Num mundo onde a concorrência é cada vez mais intensa, destacar-se e atrair clientes é essencial para o sucesso de uma marca. Neste sentido, os doces converteram-se numa boa ferramenta de marketing, original e divertida para quem quer promover a sua marca. E em particular, os doces são capazes de conquistar o coração dos clientes e fazer brilhar as empresas. Aliado ao anterior, podem ser utilizados em múltiplas ocasiões: feiras, campanhas de marketing ou eventos corporativos.
Neste artigo descobriremos juntos como escolher o tipo de doces e personalização mais adequados para a sua marca e como os utilizar numa campanha promocional, apresentando exemplos bem-sucedidos de empresas que o utilizaram estas delícias para se publicitarem eficazmente.
Os doces personalizados como ferramenta de marketing
Os doces personalizados tornaram-se numa ferramenta de marketing nas últimas décadas com popularidade crescente nas estratégias promocionais das empresas. Um momento significativo foi o auge do marketing promocional nos anos 80 e 90, quando as empresas começaram a procurar maneiras criativas e económicas para se darem a conhecer. Isto levou ao uso de brindes personalizados, incluindo doces, como presentes em feiras, eventos corporativos e como parte de campanhas publicitárias.
No entanto, nos últimos anos, com o aparecimento das redes sociais e o comércio eletrónico, os doces têm sido utilizados como parte de campanhas de fidelização online. As empresas oferecem-nos como prémios ou brindes para fomentar a interação nas redes sociais ou para recompensar os clientes leais.
Porquê escolher doces personalizados com a marca?
Os doces são muito mais do que simples guloseimas, criam um vínculo emocional único com o público. Haribo, a célebre marca alemã de doces, fundada em 1920, é um claro exemplo disto. As suas gomas em forma de ursinho transformaram-se num ícone de estilo e sabor, pois representam uma pequena escapadela ao alcance de todos, um momento de felicidade para miúdos e graúdos.
Quando o logótipo da sua empresa parece num doce, é criada uma associação imediata com a sua atividade comercial. Cada vez que se saborear um doce com o logo, a sua marca estará no centro da atenção.
Graças à sua variedade de formas e cores, os doces são extremamente versáteis, assegurando assim o êxito de qualquer campanha. Além disso, podem ser adaptados para satisfazer as necessidades de qualquer marca e público-alvo. A capacidade de imprimir o logo ou o lema da empresa nas embalagens ou no invólucro oferece uma vantagem competitiva considerável, já que aumenta a visibilidade da marca.
Por exemplo, pode distribuir doces personalizados durante feiras e eventos empresariais para captar a atenção dos visitantes, incluí-los nos pacotes de envio das suas encomendas para oferecer uma experiência de compra mais memorável ao cliente ou, inclusive, podem servir para adoçar a espera dos visitantes no seu escritório ou estabelecimento.
Por outro lado, são uma excelente ferramenta para chamar a atenção nas redes sociais. Pode aumentar a visibilidade da sua marca e gerar interesse à volta da sua empresa criando um hashtag personalizado e convidando os seus seguidores a publicarem fotos dos seus doces.
Um exemplo bem sucedido foi o da cadeia de restaurantes Olive Garden que — nos Estado Unidos — oferece aos seus clientes doces com o seu próprio logótipo no fim da refeição. Esta estratégia contribuiu para a fidelização dos clientes existentes e gerou um passa-palavra positivo. Efetivamente, os doces converteram-se na imagem de marca da Olive Garden e num exemplo de como um simples gesto pode ter um impacto duradouro na perceção da marca e na fidelização dos clientes.
Resumindo, se está à procura de uma forma original e eficaz para promover a sua marca, os doces personalizados podem ser a solução perfeita. São também uma opção económica e que oferece múltiplas possibilidades.
Como desenhar campanhas publicitárias inesquecíveis com doces
Se quer criar uma campanha publicitária eficaz, deixamos-lhe alguns conselhos simples a seguir:
- Definir o objetivo da campanha: o primeiro ponto é estabelecer o objetivo da campanha: Quer aumentar as vendas? Quer melhorar o reconhecimento da marca ou convidar o público a participar? Definir claramente o objetivo dar-lhe-á uma ajuda a planear o resto da campanha.
- Conhecer o seu público-alvo: entender o seu público é fundamental. Quais são os seus gostos, interesses e necessidades? Estes dados ajudá-lo-ão a criar doces personalizados particularmente concebidos para o seu público-alvo.
