Sabia que os eventos desportivos e os brindes publicitários formam uma excelente aliança? As competições de futebol, ciclismo ou basquetebol (para mencionar apenas três exemplos) já não são vistas apenas através da televisão. São cada vez mais os que optam por praticar desportos como a corrida, o ciclismo, o crossfit ou qualquer outra modalidade desportiva.
E se apenas 5% dos portugueses faz exercício regularmente (de acordo com os dados do Eurobarómetro divulgados em abril de 2019), cada vez é maior a variedade dos desportos escolhidos. E também aumentou o interesse em torno a eventos relacionados com a prática de desporto. Já não é suficiente sair para correr no parque mais próximo de casa, ir várias vezes ao ginásio depois do trabalho ou aproveitar o domingo de manhã para dar um passeio de bicicleta com os amigos. Agora são muitos os que optam por participar numa maratona, numa prova de ciclismo ou em torneios para amadores.
Este interesse crescente em torno à participação em eventos desportivos é uma excelente oportunidade para as empresas. São momentos ideais para oferecer um detalhe aos participantes, com merchandising desportivo que ajude a melhorar a imagem de marca. Dependendo da modalidade desportiva, há vários artigos promocionais que podem funcionar muito bem.
O running é, obviamente, um dos desportos-rei nesta tendência. Quem não conhece um evento desta modalidade no seu bairro, aldeia ou cidade? E há provas de todos os tipos: desde a localidade mais pequena que organiza pelo menos uma prova anual até às importantes maratonas nas principais metrópoles do mundo. Além disso, estes são eventos muito populares, que contam com a participação de públicos muito variados.
· Uma grande variedade de brindes: desde as T-shirts aos gadgets tecnológicos
Se uma empresa patrocina uma destas provas, pode oferecer algum produto publicitário que seja útil para os corredores. A opção clássica das T-shirts funciona sempre, já que os corredores gostam de ir claramente identificados como participantes na prova, pelo que são uma excelente oportunidade para incorporar o logotipo do patrocinador de forma bem visível.
Mas também se pode optar por outro tipo de brindes promocionais que sejam práticos para os corredores. Bolsos impermeáveis ou térmicos para transportar os objetos imprescindíveis durante a prova ou uma garrafa para beber água, já que a hidratação é fundamental nas provas mais longas, são excelentes exemplos. E uma alternativa muito interessante podem ser as braceletes para colocar o telemóvel enquanto se pratica desporto.
Uma boa parte destes brindes para corredores pode ser aplicada a outros desportos, com um pouco de imaginação. Os ciclistas, por exemplo, também vão gostar de receber um bolso ou uma mochila para os seus acessórios. E o mesmo se aplica a outros desportistas.
As empresas que optarem por fazer um investimento maior podem recorrer aos gadgets desportivos que também estão na moda. Aqui há várias opções que vale a pena considerar: lanternas para provas com pouca luz, bússolas para saídas em bicicleta pela montanha ou podómetros para os corredores.
· A febre dos brindes publicitários no futebol
Outra possibilidade a ter em conta no patrocínio de eventos desportivos consiste em prestar mais atenção ao público que aos participantes. E, neste caso, o ideal será apostar por brindes promocionais que ajudem os assistentes a apoiar a sua equipa ou desportista favorito: apitos, cornetas, pintura para a cara, etc.
Outra ideia interessante para oferecer ao público que assiste a estes espetáculos desportivos são os brindes corporativos que os ajudem a ter uma experiência mais confortável. Pense em algumas das provas mais populares. Um jogo de futebol dura quase duas horas. E uma prova de Fórmula 1 ou motociclismo pode durar uma manhã inteira.
Para estes casos há produtos de empresa muito variados, desde uma pequena almofada dobrável para que o público se possa sentar durante o evento, a divertidas garrafas em forma de bola, por exemplo, para que o público se hidrate enquanto assiste ao espetáculo desportivo. Para que possam proteger-se do sol, também há opções interessantes como uns óculos de sol personalizados com o logotipo e as cores da marca, ou um boné.
Como vê, os responsáveis das empresas têm muitas opções para melhorar a sua estratégia de branding em eventos desportivos. Poderão criar brindes promocionais para associar a sua imagem de marca com atividades de popularidade crescente. A combinação de eventos desportivos e brindes publicitários é uma fórmula vencedora.