Que levante a mão quem até ao dia de hoje nunca utilizou uma caneta Bic ou nunca viu nem usou o também clássico e conhecido isqueiro disponível em diversas cores. A Bic é uma empresa/marca bastante famosa e reconhecida mundialmente, o seu desenho característico e simples já fez história e continuará a fazê-la. Transformou a forma como escrevemos e tornou a escrita muito mais acessível para todos.
No mundo da era tecnológica, repleto de computadores e smartphones que nos permitem ter todos os nossos compromissos bem programados em agendas virtuais, a indústria das canetas Bic nunca diminuiu, na verdade, está em plena expansão. Como é possível? A verdade é que a paixão pela escrita ainda não foi completamente superada, felizmente. Podemos dizer que, apesar de iPad´s, portáteis e smartphones serem usados para anotar tudo o que precisamos, o prazer de sentar e escrever ainda é um hábito na nossa sociedade.
Neste artigo, queremos contar os segredos desta empresa de fama mundial e o seu sucesso atemporal como marca icônica no setor de papelaria e artigos de escrita.
· Um pouco de história
En França, após a Segunda Guerra Mundial, um jovem chamado Marcel Bich fabricava peças de reposição para as esferográficas de penas. Enquanto isso, acreditando no potencial da esferográfica, trabalhou incansavelmente por dois anos para melhorar o primeiro modelo inventado pelo húngaro László Biró e, em dezembro de 1950, que lançou: a BIC Cristal, que hoje tem nada menos que 74 anos.
Com o seu design simples, praticidade e preço acessível, a caneta BIC tornou-se a esferográfica mais vendida do mundo e faz parte do nosso legado cultural.
Em 1954, a caneta BIC® chegou à Itália, depois aos Países Baixos, Áustria, Suíça e Espanha. Três anos depois, a BIC® adquiriu a Biro Swan no Reino Unido, expandindo-se depois para a Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
Marcel Bich também foi um visionário no que diz respeito ao marketing: para garantir que a sua marca fosse facilmente reconhecível, ele colaborou com o designer Raymond Savignac e juntos criaram a famosa campanha “Elle court elle court, la pointe BIC” em 1952. Depois, em 1961, criaram o já famoso personagem com a cabeça em forma de esfera e a cor, cor de laranja tornou-se a cor oficial da BIC®.
Em 1970, o lançamento da esferográfica de 4 cores e, nos anos seguintes, começaram a diversificar rapidamente, ampliando sua gama de produtos e introduzindo isqueiros, maquinas de barbear, materiais de desenho e produtos de correção. Cada novo produto mantém os mesmos princípios de simplicidade, qualidade e preço acessível que tornaram a caneta esferográfica BIC Cristal um sucesso.
Hoje em dia, a BIC® possui e gerencia 24 instalações principais a nivel mundial, está presente em 160 países e conta com 14,934 milhões de funcionários em todo o mundo.
Além de ser uma marca de sucesso, a BIC também demonstrou um forte compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A empresa tem-se concentrado na redução do impacto ambiental dos seus produtos através do uso de materiais recicláveis e processos de produção mais ecológicos.
· 15 curiosidades que talvez não conheça
1 – Cada caneta, considerando a tampa, mede 14,9 cm de altura e 1,2 cm de largura.
2 – A linha BIC Cristal evoluiu para mais de 60 modelos e 15 cores.
3 – Cada caneta pode escrever até 3 quilómetros.
4 – A tampa sempre tem a mesma cor que a tinta.
5 – O corpo tem uma forma hexagonal porque dessa forma é mais difícil que role pela mesa. Além disso, essa forma permite uma melhor aderência.
6 – O buraco no corpo da caneta serve para regular a pressão interna. Se não estivesse presente, à medida que a tinta fosse sendo consumida, criaria-se um vácuo que impediria o fluxo de tinta para a esfera.
7 – Inicialmente, a tampa não tinha um buraco; este foi introduzido na década de 1980 por razões de segurança. Muitas pessoas têm o hábito de morder a tampa da caneta, então se for acidentalmente ingerida, o buraco permite a passagem de ar, reduzindo significativamente o risco de asfixia.
8 – A caneta só escreve se estiver orientada para baixo porque precisa da força da gravidade para permitir que a tinta alcance a esfera. Portanto, se tentar escrever enquanto estiver deitado de costas, depois de um tempo ela deixará de escrever.
9 – Uma marca de museu: Desde 2021, a BIC® é um objeto de design e faz parte da coleção permanente do Museum of Modern Art (MOMA) de Nova York e, desde 2006, também no Centre de Création Industrielle Georges Pompidou de Paris.
10 – Em 2021, para comemorar os 70 anos, foi criada uma versão com corpo de alumínio opaco, o logo BIC gravado a laser, feito de material reciclado e recarregável.
11 – Para garantir sua qualidade, mais de 70 verificações são realizadas durante o processo de produção.
12 – À primeira vista, a BIC Cristal parece ter um design extremamente simples, mas na realidade é muito complexa do ponto de vista técnico.
13 – 9 em cada 10 pessoas reconhecem a caneta BIC.
14 – A BIC tem sua própria coleção de arte moderna com mais de 250 obras de artistas reconhecidos mundialmente ou emergentes. Todas as obras de arte têm algo em comum: foram feitas com suas canetas.
15 – Desde 2021, pode comprar canetas BIC personalizadas com o seu logótipo também na Gift Campaign. Além do modelo clássico, também temos outros designs desta marca icônica.
Conhecia algumas destas curiosidades? Ou conhece outras? Conte-nos tudo nos comentários.