Como empresa, muitas oportunidades de patrocínio de eventos estão ao seu alcance! Festivais de música, teatro, competições desportivas, eventos culturais, exposições, feiras profissionais… O patrocínio desses eventos traz inúmeros benefícios. De facto, oferece grande visibilidade e reforça a imagem de marca, mas não só! Verá que é um recurso importante na sua estratégia de marketing global. Em troca, oferece apoio financeiro, os seus serviços, descontos ou material, de acordo com as suas possibilidades. Então, como proceder para ser o patrocinador de um evento e tirar todos os benefícios disso?
· O que é um patrocínio de um evento para uma empresa?
Para uma empresa, o patrocínio é uma relação “ganha-ganha” entre uma marca parceira e um evento de qualquer tipo. O patrocinador obtém espaços de visibilidade, suportes publicitários do evento que podem ser, por exemplo:
- Os cartazes;
- Os bilhetes;
- O site;
- Os folhetos;
- As camisolas dos desportistas;
- As linhas de chegada;
- As tribunas;
- Os palcos, etc.
Os organizadores podem também oferecer espaços de exposição, stands para apresentar produtos ou serviços. Alguns dão, além disso, a oportunidade aos parceiros de conduzir conferências ou de participar em intervenções.
As parcerias podem ter naturezas diferentes.
O patrocínio financeiro
Baseia-se na troca de uma determinada quantia em dinheiro por parte da empresa parceira por espaços publicitários nos diferentes suportes e meios de comunicação do evento.
Desta forma, beneficiará de uma grande visibilidade ao ver o seu logótipo exibido em diferentes locais e suportes do evento. No entanto, essa visibilidade será mais ou menos significativa conforme o valor do financiamento acordado. De facto, as marcas parceiras que contribuírem com mais fundos serão naturalmente mais destacadas. Elas aparecerão de forma mais visível do que aquelas que contribuírem com uma quantia menor. Note que este tipo de patrocínio é o mais comummente utilizado.
Um patrocínio material
Neste caso, uma marca que patrocina um evento pode emprestar equipamentos e material em troca de espaços promocionais. Por exemplo:
- Uma marca de bebidas pode fornecer copos de plástico, guarda-sóis promocionais e outros brindes para o evento.
- Uma marca de equipamento musical pode também emprestar material de som em troca de visibilidade.
Através deste processo, os seus produtos estarão presentes no local, servindo como uma montra para o material, além do espaço publicitário negociado.
Um patrocínio em troca de serviços
Neste tipo de parceria, uma marca pode oferecer um desconto nos seus serviços ou até mesmo oferecê-los em troca de publicidade. Pode tratar-se, por exemplo, de descontos na impressão de cartazes e folhetos se for uma gráfica. Se for um meio de comunicação, como uma rádio, um jornal ou um site internet, também pode oferecer visibilidade através de espaços publicitários.
· Quais são as vantagens para uma empresa ao patrocinar um evento?
Patrocinar um evento é uma estratégia de comunicação eficaz, que foge dos caminhos habituais dos meios de comunicação tradicionais. As vantagens são numerosas, por isso muitas empresas decidem apostar nesta estratégia.
Aproveitar os espaços publicitários e o público
Se optar por patrocinar um evento, será para, em troca, receber visibilidade. De facto, este modelo de comunicação permite alcançar um público-alvo mais ou menos amplo, dependendo da dimensão do evento. No entanto, mesmo que o evento seja apenas local, o impacto de uma campanha de patrocínio bem conduzida pode ser significativo.
Novo conteúdo para comunicar
Como patrocinador, tem tudo a ganhar ao promover o evento que está a apoiar. De facto, o sucesso do evento também se reflectirá no sucesso da sua marca por associação. Assim, quanto mais pessoas participarem, mais terão a oportunidade de ver o seu logótipo e de o conhecer.
Além disso, outra vantagem importante é que terá conteúdo para comunicar antes, durante e depois do evento. Pense também que, ao partilhar nas redes sociais a sua parceria, estará a associar-se à imagem de marca e aos valores do evento. Assim, alcançará o público do evento e ampliará a sua comunidade.
Uma oportunidade para enriquecer a sua rede e abrir-se a novas oportunidades
É também uma oportunidade para conhecer outros profissionais de um setor que lhe interessa ou outras marcas patrocinadoras. Muitas empresas estão presentes e isso pode levar a futuras colaborações ou novas parcerias.
Ser convidado para os eventos para trabalhar, mas também para aproveitar
Outra vantagem é que, geralmente, as marcas que patrocinam também são convidadas. Isso permite verificar se tudo está a correr bem no dia do evento, mas também criar conteúdo para as redes sociais, conhecer novas pessoas do setor e, claro, aproveitar o evento.