- Escolher o tipo de doces mais adequado: há muito por onde escolher: rebuçados, minichocolates, gomas e muito mais. Selecione o tipo de doce que melhor se adapta ao objetivo da campanha e às preferências dos seus clientes.
- Personalize os doces: certifique-se de que os doces mostram claramente o seu logótipo e a sua mensagem para promover eficazmente a sua marca. Além disso, lembre-se de que os rebuçados personalizados devem ser um reflexo da identidade visual da sua empresa e opte por cores em concordância com a sua identidade visual.
- Escolha o momento adequado para os entregar: planeie estrategicamente a data de entrega dos mesmos. Podem ser oferecidos em eventos, feiras, atividades de marketing nas ruas, lançamentos de novos produtos ou como parte de publicidade sazonal.
- Inclua as redes sociais: utilize as redes sociais a seu favor para aumentar a visibilidade da sua campanha. Crie hashtags únicos e encoraje o público a partilhar fotos dos doces. Também pode organizar concursos ou sorteios para obter maior participação.
- Analisar os resultados: no fim da campanha, avalie os resultados. Alcançou os objetivos? Que métricas pode usar para avaliar a eficácia da campanha? Utilize estes dados para obter informação preciosa e melhorar as suas iniciativas futuras.
O objetivo final deve ser criar uma memória duradoura e os doces podem ser um pequeno gesto que faz uma grande diferença na imagem da sua marca. Ademais, é importante conseguir que o seu público fique com uma boa lembrança sua.
Seguindo estes simples conselhos, poderá desenhar uma campanha publicitária original, eficaz e, acima de tudo, inesquecível.
Caso de sucesso: A Coca-Cola e os doces da felicidade
Uma marca muito famosa pelos seus belos anúncios. Em 2019, na Itália, lançou uma campanha promocional denominada de “Doces da Felicidade”. Para a ocasião, foram criados doces alegres e coloridos com o logo da Coca-Cola e as palavras “Partilhe a felicidade”, os quais foram distribuídos de forma gratuita na compra de uma bebida da marca nos pontos de venda participantes.
A ideia era simples mas eficaz: os doces eram um pequeno gesto de gentileza que alentava as pessoas a partilharem a felicidade. Qualquer pessoa que recebesse um era encorajada a dá-lo a outra pessoa e a partilhar um momento de alegria e felicidade. Esta campanha tornou-se viral nas redes sociais, com pessoas de todo o mundo a partilharem os seus momentos de “Doces da Felicidade”.
Esta estratégia teve um impacto significativo na imagem de marca da Coca-Cola. Transmitiu a mensagem de felicidade e partilha associada à marca, de forma única e apelativa. Os doces personalizados permitiram à Coca-Cola estabelecer um vínculo emocional com o público e transformar um gesto singelo num movimento global.
Muitas outras marcas famosas utilizaram doces personalizados como parte das suas estratégias de marketing e publicidade ao longo dos anos.
- Airbnb: criaram doces no seu logótipo junto com a mensagem “Belong Anywhere” e distribuíram-nos aos hóspedes em diferentes lugares. Isto fez com que a experiência de viagem fosse única e reforçou a mensagem do Airbnb de fazer com que as pessoas se “sentissem em casa em qualquer lugar”.
- McDonald’s: a cadeia de fast food ofereceu ocasionalmente doces nos seus Happy Meals ou como parte de promoções sazonais.
- Starbucks: a cadeia de cafés ofereceu-os em diversas ocasiões durante festividades ou como parte de promoções especiais.
- Nike e Ford: também foram utilizados nos sectores como o da roupa desportiva ou da indústria automóvel como parte das promoções de vendas.
Como demonstrado pelas histórias de sucesso de muitas marcas, os doces personalizados são uma ferramenta de marketing original e divertida para a publicidade. Graças à sua versatilidade e capacidade de personalização, podem ser utilizados em múltiplos contextos para satisfazer as necessidades de cada empresa.
Neste artigo vimos como escolher o tipo de doce e a personalização mais adequada para a sua marca, como os utilizar numa campanha promocional e exemplos de sucesso de empresas que aproveitaram estes deliciosos doces e conselhos. Lembre-se sempre de que estes devem representar a sua marca de maneira coerente e elegante, captar a atenção do público e criar uma experiência de compra memorável. Temos a certeza de que, seguindo os nossos conselhos, poderá criar uma campanha publicitária bem-sucedida com doces personalizados.