De igual modo ao que ocorre no mundo digital, que hoje em dia avança rapidamente e oferece inovações a toda a hora, também acontece o mesmo com as técnicas de impressão e oferecem às empresas outras possibilidades de apresentarem os produtos ao seu público-alvo. As etiquetas com design chamativo são muito atrativas e estamos familiarizados com o seu uso nos sectores alimentar e cosmético. Contudo, como se utiliza esta tecnologia nos meios publicitários? Como se pode dar plena visibilidade à sua marca utilizando etiquetas nos seus brindes publicitários? Neste blogue contar-lhe-emos tudo isto e muito mais.
· O que é a impressão digital de etiquetas?
História
A impressão digital de etiquetas é uma tecnologia que remonta ao fim dos anos 30, quando Chester Floyd Carlson inventou a eletrofotografia em 1938. Este método consiste em criar uma imagem a partir de um original exposto à luz, utilizando cargas elétricas para captar as cores. Em seguida, esta imagem é reproduzida em forma impressa. Ao longo dos anos, esta técnica foi sendo aperfeiçoada continuamente, culminando na comercialização da primeira máquina de impressão digital a cores em 1993. A impressão digital de etiquetas é amplamente utilizada desde 1995.
Os princípios básicos desta técnica de marcação
Todas as tecnologias de impressão digital partilham a característica comum de não necessitarem de qualquer preparação prévia. Como já mencionámos num artigo anterior sobre impressão digital, este método é rápido e flexível, porque o logótipo se pode imprimir diretamente desde um ficheiro PDF. A imagem que se vai imprimir é transferida para o suporte de impressão, o que poupa tempo e dinheiro. Deste modo, é possível encomendar trabalhos em pequenas quantidades para satisfazer requisitos específicos. Isto oferece uma grande liberdade de personalização.
· Como funciona a impressão de etiquetas?
Passos a seguir:
- Preparação para a impressão: primeiro cria-se um desenho gráfico no computador. Pode ser elaborado com diferentes programas, como o Photoshop ou InDesign. O ficheiro é guardado em formato PDF para que possa ser reconhecido pela impressora digital.
- Configuração da máquina de impressão: a maquinaria deve ajustar-se às necessidades específicas do processo de impressão. Porém, não requer complexas e dispendiosas formas ou chapas de impressão, já que o ficheiro a marcar é enviado diretamente para a máquina.
- Processo de impressão: a máquina de impressão processa os dados digitais e aplica às etiquetas tinta de quadricromia (CMYK: ciano, magenta, amarelo e preto) e cores especiais. As etiquetas podem ter um fundo transparente ou branco, ser quadradas ou retangulares e ser feitas de diferentes materiais, como papel, plástico, película adesiva ou laminado. As etiquetas adesivas são as mais utilizadas. Também se podem plastificar para lhes dar um aspecto mais elegante e uma maior proteção contra as pancadas.
- Secagem e transformação: as etiquetas impressas são secadas ao ar livre ou com luz ultravioleta. Isto depende do tipo de tinta.
- Pós-processamento de etiquetas: agora as etiquetas podem ser cortadas ou perfuradas com laser.
- Aplicar as etiquetas ao produto: uma vez impressas as etiquetas com uma impressora digital, convém aplicá-las ao artigo. Isto pode ser feito da seguinte maneira:
– À mão: para tiragens pequenas. Este processo leva tempo e deve ser realizado com cuidado e qualidade.
– Automático: para grandes quantidades, as etiquetas são aplicadas à máquina. Para tal, são utilizadas máquinas etiquetadoras.
– Termosselagem: as etiquetas são aplicadas nos produtos através do calor e pressão. Depois, aderem firmemente.
– Adesivo: aplica-se uma capa de adesivo no verso da etiqueta. Após isso, a etiqueta pode ser aplicada no artigo.
A forma de aplicar uma etiqueta a um artigo depende do número de artigos, do material do produto e das próprias etiquetas.
Vantagens da impressão digital de etiquetas em relação à impressão em offset
A impressão em offset é uma técnica que requer um suporte intermédio durante o processo de impressão. A imagem impressa é transferida para um suporte e apenas depois para o artigo. A impressão digital de etiquetas não requer uma grande pré-configuração das máquinas de impressão, pelo que pode ser aplicada rapidamente. Esta técnica é especialmente adequada para pequenas quantidades, é menos dispendiosa e os resultados da impressão são de qualidade excecional.