· Como patrocinar um evento? Em 5 etapas simples
Aqui estão alguns conselhos a seguir passo a passo para se tornar parceiro de uma marca e alcançar os seus objetivos.
1- Fazer um estudo de mercado e um plano de marketing
Antes de patrocinar um evento, realize um estudo para verificar se o evento corresponde às suas expectativas. Deve conhecer, entre outros, se:
- Adere aos seus valores;
- Alcança o seu público-alvo;
- Dispõe de suportes publicitários suficientes e impactantes;
Mas também:
- Os custos previsíveis;
- O número de parceiros previstos;
- Os resultados do projeto anterior;
- E, por fim, as eventuais oportunidades.
Pode solicitar os dados demográficos dos participantes para garantir que correspondem aos seus potenciais clientes. Assim, assegura-se de que o evento é relevante para a sua empresa.
2- Prepare-se com antecedência e dê o primeiro passo
A organização de um evento é feita com 1 ano a 6 meses de antecedência. Prepare-se com tempo suficiente para antecipar as suas necessidades e negociar as suas contribuições e os espaços publicitários desejados. Contacte o serviço de comunicação do evento, apresentando-se e explicando o seu projeto. Complete a ficha de candidatura, caso exista.
3- Negocie as trocas
Deve negociar de forma a que ambas as partes saiam a ganhar. Pense em como pode ser melhor destacado e como pode contribuir. A colaboração deve ser frutífera: cada um traz vantagens e oportunidades ao outro.
Os patrocinadores de eventos e outras empresas parceiras geralmente precisam de descarregar e apresentar um planeamento completo do projeto. Um contrato será então estabelecido entre as duas partes com as condições do patrocínio.
4- Prepare a sua estratégia promocional
Depois de ser selecionado e de preparar a sua estratégia de comunicação, envie todos os documentos de que o evento precisará: visuais, brochuras, texto explicativo, link para as redes sociais, manual da empresa, logótipo, etc. Planeie as suas publicações nas redes sociais e comunique regularmente sobre a sua parceria.
5- Ofereça brindes promocionais aos participantes
É também o momento de preparar o seu stand com brindes publicitários personalizados com o seu logótipo, como os que oferecemos na Gift Campaign.
A comunicação através de objetos é um verdadeiro aliado numa estratégia de patrocínio. Estes objetos personalizados com o seu logótipo são de baixo custo, úteis e apreciados por todos. Eles proporcionarão grande visibilidade durante o evento. Com uma vasta escolha, existem opções para todos os tipos de eventos:
- Festival: chapéu, leque, balões insufláveis, guarda-sóis, óculos de sol…
- Evento desportivo: fitas para o pescoço, bonés, T-shirts, pulseiras, garrafas…
- Feira profissional: cadernos, canetas, sacos de tecido, pen drives, lápis…
É o momento ideal para oferecer brindes promocionais. De facto, os atos de generosidade têm um impacto muito positivo. Assim, esta experiência valorizada pelo público será associada à imagem da sua marca.
· Quanto custa patrocinar um evento?
Hoje em dia, não são apenas as grandes marcas que podem patrocinar um evento. Empresas de todas as dimensões podem aproveitar esta oportunidade.
O preço do patrocínio vai depender de vários fatores, como o tamanho, a importância do evento e o espaço publicitário desejado. Em qualquer caso, deve ter em mente que a ideia é ganhar notoriedade para, em seguida, aumentar o seu volume de negócios, rentabilizando assim a campanha.
Por exemplo, uma grande marca pode patrocinar um evento desportivo ou apoiar uma equipa famosa. O preço do patrocínio será muito elevado, mas a associação da marca ao desporto e aos seus valores é sempre positiva. A visibilidade gerada e os benefícios em termos de marketing serão significativos.
Por outro lado, uma pequena empresa pode ser a patrocinadora de um evento local e oferecer material e brindes publicitários. O custo será significativamente menor, mas o impacto da visibilidade e da notoriedade pode ser, ainda assim, muito importante.
· Conclusão: como patrocinar um evento?
Patrocinar um evento é muito mais do que uma simples operação de marketing. É uma oportunidade de reforçar a sua imagem de marca, de alcançar um novo público e de criar ligações duradouras com a sua comunidade. Ao escolher eventos que estejam alinhados com os seus valores e o seu público-alvo, maximiza a sua visibilidade e o seu retorno sobre o investimento. Não hesite em dar esse passo e tornar a sua empresa um protagonista indispensável no setor dos eventos!