O mercado dos brindes empresariais continua em ascenção e a importância de que marcas apostem nestes itens para as suas acções de merchandising corporativo é relamente efectiva.
Com a crescente procura de brindes de alta qualidade, duradouros e práticos, o aço e o alumínio converteram-se nos materiais preferidos para os fabricar. Efetivamente, as suas propriedades fazem deles os eleitos para criar uma ampla gama de produtos. Neste artigo exploraremos as vantagens do aço inoxidável e do alumínio na altura de os escolher para brindes empresariais, além de vermos ideias de presentes e conselhos para escolher o mais adequado para a sua empresa.
· Aço inoxidável e alumínio: definição e diferenças
O aço inoxidável é uma liga metálica composta principalmente por ferro, crómio e níquel. Este é resistente à corrosão, o que o torna muito útil no fabrico de muitos objetos.
O termo «aço inoxidável» utiliza-se frequentemente para se referir a qualquer tipo de aço resistente à corrosão, mas, na realidade, há vários graus com propriedades diferentes quanto à resistência, dureza e soldabilidade.
O alumínio é um metal leve e maleável. Costuma ser utilizado no fabrico de produtos que requerem um alto grau de leveza como: bicicletas, canetas e embalagens alimentares.
Os brindes empresariais metálicos, como as garrafas térmicas personalizadas, costumam ser apreciados pela sua boa qualidade e durabilidade. Isto torna artigos como os termos, as canetas, os porta-chaves e porta-cartões ideais para oferecer a colaboradores ou clientes. Também se podem utilizar como presentes em feiras, conferências ou congressos. Os brindes fabricados com estes materiais costumam ser personalizados com o logótipo da empresa mediante a gravação ou impressão, desta maneira convertem-se numa excelente forma de promover uma marca de maneira elegante e perdurável no tempo.
Diferenças entre estes dois materiais
As diferenças entre ambos os metais encontram-se principalmente na sua resistência à corrosão, no seu aspecto térmico e peso. O aço inoxidável é mais resistente à corrosão, é mais pesado e tem um aspecto mais industrial e robusto. O alumínio, por outro lado, é mais leve e fácil de trabalhar. Além disso, tem um acabamento mais elegante e moderno.
Há que ter em conta que o alumínio tem uma alta condutividade térmica, o que lhe permite dissipar o calor rapidamente. Contudo, ao contrário do aço inoxidável, não se considera isotérmico porque não mantém a temperatura durante tanto tempo. Porém, há muitas garrafas e recipientes de alumínio com parede dupla, o que os torna isotérmicos. Esta parede dupla cria uma câmara de ar isolante entre as duas paredes, o que reduz a transferência de calor e frio.
Ambos os materiais têm vantagens e inconvenientes e a escolha entre um ou outro dependerá das necessidades e características que se queiram obter com o produto final.
· Vantagens de utilizar estes dois materiais
Resistência e durabilidade
Uma das principais vantagens é a resistência e durabilidade. Sabe-se que são resistentes à corrosão, à ferrugem e ao desgaste, o que lhes confere uma vida útil mais longa do que outros materiais. Em termos de durabilidade, o aço inoxidável costuma ser considerado mais duradouro do que o alumínio. Isto deve-se ao facto do aço ser um material muito forte e suportar melhor os impactos, enquanto que o alumínio é mais macio e se risca com mais facilidade.
Portanto, oferecer brindes empresariais com estes dois componentes garante uma longa vida útil e demonstra o seu compromisso com a qualidade.
Fácil manutenção
A manutenção de ambos é muito diferente devido às suas propriedades.
O aço inoxidável é um material fácil de limpar. É resistente às manchas e não se oxida facilmente, pelo que é uma escolha muito utilizada para utensílios de cozinha ou recipientes para líquidos. Não obstante, este pode sofrer riscos, pelo que é importante limpá-lo com um pano macio para os evitar. Além disso, não requer produtos de limpeza especiais, podendo ser lavado com produtos comuns como água com sabão ou vinagre branco. Isto transforma-os em brindes empresariais práticos e fáceis de usar.
