No que diz respeito às tendências de brindes publicitários, não basta ter bons designs, artigos ecológicos, alta qualidade e um preço competitivo. É necessário ir um passo mais além e oferecer alternativas com características únicas.
Uma das preocupações da sociedade atual são os furtos, que, como se pode ver, têm aumentado no país em relação aos anos anteriores. Isto levou o mercado a reinventar-se e a oferecer alternativas como mochilas antirroubo e outros complementos com bolsos ocultos, tecidos antirrasgo, etc. E é aqui que entra uma das maiores inovações em segurança: a tecnologia de proteção RFID.
· O que é RFID?
O RFID é uma tecnologia de ondas de radiofrequência que serve para identificar objetos. Basicamente, é o que utiliza o contactless dos cartões para realizar pagamentos apenas aproximando-o do terminal. Desta forma, graças a esta tecnologia, sabe-se que o cartão que está a utilizar é o seu.
Esta tecnologia tem aplicações noutros setores, como o industrial, permitindo soluções de logística avançadas para identificar caixas de materiais (por exemplo) e, assim, fazer classificações com maior eficácia.
· Riscos associados ao uso de RFID
Apesar de ser algo que já temos muito integrado e que utilizamos praticamente todos os dias, o seu uso acarreta um risco. Concretamente, somos vulneráveis ao skimming ou, dito de outra forma, quando os criminosos utilizam certas práticas para se apropriarem dos seus dados sem que se aperceba.
Isto gera graves problemas de segurança, que vão desde a clonagem desses dados para os utilizar em qualquer âmbito (roubos, fraudes, etc.) até rastreios não autorizados dos seus dispositivos.
Em suma, esta tecnologia compromete a segurança e a privacidade, motivo pelo qual surgiu a proteção RFID.
· Como funciona a proteção RFID
A proteção RFID bloqueia as ondas de radiofrequência que os cartões emitem. Um roubo muito comum é o de aproximar um terminal da mochila, mala, bolso… onde tem o cartão e, graças a estas ondas, copiar os seus dados para depois o utilizar.
Portanto, carteiras, porta-moedas, porta-cartões ou mochilas com bolsos que disponham desta tecnologia impedirão que, quando o ladrão aproxime o seu terminal para copiar os dados, ocorra esta transmissão.
· Benefícios para consumidores e empresas
Como pode imaginar, tendo em conta os riscos associados e a proteção que certos produtos podem oferecer, existem inúmeros benefícios ao contar com a proteção RFID:
Para os consumidores
Fundamentalmente, a principal vantagem para qualquer consumidor é a tranquilidade. O facto de que, como utilizador, os seus dados possam ser clonados a qualquer momento e utilizados para fazer compras não autorizadas é algo muito preocupante, especialmente se já tiver vivido algum tipo de fraude anteriormente.
Portanto, contar com merchandising com esta proteção pode ajudar a estar mais tranquilo em eventos, deslocações diárias ou em qualquer outra situação em que se possa estar exposto.
Para as empresas
Além do mencionado para os consumidores, que também é aplicável aos funcionários (aplicável aos cartões da empresa ou às próprias credenciais), há um benefício adicional: o reforço da imagem de marca.
Se a sua empresa adquirir produtos com esta proteção, seja para dar aos funcionários, seja para oferecer aos participantes de um evento ou a clientes regulares, estará a transmitir a mensagem de que a companhia aposta na segurança.
Assim, se o detentor falar do próprio objeto a terceiros, ou estes virem o logótipo, associarão automaticamente este valor à entidade, permitindo trabalhar melhor o branding.
· Exemplos de produtos com proteção RFID
De seguida, apresentamos-lhe 3 dos nossos brindes corporativos mais destacados que incluem a proteção RFID:
Em primeiro lugar, destacamos esta mochila antirroubo fabricada em rPET, com secção acolchoada para portátil de até 15,6″. Este modelo dispõe de um bolso RFID, tornando-o um acessório ideal para qualquer funcionário.
Em segundo lugar, está o porta-cartões de pele sintética com três seções para cartões, uma delas com RFID. É muito económico, sendo adequado para oferecer aos participantes da próxima feira ou evento que organize.
Em terceiro lugar, está o cartão, que possui uma camada de alumínio de segurança. Os cartões colocados atrás deste ficarão protegidos. É o artigo mais barato e muito versátil, embora seja recomendável que fique bem fixo no bolso; caso contrário, poderá mover-se e perder a sua capacidade protetora.
Em suma, a tecnologia de proteção RFID é uma característica muito recomendável no merchandising corporativo, seja para oferecer a clientes ou para equipar os trabalhadores. Qualquer investimento em segurança será um benefício que qualquer pessoa apreciará e isto refletir-se-á na sua imagem de marca, transmitindo uma mensagem de que se preocupa com este tema em tendência.Se estiver interessado em ver mais artigos semelhantes, recomendamos que visite o seguinte link com os nossos produtos com proteção RFID.