Portugal têm muita história e cultura, mas há algo que conecta uma grande parte da população. Além da boa comida e das praias, o futebol é essencial para muitas das familias portuguesas. Não falamos só das paixões que despertam os clubes importantes do país, mas também da própria seleção nacional.
O futebol é o desporto rei: sem dúvida o mais amado, seguido e praticado. E não só no nosso pais! É seguido por mais de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo, praticamente um em cada dois seres humanos.
Com o artigo de hoje não vamos apenas destacar a importância desta atividade, mas também vamos explicar quais as oportunidades que pode aproveitar para promover a sua marca através de brindes publicitários. Assim que, junte-se a nós para descobrir as chaves de êxito do merchandising de futebol.
· Os números do futebol
Este é mais do que um desporto em Portugal. Faz parte do estilo de vida de muitas pessoas que acompanham diariamente as novidades da sua equipa. Além disso, a presença na Euro Copa e na Copa do Mundo, há mais de uma década, alimentaram ainda mais essa paixão.
Segundo dados divulgados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o número de federados neste país não parou de crescer. Nos últimos dois anos atingiu o record de 197.060 atletas. E agora após pandemia, pouco a pouco os estádios voltam a ter a presença dos adeptos.
O futebol é um fenómeno central na sociedade, com uma importância crescente inclusivamente nos meios de comunicação social. Cada vez mais portugueses têm interesse em futebol. E, como bem se sabe, a atenção da media é enorme, como podemos ver diariamente nas redes sociais, na televisão, na rádio… Além disso, isso reflete-se no dinheiro que movimenta e prova disso é que os direitos de emissão dos canais que emitem os jogos em direto.
· Como dar visibilidade à marca através do futebol
Tendo em conta estes números, é claro que o futebol gera uma oportunidade incrível de dar visibilidade. Não é por acaso que muitas empresas nacionais e internacionais de todos os setores patrocinam grandes eventos e equipas. No entanto, não é necessário ser uma multinacional com milhões na conta para poder investir.
As pequenas empresas também podem fazer este investimento, da seguinte maneira:
· Patrocínio de uma equipa municipal de futebol.
· Ajudar ou contribuir para um evento desportivo local.
· Organizar um torneio empresarial.
· Criação de um evento para o qual os próprios clientes também são convidados.
· Oferecer presentes aos fãs de futebol.
Indo mais para o último ponto, quantas vezes já colecionou o merchandising clássico do McDonald’s ou da Coca-Cola para a Copa do Mundo ou o Campeonato Europeu (ou já viu a notoriedade que isso gerou)? Uma pulseira, um copo, um cachecol…. Pode fazer exatamente a mesma ação, mas em menor escala e com foco em atingir o seu público.
Por isso, recomendamos-lhe merchandising para futebol:
1- Bonés personalizados
Ideais para se proteger do sol tanto no próprio estádio como em qualquer outra ocasião. Como já indicamos no nosso post sobre marketing de praia, os bonés são confortáveis, práticos e dão muita visibilidade à marca. Além disso, os adeptos das equipas acabam por utiliza-los sempre.
2- Mochilas com logo
Uma alternativa fundamental para levar a qualquer evento desportivo. Estão disponíveis em todos os tipos de modelos (de viagem, de desporto, de cordas…) assim como em diferentes materiais (cânhamo, algodão, RPET…). As mochilas têm quase tanta visibilidade quanto os bonés, por isso podem ser um presente ideal para os fãs de futebol.
3- Guarda-chuvas e ponchos impermeáveis
Exceto em condições climáticas extremas que colocam em risco a segurança das pessoas, os jogos de futebol são realizados na chuva. Portanto, os adeptos precisam de se proteger contra essas condições, já que falamos de pelo menos algumas horas ao ar livre. Por isso, eles vão apreciar ter um guarda-chuva ou uma capa de chuva e agradecerão à empresa que os ofereceu.
4- Garrafas de água reutilizáveis
Estes brindes não podem faltar em nenhuma ocasião, tanto para o dia-a-dia quanto para participar em um evento. A hidratação, principalmente no verão, é algo a se cuidar, e uma garrafa reutilizável é o acessório perfeito para isso. Além disso, pode optar por modelos standard ou outros que possuem bocal ou palhinha, que são mais focados num aspeto desportivo.
5- Luvas e cachecóis
Juntamente com o que já foi explicado com os guarda-chuvas, o tempo que se permanece no exterior quando se assiste a um jogo é prolongado e, quando as temperaturas baixam, é fundamental estar bem protegido do frio. Portanto, pode contar com esses dois acessórios personalizados com o seu logotipo. Também existem luvas especiais que permitem interagir com ecrãs táteis, o que é muito prático.
Estas são as nossas propostas de brindes para os fãs de futebol, mas há muitos outros que podem ser adaptados à sua estratégia: t-shirts técnicas personalizadas, porta-chaves, aplaudidores, copos, óculos de sol, pulseiras… O importante é escolher uma alternativa que se adapte à sua audiência e à ocasião na qual a vai oferecer.
Da mesma forma, convidamos-lhe a explorar o nosso catálogo de brindes publicitários: dispomos de merchandising económico que pode ajudar a dar visibilidade através do seu público se estiver interessado neste desporto.
Estamos à sua disposição para qualquer dúvida, esclarecimento ou sugestão e dispomos da sessão de comentários para escrever-nos o que desejar.