A Gift Campaign, empresa de brindes publicitários, está presente no mercado europeu desde outubro de 2014. Esta empresa internacional tem a sua sede na cidade de Barcelona. A partir daí a startup começou a sua história de êxito com o sítio web espanhol. Lá, a empresa não só se conseguir estabelecer, mas também se converteu em líder do sector. Mais tarde foi-se expandindo para outros mercados de forma mais rápida: em 2018 marcaram presença na Itália, um ano mais tarde veio a entrada no mercado francês, em 2020 conseguiram conquistar o português, em 2021 continuaram com o sítio web holandês e, por último, há uns poucos meses, aterraram na Alemanha, já o sexto país europeu conquistado. No entanto, quem está por trás da marca Gift Campaign? Hoje temos o prazer de lhe apresentar os 2 diretores que fundaram a empresa há 8 anos: Diederik de Koning e Oriol Badia.
Descubra como dois antigos colegas se tornaram chefes de uma equipa internacional de mais de 40 colaboradores de quase 10 países diferentes.
· A última incorporação foi o mercado alemão. Porque é que não foi feita antes?
Diederik de Koning: “Como Oriol e eu vivíamos e trabalhávamos em Espanha para uma empresa Internacional no setor dos brindes publicitários seria óbvio que começássemos com uma loja online no mercado espanhol. Só tínhamos um produto: chaves de memória (pen) USB. Contudo, fomos bem-sucedidos e depois de Espanha vieram França, Itália, Portugal, os Países Baixos e há uns meses que também contamos com a Alemanha. O sucesso e a experiência obtidos em todos os países ajudam-nos a fortalecer a nossa presença na Alemanha, um mercado no qual tanto a concorrência como a procura por brindes publicitários são muito altas, já que as empresas internacionais estão sediadas lá. Marcámos forte presença em 5 países europeus e de seguida atrevemo-nos a entrar no mercado alemão. Estamos contentes porque a reação tem sido muito positiva e esperamos continuar a crescer para a nossa consolidação no mercado.”
· Voltemos atrás no tempo: como surgiu a Gift Campaign?
Diederik de Koning: “Como mencionada anteriormente, Oriol e eu éramos colegas numa grande multinacional grossista onde passámos a conhecer o mundo dos brindes publicitários. Como diretor de Marketing, eu era responsável pelos negócios internacionais. Durante este tempo observámos a evolução deste sector: as empresas que vendiam os seus produtos através de catálogos tradicionais tornavam-se cada vez menos atrativas. Por sua vez, as vendas online abriam caminho. Este feito permitia eliminar os custos de logística, vendas e marketing. Por outro lado, os negócios e-commerce ganhavam ímpeto como plataforma de compra e venda. Um sonho que me pareceu empolgante e que queria construir com Oriol.”
Oriol Badia: “Enquanto Diederik era responsável pela seleção de produtos e por manter o contacto com os nossos distribuidores e centros de impressão, eu estava encarregado de gerir o marketing online. Sabíamos que nos complementaríamos bem graças às nossas diferentes habilidades e aos nossos anos de experiência no mercado. Fundámos a Gift Campaign em Espanha, em 2014, numa altura em que o mercado online de brindes publicitários ainda era relativamente incipiente.
As empresas tradicionais do negócio por catálogo não eram suficientemente flexíveis para adaptarem as suas estratégias comerciais à Internet. Esta era a nossa oportunidade. Com uma ideia clara, a nossa loja online, a Gift Campaign, conseguiu estabelecer-se com rapidez e sucesso em Espanha. Com uma boa estratégia de SEO e a nossa boa relação qualidade/preço, somos agora líderes de mercado em Espanha e Portugal. E continuamos em crescimento.”
Diederik de Koning: “Sim, somos agora uma jovem equipa de 56 colaboradores de vários países. Por isso é que Barcelona é tão interessante para uma empresa Internacional como a Gift Campaign, já que conta com uma grande comunidade internacional. Todo o nosso pessoal de apoio ao cliente trabalha no seu idioma nativo. Atendemos em inglês, espanhol, português, francês, italiano, holandês e alemão. Além disso, contamos com equipas altamente motivadas nas áreas de TI, finanças, marketing, design e serviços.”
· Porque é que os brindes publicitários continuam a ser tão populares apesar de vivermos num mundo cada vez mais digital?
Diederik de Koning: “Em primeiro lugar, receber um presente tem um efeito psicológico positivo. O destinatário sente-se feliz com uma recordação positiva da pessoa de quem o recebeu. Adicionalmente, se o presente tiver um logótipo impresso, a marca ficará na memória. Além disso, um brinde publicitário apela a todos os sentidos, motivo pelo qual se torna eficaz e deve ser tido em conta na estratégia de marketing. 90% dos produtos promocionais oferecidos são utilizados e, além disso, mais de 80% são guardados durante mais de um ano. Por conseguinte, um brinde publicitário útil, como as clássicas esferográficas com o logótipo ou os sacos de algodão impressos serão sempre populares.”
· O que é que a Gift Campaign tem de especial? Qual o segredo do seu êxito?