· Vantagens da impressão digital de etiquetas
- Grande flexibilidade: a impressão digital de etiquetas facilita e agiliza a personalização. Pode-se modificar facilmente desenhos, textos, imagens e códigos de barras para criar etiquetas únicas que satisfaçam as necessidades específicas de cada produto ou cliente. Isto dá-lhe flexibilidade para adaptar as etiquetas aos requisitos e mudanças do seu negócio.
- Alta qualidade: a impressão digital consegue quase a mesma qualidade que os processos tradicionais de impressão em offset. Proporciona cores brilhantes e imagens nítidas.
- Tecnologia respeitadora do meio ambiente: em comparação com os métodos de impressão tradicionais, a impressão digital de etiquetas gera menos resíduos, consome menos energia e está menos exposta a substâncias químicas. Pode escolher materiais ecológicos para as etiquetas e tintas sustentáveis para a impressão.
- Poupança de custos: não há chapas de impressão nem custos de preparação antes da impressão, pelo que as etiquetas podem ser impressas em pequenas quantidades de forma rápida e económica.
· Inconvenientes
Não obstante, há algumas desvantagens que deve ter em conta caso escolha este método de impressão, já que podem restringir o uso dos seus brindes publicitários. Uma das principais desvantagens das etiquetas é que se aplicam no artigo e, portanto, não são tão resistentes à água e outros fatores externos. Por exemplo, podem estragar-se com a fricção e as cores podem sair caso sejam expostas à luz solar direta.
· A melhor escolha para brindes publicitários
Quando se trata de brindes e ações publicitárias, a flexibilidade é essencial para satisfazer as necessidades específicas dos clientes e dos seus destinatários. Além disso, surgem novas necessidades ao longo do ano devido às estações e aos acontecimentos especiais como o Natal, que exigem respostas rápidas. No entanto, alguns materiais, como o plástico, podem causar problemas de impressão, tal como as superfícies redondas das garrafas. É aqui que entra em jogo a impressão digital de etiquetas, que oferece uma série de vantagens:
Um alto grau de personalização graças aos processos digitalizados
Permite criar designs únicos para cada brinde empresarial, com nomes, logótipos e mensagens específicas. Isto reforça a imagem de marca da sua empresa e deixa uma impressão duradoura. Também pode oferecer brindes impressos individualmente com o nome de cada membro da equipa ou dos seus colaboradores, reforçando o sentimento de agradecimento. É uma solução pessoal, flexível e memorável para os brindes empresariais.
Qualidade e fidelidade do logótipo
Se o seu logótipo deve respeitar a sua identidade visual e representar diferentes cores, a impressão digital é a técnica ideal. Oferece uma excelente qualidade de impressão e proporciona resultados detalhados e precisos. Com este método, o seu logótipo é reproduzido fielmente, realçando todos os detalhes e matizes de cor.
Exiba o seu logótipo em qualquer ocasião
Se deseja imprimir canetas ou pens USB como brindes publicitários, a superfície de impressão é muito limitada. Com a impressão de etiquetas, terá a opção de imprimir o seu logótipo na embalagem do produto, segundo o artigo escolhido. Deste modo, o seu logo estará visível à primeira vista quando os seus clientes receberem o seu brinde. Caso não deseje imprimir no próprio artigo, isto proporcionar-lhe-á a oportunidade de se dar a conhecer.
Ideal para orçamentos reduzidos
Pode imprimir pequenas quantidades a baixo preço. São possíveis diferentes formas, tamanhos e motivos. Consegue-se uma alta qualidade de impressão com baixos custos de produção. Logo, esta técnica de impressão é perfeita se tiver um orçamento apertado. Os brindes publicitários são produzidos rapidamente, são baratos e respeitadores do meio ambiente.
A impressão digital de etiquetas oferece muitas vantagens para imprimir os seus brindes publicitários de forma eficaz e económica. Pode contar com um logótipo de qualidade mantendo os custos de produção sob controlo. Além disso, esta técnica respeita o meio ambiente, o que reforça a sua imagem de empresa responsável. Apesar de as etiquetas poderem ser danificadas, são perfeitas para oferecer pequenas quantidades. Portanto, não hesite em utilizar esta técnica de impressão.