É conhecida por todos a importância de que os clientes recordem a sua marca num mercado repleto de tantas opções, é por isso que conseguir destacar-se e permanecer na mente dos clientes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. O 77% dos consumidores realizam compras pelo nome da marca e não tanto pelo produto, um claro exemplo é a Apple. E aqui chega o complicado, como conseguir posicionar a sua marca no top of mind dos consumidores? O posicionamento da marca não consiste apenas em ter um bom produto ou serviço, mas sim em criar uma conexão emocional e duradoura com os seus clientes.
Se quiser saber o que é o posicionamento de forma mais aprofundada, neste post explicamos-lhe e mostramos algumas estratégias que pode utilizar na sua empresa para posicionar a sua marca na mente dos consumidores.
· O que é o posicionamento de marca?
Para começar, vamos ver o que é o posicionamento e quais são os fatores incluídos. Este é um termo que envolve muitas áreas e é de suma importância para as empresas, já que constroem relações sólidas com os clientes, fomentam a lealdade e aumentam a competitividade no setor.
O posicionamento de marca é o processo pelo qual uma empresa procura estabelecer e comunicar a imagem e o valor acrescentado da sua marca na mente dos consumidores em relação aos seus concorrentes. Ou seja, o objetivo principal é criar uma percepção favorável da marca na mente do público-alvo para diferenciá-la de outras marcas semelhantes no mercado.
O posicionamento implica identificar e comunicar o que torna a marca única e relevante em relação ao próprio produto, aos valores da marca, aos benefícios, à qualidade ou a qualquer outro fator que possa mudar a percepção do consumidor.
Para alcançar um bom posicionamento, as empresas devem criar propostas de valor claras e coerentes e desenvolver uma estratégia de comunicação em torno delas com mensagens de marketing e branding; além disso, é necessário apoiá-las com ações que favoreçam a criação da percepção desejada.
· 7 estratégias para posicionar a sua marca no top of mind
1- Conhecer a sua audiência
O primeiro passo neste processo é saber quem são os seus clientes, quais são os seus interesses e quais são as suas necessidades. Conhecê-los corretamente irá ajudar-lhe a adaptar as mensagens, a estratégia de marketing e a conectar-se melhor com eles. Para isso, recomendamos que faça um estudo de mercado, ou se já leva algum tempo no sector, crie a sua buyer persona.
2- Definir a sua proposta de valor
É importante identificar o que lhe diferencia da sua concorrência, que problemas a sua marca resolve e quais são os valores fundamentais que o tornam único. Esta proposta deve ser a base para todas as comunicações e ações de marketing. Por exemplo, no caso da Netflix, a sua proposta de valor seria: “Veja filmes e séries quando e onde quiseres” ou a da Amazon é “Preços baixos e tempos de entrega curtos.
3- Construir uma identidade de marca coerente
A imagem corporativa é muito mais do que um logótipo ou uma cor, é a união de como se apresenta ao mundo, por isso deve analisar bem como quer ser visto e, acima de tudo, criar uma identidade que seja facilmente reconhecível em todos os pontos de contacto com o utilizador, como poderia ser a Coca-Cola, a Starbucks ou a Ikea.
4- Oferecer uma experiência de marca agradável
Cada interação que um cliente tem com a sua marca é uma oportunidade para gerar uma boa impressão. Por isso, preste atenção a todos os detalhes e certifique-se de oferecer uma experiência excecional em cada passo, desta forma, reforçará a sua posição na mente dos consumidores.
5- Oferecer brindes promocionais
Oferecer artigos publicitários úteis e de alta qualidade com o logótipo pode ajudar a manter a sua marca na mente dos seus clientes. Certifique-se de escolher produtos relacionados com o seu setor ou que sejam úteis no dia a dia dos consumidores; desta forma, cada vez que forem utilizados, terão a sua empresa presente, o que fortalece a sua marca a longo prazo. Algumas ideias de brindes poderiam ser: garrafas de vidro personalizadas, sacos de tecido, canetas ou canecas.
Uma empresa que utiliza muito este recurso e que certamente conhece é o McDonald’s que triunfa com a entrega de merchandising com os seus pedidos.
6- Comunicar constantemente a sua mensagem
Utilize todos os canais disponíveis, como redes sociais, publicidade, relações públicas e marketing de conteúdo, para difundir a sua mensagem de marca de forma consistente e persuasiva. Menos de 10% das empresas têm uma marca coerente em todas as plataformas e canais de marketing, mas se o fizessem, poderiam aumentar as suas receitas em 23%.
7- Diferenciar-te da sua concorrência
Ser diferente e identificar o que lhe torna realmente único é imprescindível. Uma vez que tenha isso claro, é importante destacá-lo nas suas mensagens de marketing para conseguir destacar-se no mercado.
Em suma, posicionar uma marca na mente dos clientes é um desafio para as empresas, mas com uma estratégia sólida e um foco centrado no cliente, pode-se alcançar. Desde conhecer a sua audiência até oferecer uma experiência de marca inesquecível. Trabalhe conscientemente nisso e obterá benefícios a longo prazo. Faça com que a sua marca se destaque!