O alumínio também é de fácil manutenção mas requer uma limpeza mais frequente para evitar a acumulação de sujidade e pó. É importante não utilizar produtos de limpeza ácidos ou abrasivos para não danificar a superfície. Em vez disso, igual à opção anterior, recomenda-se um produto de limpeza suave, com água e um pano.
Estética e elegância
A estética e elegância são critérios fundamentais na hora de os escolher para os brindes empresariais.
O aço inoxidável confere um toque de alta gama a qualquer produto. É um material versátil que pode ser escovado, polido ou texturizado para criar distintos efeitos visuais.
O alumínio costuma ser escolhido pelo seu acabamento brilhante e liso. Além disso, é muito leve e pode ser facilmente trabalhado para criar designs únicos e modernos.
Impacto ambiental positivo
Por último, são mais respeitadores do meio ambiente. Estes materiais são 100% recicláveis, o que os torna em brindes empresariais que valorizam o cuidado com o planeta. Além disso, o aço inoxidável é duradouro e, portanto, adequado para o uso a longo prazo. A leveza do alumínio reduz as emissões de gases de efeito de estufa durante o transporte em comparação com outros materiais mais pesados. Para além disso, o seu uso reduz o consumo de energia, já que a sua produção requer menos energia do que a de outros metais como o cobre ou zinco. Por último, nenhum dos materiais liberta substâncias tóxicas, nem sequer no fim da sua vida útil. Isto torna-os sustentáveis e limita o impacto na saúde humana e nos ecossistemas.
· Ideias de brindes
Quando se trata de brindes publicitários, as opções de aço inoxidável e alumínio são bem amplas e variadas:
– Porta-chaves: Graças ao seu tamanho reduzido e à sua utilidade, convertem-se numa alternativa muito popular.
– Canecas e garrafas de água: Estes artigos costumam ser de aço inoxidável, já que duram mais e, portanto, a visibilidade da marca aumenta. Além disso, são ideais para manter as bebidas quentes ou frias durante longos períodos de tempo.
– Canetas: Especialmente as de alumínio, são muito utilizadas pelo seu aspecto elegante e leveza. Podem ser personalizadas com o logótipo da empresa para transmitirem a imagem de marca.
– Saca-rolhas: Estes acessórios são práticos e versáteis, além de serem uma prenda original com a qual poderá captar a atenção dos clientes amantes do vinho.
As possibilidades são infinitas! E todas elas estão disponíveis para serem personalizadas com o logótipo da empresa. Desta maneira pretende-se reforçar a marca e conseguir mais notoriedade.
· Como personalizar os brindes empresariais de aço inoxidável e alumínio?
– Gravação a laser: Esta técnica permite adicionar o logótipo à superfície do objeto. A gravação é permanente e resistente, o que garante a durabilidade da personalização.
– A tampografia: É particularmente adequada para superfícies planas e regulares como porta-chaves, canetas ou canecas de aço inoxidável. Permite imprimir a várias cores.
– Impressão digital: Consiste em imprimir diretamente no objeto. Proporciona elevada qualidade e permite reproduzir detalhes muito finos.
– Serigrafia: Para impressões mono ou multicoloridas, este método garante uma boa resistência à passagem do tempo. É recomendado para brindes empresariais de aço inoxidável que tenham uma superfície plana. Além disso, permite imprimir a uma ou várias cores e garante uma boa resistência à passagem do tempo.
A escolha da técnica de personalização será diferente dependendo do objeto a ser personalizado e do efeito desejado. É importante pensar cuidadosamente nesta fase para escolher a melhor opção para si.
Resumidamente, o aço inoxidável e o alumínio são materiais versáteis, duradouros e de fácil manutenção, ideais para brindes empresariais. Graças às suas múltiplas propriedades oferecem muitas vantagens como resistência à corrosão, durabilidade e leveza. Na hora de escolher o seu merchandising, convém ter em conta a utilidade e durabilidade do produto, bem como a qualidade da gravação.
Por último, não se esqueça de que oferecer brindes pode proporcionar muitas vantagens à empresa como: reforçar a imagem de marca, fidelizar clientes e motivar os colaboradores. Por isso, não hesite mais e escolha o que melhor se adapta às suas necessidades.