Existe um interesse crescente por parte das marcas, compradores e distribuidores em demonstrar o seu compromisso ambiental e o baixo impacto das suas ações no planeta. Isto deve-se essencialmente, ao crescimento da economia de baixo carbono e ao desenvolvimento sustentável global, que promovem a reutilização e a reciclagem de materiais com o objetivo de reduzir a dependência de recursos não renováveis.
Neste sentido, um relatório da Nielsen revela que 73% dos consumidores a nível mundial estariam dispostos a mudar os seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental, um dado que levou as empresas a reconhecer a importância de implementar medidas sustentáveis na sua cultura corporativa. É aqui que a certificação GRS assume um papel fundamental.
· O que é o certificação GRS?
O selo GRS (Global Recycled Standard) é uma norma internacional que garante que os produtos são fabricados com materiais reciclados e que cumprem todos os requisitos ambientais e sociais.
Esta certificação é emitida pela Textile Exchange, uma organização global sem fins lucrativos que promove impactos positivos no clima e na natureza dentro da indústria da moda, têxtil e de confeção. Atualmente, esta instituição estabelece os padrões mais avançados a nível global, pelo que as empresas que consigam obter a certificação GRS demonstram um verdadeiro compromisso com os valores da sustentabilidade e com o planeta.
A norma GRS aplica-se tanto às matérias-primas recicladas, como aos produtos semiacabados e acabados fabricados com esses materiais. Admite diversos tipos de materiais reciclados, como têxteis, plásticos, vidro, couro ou metais.
· Objetivos da certificação GRS?
A missão da Textile Exchange com este projeto é aumentar a transparência e a segurança das fibras recicladas. Para isso, definiu três objetivos principais: alinhar as definições do termo “reciclado” em várias aplicações; verificar o conteúdo reciclado nos produtos e fornecer uma base fiável para decisões de compra sustentáveis.
Além disso, a certificação GRS abrange quatro áreas de análise e conformidade:
- Requisitos de material reciclado: garantir a presença e a qualidade do conteúdo reciclado nos produtos finais.
- Princípios ambientais: reduzir o impacto ambiental da produção.
- Princípios sociais: assegurar um processamento mais ético dos produtos.
- Requisitos químicos: promover uma maior proporção de conteúdo reciclado. O uso do logótipo GRS no produto só é autorizado quando este contém mais de 50% de materiais reciclados.
· A quem se destina?
A certificação Global Recycled Standard destina-se a recicladores, fabricantes de produtos semiacabados e acabados, distribuidores e marcas que pretendam obter reconhecimento por produzirem com materiais reciclados e seguirem práticas responsáveis.
Entre os principais setores interessados estão as empresas da indústria têxtil, em atividades como reciclagem, fiação, estampagem, costura, tecelagem e tingimento.
Também se incluem organizações do setor do plástico, como recicladores mecânicos e químicos, empresas de trituração, extrusão, moldagem e fabricantes de embalagens.
Por fim, surgem ainda produtores das indústrias alimentar e cosmética, como fabricantes e marcas que utilizam embalagens com materiais reciclados.
· Verificação passo a passo: como funciona o selo GRS
Para garantir que todos os requisitos são cumpridos, a Textile Exchange implementa um rigoroso processo em cinco etapas, com a participação ativa de todas as partes interessadas: fornecedores, produtores, marcas e retalhistas a nível mundial.
- Verificação do material reciclado: os materiais são verificados de acordo com as normas ISO que definem o termo “reciclado”, aceitando-se materiais pré-consumo e pós-consumo.
- Produção responsável: para obter o selo GRS, uma unidade produtiva deve cumprir requisitos ambientais e sociais exigentes. É proibido o uso de substâncias químicas perigosas.
- Cadeia de custódia: garante o rastreio das fibras ao longo de todo o processo de produção, desde a matéria-prima até ao produto final.
- Certificação credível: cada fase da cadeia de fornecimento é auditada por um organismo externo de certificação, salvaguardando a fiabilidade e exclusividade do selo.
- Processo de rotulagem: após verificação da conformidade, os produtos podem ser etiquetados com o logótipo GRS, permitindo uma comunicação transparente no momento da compra.
· Como obter a certificação da Textile Exchange?
Apesar de o processo de certificação já ter sido descrito, é importante mencionar o que fazer para obter oficialmente a etiqueta GRS.
Em primeiro lugar, nunca é demais reforçar que se trata de uma certificação voluntária. Apenas as empresas que desejarem obter o selo devem iniciar o processo.
O primeiro passo é selecionar um organismo de certificação com acreditação válida, reconhecido pela Textile Exchange. Posteriormente, deverá ser apresentado o formulário de candidatura ASR-206, após o qual é emitida uma fatura relativa à taxa de candidatura, necessária para iniciar a análise da candidatura.
Uma vez comprovadas as qualificações da empresa, a candidatura é aceite provisoriamente.
Para qualquer dúvida, recomenda-se contactar diretamente a Textile Exchange através do seu formulário de contacto oficial.
· Vantagens dos produtos certificados com o selo GRS
Como referido, o principal valor da certificação GRS é a garantia de origem dos materiais e do compromisso ambiental da empresa.
No entanto, vender ou comprar artigos com a certificação GRS traz muitas outras vantagens, uma vez que aumenta a credibilidade e a transparência das marcas em matéria de sustentabilidade. Ao demonstrar que os produtos contêm uma percentagem real de material reciclado e que o seu processo de fabrico segue critérios sociais e ambientais responsáveis, as empresas reforçam a sua reputação e geram maior confiança. Trata-se de uma boa forma de se diferenciarem da concorrência, atrair um público mais ecoconsciente e potenciar o chamado Green Marketing.
Por outras palavras, perante a crescente preocupação com o bem-estar do planeta e a adoção de hábitos mais sustentáveis, demonstrar que a empresa aposta em produtos respeitadores do meio ambiente pode ser essencial. Por esse motivo, na Gift Campaign, o compromisso é cada vez maior em integrar no catálogo de brindes publicitários produtos de todos os tipos que tenham o selo GRS. Convida-se todos a descobri-los.