Oriol Badia: “Por um lado, temos um sítio web com um aspecto atrativo. O cliente navega de forma intuitiva, encontra muitas imagens do produto, assim como uma descrição detalhada da técnica de impressão, do cuidado com o produto e com a entrega. Com uns poucos cliques, é possível carregar o logótipo e receber uma amostra de impressão digital por correio eletrónico. Deste modo, o cliente fica com uma ideia do aspecto que terá o produto acabado com o logótipo da sua empresa. Tudo isto é feito online, logo, o prazo de entrega do produto também é bastante curto. Em menos de duas semanas faz-se a gestão de todo o processo de compra desde a seleção do produto, até à impressão e à entrega ao cliente.”
Diederik de Koning: “Temos uma boa relação qualidade/preço e garantimos os melhores padrões de qualidade. Também há que destacar o nosso serviço de apoio ao cliente, o qual pode contactar nos dias úteis das 9:00 às 18:00 e que acompanha o processo de forma atenta desde o início. Queremos satisfazer os clientes e surpreendê-los com os nossos brindes promocionais. Por isso, oferecemos uma vasta gama de mais de 15.000 artigos diferentes de categorias bem diversas, como material de escritório, eletrónico ou têxtil. Também nos adaptamos a cada tipo de público, quer seja jovem ou de idade mais avançada, há presentes práticos que podem ser usados todos os dias. Para além disso, contamos com merchandising inusual. Brindes publicitários que surpreendem e fazem sorrir. Em suma, produtos que evocam muitas emoções porque é disso que se trata, criar sentimentos que prontamente se associem à marca e ao logo.”
· Há uma mudança de pensamento na sociedade. O consumo está a ser reformulado, a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente ganham cada vez mais importância, os produtos descartáveis já não fazem parte da equação. Como é que a Gift Campaign está a lidar com esta mudança?
Diederik de Koning: “Para nós, a sustentabilidade é um tema importante que implementamos a diferentes níveis. Há brindes publicitários que são sustentáveis per se. Estou a pensar nos sacos de algodão que substituem um saco de plástico descartável e que se podem utilizar uma infinidade de vezes para ir às compras. Ou as garrafas que pode encher com água quantas vezes quiser. Isto evita que se comprem garrafas de plástico prejudiciais para o meio ambiente. Outro fator são os próprios artigos de merchandising sustentável, elaborados com materiais reciclados ou que são biodegradáveis. Ampliamos continuamente a nossa gama da linha sustentável com materiais naturais, oferecemos produtos feitos de bambu, palha de trigo ou madeira provenientes de produção sustentável. Além disso, também confiamos nas normas de qualidade a nível interno. Os artigos nos quais a impressão do logótipo possa não cumprir estes requisitos, mas que estejam perfeitamente funcionais são doados às instituições de caridade. A separação de resíduos e o uso cuidadoso dos recursos também são importantes para nós na tentativa de redução da nossa pegada ecológica.”
· Dois anos após o rebentar da pandemia do coronavírus: como é que afetou o vosso negócio?
Diederik de Koning: “Os brindes são impressos principalmente cara a cara em feiras e eventos. Evidentemente, os números caíram a pique com o rebentar da pandemia. Não havia pedidos, estávamos todos em casa e não sabíamos como é que a situação evoluiria. Felizmente as coisas estão a acalmar a pouco e pouco. No início, as ações eram efetuadas a menor escala e sob as normas de higiene vigentes. Agora estas medidas já não se aplicam e tudo voltou à normalidade. Apesar de, infeliz e presentemente, muitos processos do mercado estarem sob a sombra da guerra na Ucrânia. Contudo, basicamente vemos que as empresas voltam a investir em brindes publicitários, quer seja como presentes para os clientes ou para os seus próprios colaboradores, em forma de pacotes de boas-vindas, por exemplo.”
· Como se desenvolverá e deve ser desenvolvido o site web da Gift Campaign?v
Oriol Badia: “Quanto ao sítio web, estamos sempre a trabalhar com os nossos developers em novas funcionalidades. Queremos oferecer ao cliente uma experiência de compra online o mais fácil e rápida possível. As imagens devem mostrar o produto desde várias perspetivas, tudo desde a comodidade do escritório ou a partir do telemóvel. O uso do telemóvel desempenhará um papel cada vez mais importante no futuro.”
Diederik de Koning: “No final, o que conta é o produto em si. Primeiro tem de convencer os nossos clientes e depois os clientes deles. Os brindes publicitários do futuro definitivamente serão produzidos de forma sustentável e respeitando o meio ambiente, com um longo ciclo de vida. Porque os clientes do futuro querem consumir com a consciência tranquila, serão certamente mais seletivos e apenas serão convencidos pela qualidade e sustentabilidade. Pessoalmente, olho para o futuro com bons olhos. Na Gift Campaign continuaremos com o nosso processo de internacionalização. Queremos ser líderes na Europa e conquistar outros grandes mercados.”
Tem alguma pergunta para os nossos diretores gerais? Deixe-a nos comentários e prontamente a leremos!