O marketing sazonal é uma das estratégias que se usa com mais frequência e consiste na adaptação às épocas do ano, ajustando a comunicação e a gama de produtos ou serviços para criar campanhas publicitárias que se adequem às necessidades dos clientes em cada momento. A planificação de uma estratégia de forma eficaz pode gerar aumento de vendas, melhoria do posicionamento da empresa no mercado e a criação de uma relação mais sólida com os clientes.
Neste artigo analisaremos como tirar o máximo proveito deste tipo de estratégias, mostrar-lhe-emos exemplos de campanhas bem-sucedidas e comentaremos algumas estratégias que se podem adotar para aumentar os benefícios.
· Marketing sazonal: o que é e porque é importante
O marketing sazonal consiste em adaptar a própria estratégia de marketing às necessidades dos clientes segundo as estações e celebrações que ocorrem durante o ano. Se for feito de forma correta, pode chegar a influenciar o número de vendas e a reputação da empresa. Para explicarmos melhor, por exemplo, durante o verão, as pessoas procuram produtos e serviços frescos e leves, como bebidas refrescantes ou roupa veranil. Pelo contrário, durante o inverno, os consumidores podem estar mais interessados em produtos que ofereçam conforto e calor como mantas elétricas ou comida quente.
O conhecimento da sazonalidade do mercado permite às empresas adaptarem os seus produtos, ofertas e comunicação para chegarem ao público-alvo com mensagens mais eficazes. Além disso, oferece a oportunidade de criar campanhas publicitárias originais que refletem o espírito das distintas festividades do ano, como por exemplo o Dia da Mãe, o Natal ou o Halloween.
· Como aproveitar a sazonalidade no marketing
Para aproveitar ao máximo a sazonalidade comunicativa no marketing é importante conhecer o seu público-alvo e as necessidades que surgem durante as diferentes estações do ano. Por exemplo, se trabalha no sector alimentar poderá ser útil criar uma campanha publicitária centrada na preparação de pratos típicos das festividades natalícias para oferecer aos clientes soluções rápidas e saborosas para os jantares em família. Por outro lado, se está no sector da moda, pode optar por uma campanha publicitária que destaque as peças de vestuário mais adequadas para a temporada atual e ocasiões especiais como as festas de fim de ano. Em qualquer caso, é fundamental manter uma comunicação coerente com a marca e utilizar os canais de comunicação adequados para chegar à sua clientela.
Aliado ao anterior, é possível criar promoções específicas para fomentar as compras em determinados períodos do ano e fazer com que a experiência do cliente seja única e memorável.
· Como definir uma estratégia de marketing sazonal eficaz
Tal como em qualquer estratégia de marketing sazonal eficaz, o primeiro passo é sempre definir claramente o público-alvo, tendo também em conta, neste caso, o destacar das necessidades concretas que possam ter. Desta maneira, será possível criar campanhas publicitárias que sejam relevantes e interessantes para os clientes.
Em segundo lugar, é necessário abrir o calendário e avaliar quais as ocasiões que podemos aproveitar a nosso favor e quais é que estão relacionadas com os nossos consumidores.
- Sazonalidade: consiste em diferenciar a oferta de produtos e serviços de acordo com as mudanças climatéricas que caracterizam as diferentes estações do ano: inverno, primavera, verão e outono. Seguindo esta abordagem, chegando o verão, um supermercado pode começar a promover alimentos frescos como gelados, enquanto para o inverno pode focar-se em sopas e chocolate quente.
- Eventos: aproveitar festividades, celebrações e eventos que incluam o território a nível global, como por exemplo as campanhas da Coca-Cola no Natal ou um grande evento desportivo como a seleção portuguesa e a Galp.
- Temas sociais: as empresas podem optar por aproveitar temas de interesse social para demonstrarem os seus valores e sensibilizarem o público. Por exemplo, durante o mês de outubro, uma empresa pode lançar uma linha de produtos cor-de-rosa ou vestir as suas colaboradoras de rosa para promover e recordar a importância da prevenção do cancro da mama.
Assim que estiverem definidos os eventos e ocasiões nos quais se participa, é preciso pensar em como o fazer. Uma opção é adaptar os produtos que vende de acordo com o evento ou a época. Alternativamente, pode alterar a embalagem ou pode considerar incluir na venda do produto um pequeno brinde promocional que aluda ao evento e que, claro está, tenha o seu logo.
Por outro lado, se está a oferecer um serviço, o que pode adaptar é o contexto. A Disneyland, por exemplo, transforma-se num mágico reino natalício durante as festividades. As imagens de luzes brilhantes, decorações e personagens festivas criam uma experiência irresistível para as famílias, encorajando-as a visitarem o parque durante a época natalícia, que também é uma das mais especiais.
É importante planear a campanha com antecedência suficiente para evitar chegar despreparado ou ter de fazer tudo à pressa. Devem ser estabelecidas datas de lançamento e prazos limite.
É fundamental manter uma comunicação coerente e utilizar os canais de comunicação adequados para chegar ao público-alvo. Estas campanhas sazonais não se podem desviar da identidade e do estilo da marca, devem estar alinhadas com os valores da empresa e serem apresentadas com o mesmo tom.
Por fim — mas não menos importante — é necessário considerar o uso das redes sociais, criando conteúdos originais e atrativos ou, inclusive, colaborando com influencers no âmbito da sua marca.
· Exemplos de campanhas de marketing sazonal bem-sucedidas
Há inúmeros exemplos de campanhas de marketing sazonal bem-sucedidas que pode ter em conta como inspiração.
A Google apresenta uma série de desenhos interativos e apelativos que mudam ao longo do ano para celebrar o nascimento de pessoas famosas que alteraram a história com as suas invenções ou campanhas sociais, bem como durante as festividades religiosas e para sensibilizar sobre temas sociais. Esta estratégia gera participação online, dando alento aos utilizadores para interagirem com a plataforma e difundirem uma mensagem de alegria e celebração.
A Starbucks é conhecida por este tipo de ações ao longo das estações, introduzindo bebidas temáticas que capturam o espírito do momento. As bebidas “Pumpkin Spice Latte” durante o outono converteram-se num ícone cultural, criando um sentido de antecipação e participação entre os clientes.
A Coca-Cola criou uma das campanhas publicitárias mais famosas e icónicas relacionadas com a época natalícia. Ao longo dos anos, a marca utilizou a figura do Pai Natal para promover as suas bebidas, criando anúncios televisivos emocionantes e atrativos que captaram a atenção dos consumidores em todo o mundo. Para este ano, lançou a iniciativa “Partilhe o espírito natalício” para ter a oportunidade de ganhar prémios fantásticos.
A cadeia de lojas H&M lança todos os anos uma coleção temática de Halloween com peças de vestuário originais e divertidas. A campanha publicitária é promovida nas redes sociais e nos pontos de venda, gerando grande interesse entre os clientes.
A Amazon também é uma referência, aproveitando a crescente tendência das compras online durante a Black Friday e a Cyber Monday. Ofertas e descontos excecionais aliados a uma intensa campanha de marketing converteram este dia num dos maiores eventos de compras online do ano.
Se deseja aumentar as vendas, melhorar a posição da empresa no mercado ou construir uma relação mais sólida com os clientes, uma estratégia de marketing sazonal eficaz e bem organizada pode dar uma ajuda considerável. Concorda connosco? Partilhe a sua opinião nos comentários.