promocionais ecológicos que contribuirão para aumentar a conscientização dos seus clientes e colaboradores. São uma excelente alternativa, mais sustentável, tanto para usar no dia a dia como para transmitir os valores da sua organização.
A sua empresa já aplica uma estratégia de Marketing Verde ou está em vias de implementá-la? Conhece outras empresas que já o fazem? Deixe-nos os seus comentários!