
A tecnologia de laser está agora omnipresente nos nossos dias, no entanto, a invenção do laser é relativamente recente: tem apenas 65 anos! É desta descoberta científica que deriva a gravação a laser, muito útil para empresas, nomeadamente no setor publicitário e produtos personalizáveis. Esta técnica de personalização permite incorporar um texto, um slogan ou um logótipo em diferentes superfícies, oferecendo uma estética única e distintiva.
A gravação a laser é muito comum em canetas, garrafas, porta-chaves, pens USB e qualquer outro artigo com um material adequado. O seu acabamento profissional e harmonioso torna esta técnica uma escolha privilegiada para artigos publicitários de alta qualidade. Se estiver a pensar utilizar a gravação a laser para personalizar brindes empresariais, este artigo irá ajudá-lo a dominar esta técnica na perfeição!
· Benefícios e desvantagens da gravação a laser
A gravação a laser é possível em muitos materiais, como: metal, aço inoxidável, alumínio, madeira, bambu, vidro, feltro, cortiça, couro, poliuretano (PU). Esta variedade faz dela uma das principais técnicas de personalização para merchandising.
Porque é que os clientes preferem a gravação a laser?
- Percepção de seriedade e formalidade: ao contrário dos logótipos coloridos, a gravação a laser adiciona um toque sério e profissional ao brinde promocional. Desta forma, se pretende transmitir esta imagem a um cliente, fornecedor ou qualquer entidade com a qual vai iniciar uma relação comercial, esta técnica é a mais adequada.
- Preço reduzido: ao contrário do que muita gente poderia pensar, a impressão a laser tem um preço razoavelmente barato, que rivaliza com outras possibilidades, como a tampografia ou a serigrafia.
- Maior precisão: as máquinas de gravação a laser permitem executar uma impressão mais detalhada em comparação com outras técnicas.
- Difícil de deteriorar: neste caso não se aplica tinta sobre uma superfície. Esta está a ser “queimada”, pelo que o logotipo não pode ser apagado. A única coisa que o poderia modificar seria um golpe forte.
- Durabilidade: tal como referíamos no ponto anterior, o efeito criado na superfície do objeto fará com que o logotipo permaneça mais tempo no produto em ótimas condições, facilitando assim que, com o tempo, mantenha a aparência do primeiro dia.
3 razões para evitar a gravação a laser nos brindes empresariais
- Se escolher um material que não seja compatível com a gravação a laser, como o algodão, linho, juta ou alguns tipos de plástico.
- Se a identidade visual da marca exigir um logótipo sempre em cores, pois a gravação a laser não o permite.
- Se quiser um visual mais chamativo ou vistoso, dado que o resultado final desta técnica é sempre mais discreto do que uma personalização colorida, como a serigrafia ou tampografia.
· Como funciona a gravação a laser?
Qual é a técnica por trás da gravação a laser?
A gravação funciona através de um feixe de laser que gera calor e queima a superfície do objeto para deixar uma marca permanente. Esta técnica baseia-se no princípio da emissão estimulada, princípio na origem do laser e descrito pela primeira vez em 1917 por Albert Einstein.
Sabia que? A palavra laser vem do acrónimo em inglês “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, traduzido para português como “amplificação da luz por emissão estimulada de radiação”.
O laser amplifica e organiza a luz através dos fotões, que oscilam de forma sincronizada para produzir um feixe poderoso. Ao contrário da luz convencional, como a de uma lâmpada, um feixe de laser é extremamente concentrado. Graças à sua precisão e energia luminosa, a gravação a laser permite marcar padrões de forma exata sem utilizar tinta.
Quais as etapas para efectuar a personalização a laser?
Em primeiro lugar, é fundamental preparar os produtos que receberão este tipo de impressão. Depois estes serão colocados numa determinada posição, um a um, para que possam ser gravados. Por último, a máquina projeta um raio laser que queima a superfície do objeto para poder colocar o logótipo.
