Todos somos cada vez mais conscientes da necessidade de uma rápida mudança nos nossos hábitos do dia a dia, já seja nas nossas casas: com produtos eco, através de ciclos de reciclagem, ao ser defensores de um consumo que seja responsável; ou mesmo no exterior, aptando por processos de produção de qualidade e ecológicos. De mãos dadas com a emergente evolução pela sustentabilidade do nosso planeta que se têm vindo a defender e apostando cada vez mais em recursos naturais e pela conservação deles, nasce o conceito da economia circular.
· O que é a economia circular
Um conceito que associa o desenvolvimento económico à melhor utilização dos recursos naturais que nos são dados pelo nosso planeta. Este processo foca-se em processos de fabricação sem precisar de usar a matéria-prima base, priorizando assim, o uso de materiais recicláveis e renováveis.
A era da economia linear está a tornar-se cada vez mais obsoleta, já que a sua linha de vida não tem benefícios para o bem-estar do nosso planeta nem da humanidade, esta economia baseia-se em extrair a matéria prima, produzir, consumir e descartar. Num cenário onde temos conhecimento diário dos efeitos negativos e de todas as alterações climáticas que o nosso planeta está a sofrer, vincular esta mudança através de uma economia eficiente e com o uso apropriado dos recursos oferecidos pelo nosso planeta é um grande benefício para todos.
Os seus benefícios são inúmeros, o maior e mais importante, proteger o meio ambiente, logo beneficiar da economia local, independência a nível de recursos ao fazer reciclagem e acabar com a necessidade de importação de matéria-prima, redução da emissão de resíduos, combate as alterações climáticas, novas relações com o cliente apostando em programas de retoma, entre outros.
No caso da economia circular a ideia é que estas matérias primas se mantenham mais tempo nos ciclos produtivos e no final de vida de cada produto seja possível transforma-lo em resíduos que se produzirão afim de voltarem a servir como matéria-prima para novos produtos, isto de uma forma repetitiva e sempre respeitosa com o meio ambiente. Propondo assim eliminar o conceito de lixo e que os materiais sejam sempre aproveitados ao máximo, utilizando a trajetória Cradle to Cradle.
· A importância dos 7 Rs na economia circular
Contudo existem processos que têm com principal objetivo a mudança dos hábitos sociais na vida quotidiana dos habitantes, os 7 Rs são o exemplo do caminho responsável pela sustentabilidade e pela economia circular. Conheça-os!
Repensar – analisar os hábitos comuns e revisar os artigos de modo a que a sua fabricação consuma o mínimo de matérias-primas possível. Adquirir apenas o que é necessário.
Recusar – Dizer não às empresas que não respeitem a natureza dos seus produtos nem o meio ambiente. Apostar num modelo mais sustentável reduzindo assim o impacto no planeta.
Reduzir – Ao utilizar produtos e embalagens na medida certa e de uma forma correta irá reduzir a quantidade de resíduos.
Reparar – Apostar na reparação dos produtos que se estragam e procurar o seu arranjo antes de pensar em comprar um novo.
Reutilizar – Como forma de aumentar a durabilidade de vida de um produto é possível, através da criatividade, poder utilizar o mesmo produto para fins diferentes.
Reciclar – Apostar em práticas de reciclagem dos resíduos que consume e utilizar matéria-prima que tenha disponível para fabricar novos produtos.
Reintegrar – O que não pode ser reciclado, pode ser reintegrado na natureza. Os produtos orgânicos não-recicláveis podem voltar à natureza em forma de compostagem.
Em Portugal, são cada vez mais as empresas a aderir a este programa de sustentabilidade através da consciência social cada vez mais presente. Poder elaborar uma estratégia comercial, baseada em orçamentos de sustentabilidade e de economia circular traz mais benefícios que riscos para todos. E em Portugal a tendência é cada vez mais de crescimento, já são mais de 1500 as empresas e negócios que apostam numa economia circular.
· O papel dos brindes ecológicos na economia circular
Devido à constante inovação que vivemos, as empresas têm cada vez mais, um papel bastante importante, para seguirmos um caminho positivo e assim poder ajudar o nosso planeta. E é aqui que entram os brindes ecológicos e a sua ampla gama, disponíveis em diversos modelos, matérias, cores, tamanhos… Este é o merchandising ideal para promover a sua empresa e surpreender o seu público-alvo.
Vinculado à consciência, que cada vez mais se está a implementar na sociedade, o merchandising ecológico tem vindo a ganhar importância no sector dos brindes e por isso são cada vez mais as opções ao seu dispor e as empresas interessadas neste produto. Estes artigos publicitários são produzidos através de matérias recicláveis ou biodegradáveis, como podem ser exemplo, o bambu, o rPET, a cortiça, o cânhamo, a madeira, entre outros.
Ao oferecer produtos ecológicos, demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade do planeta e o interesse em transformar o seu percurso em pegadas verdes. Isso motiva os ofertados, sejam eles clientes, trabalhadores ou fornecedores.
Oferecer brindes de usabilidade diária e de uma grande utilidade, para além de dar muita visibilidade à empresa fará com que os ofertados jamais se esqueçam do momento em que receberam o artigo e relembrem sempre a empresa e a marca.
O mais importante é podermos contribuir na mudança, que é tao necessária para o nosso planeta. Já seja de forma ativa, aplicando mudanças no nosso dia-a-dia ou sensibilizando os indivíduos, ensinando e demonstrando que o uso de artigos ecológicos trazem inúmeros benefícios para a nossa vida.
E você aplica o conceito de economia circular na sua empresa? Utiliza uma produção sustentável e amiga do ambiente? Conte-nos tudo nos comentários!