Obviamente, o efeito será diferente dependendo do material no qual for aplicado. E também é importante ter em conta que não se manterá a cor original do artigo na zona da personalização. Veja este vídeo para entender melhor como funciona este processo:
Estas máquinas são constituídas por três partes principais: o laser, o controlador e a superfície onde é colocado o objeto. O raio que é emitido serve para desenhar o logotipo ou desenho que se deseja no objeto, permitindo que o mesmo padrão seja replicado repetidamente de forma exata.
Graças a este sistema, é possível determinar a direção, intensidade e largura que se quer dar à imagem. E, como terá visto no vídeo anterior, o processo é realizado à distância, não sendo necessário que o objeto entre em contacto com a máquina.
Saiba também que existem diversos tipos de gravação a laser para conseguir diferentes acabamentos e resultados, com maior ou menor relevo, dependendo da profundidade que se deseja alcançar e do contraste pretendido.
Quais são as máquinas utilizadas para gravação a laser em objetos publicitários?
Laser de fibra | Laser CO2 | Laser 360 |
utilizado para gravação em metal ou materiais rígidos | para gravação em materiais orgânicos | em objetos cilíndricos sem pega |
· Materiais aptos para a gravação a laser
Gravação a laser em madeira
A impressão a laser em madeira proporciona um acabamento diferente ao de outros materiais, graças ao efeito de queimado que é gerado na superfície do objeto. Normalmente, é a opção mais recomendada para este material, pois é a que apresenta o resultado que melhor corresponde à cor natural deste componente.
Porta-chaves, canetas ecológicas, memórias USB, lápis, tábuas de cozinha, colunas de som e até alguns cadernos constituem alguns exemplos de merchandising para publicidade que está disponível em madeira, e que permitem realizar este tipo de personalização.
Para saber como se realiza este processo, e qual o resultado da gravação a laser em madeira, veja este vídeo:
Gravação a laser em metal
Neste caso, não se obtém o efeito de queimado típico da madeira, pois o material é muito diferente. E é no alumínio e no aço onde se obtém um toque mais sério e profissional usando este método.
Os produtos mais comuns para a gravação a laser em metal são: garrafas, canetas, canecas, garrafas térmicas, pen drives ou porta-chaves de metal personalizados, entre outros. No entanto, gostaríamos de destacar alguns brindes metálicos como canetas, colunas ou USBs personalizadas com luz LED que, graças à técnica de gravação, inclusivamente permitem criar um efeito de logotipo retroiluminado, que é muito original e dá uma grande visibilidade às marcas, dado que a imagem se ilumina durante o uso do acessório.
Gravação a laser em vidro
Por se tratarem de superfícies transparentes, a personalização em vidro com esta técnica terá um resultado mais subtil, em comparação com outras alternativas. Além disso, trata-se de uma opção que só é aplicável a um número reduzido de artigos personalizáveis, como seria o caso das garrafas de vidro, que costumam estar associadas a um brinde de alto valor. Portanto, este toque minimalista e sóbrio da gravação a laser em vidro complementará essa percepção, sendo ideal para usar em presentes de gama alta para oferecer aos melhores clientes, por exemplo.
· Exemplos de casos reais
Como pode ver, esta técnica de personalização é bastante versátil e oferece resultados diferenciados e mais elegantes, comparativamente a outras opções. Da mesma forma, tem a grande vantagem de não implicar um custo adicional, abrindo assim possibilidades para todo o tipo de acabados estéticos.
É importante destacar também que o resultado final com esta técnica não vai ser nunca igual a produtos do mesmo pedido. Esta diferença é mais notável quando se aplica sobre modelos fabricados em madeira.
A gravação a laser é uma das suas técnicas favoritas para personalizar brindes publicitários? Já recebeu algum artigo com este tipo de personalização? Deixe-nos os seus comentários na parte inferior do post!