No mundo das startups, muitas vezes as visões inovadoras enfrentam orçamentos mais reduzidos e, por isso, os brindes de empresa são grandes aliados da marca. Mentes jovens e com ideias bem frescas querem revolucionar o seu sector enquanto gerem a complicada situação de não contarem com os recursos dos quais precisam. Além disso, muitas startups desenvolvem os seus modelos de negócio nos campos da digitalização, da tecnologia ou da sustentabilidade porque desta forma atraem investidores e têm maior cobertura mediática.
Neste artigo apresentar-lhe-emos como as empresas emergentes podem aproveitar o seu crescimento dinâmico para darem a conhecer a sua marca e os seus produtos e construírem a sua imagem corporativa. Por outro lado, veremos que papel desempenham os produtos promocionais e como podem dar uma grande ajuda.
· Características de uma startup
Uma nova empresa é caracterizada pela sua fase inicial dinâmica com um rápido crescimento das vendas e do número de colaboradores e, frequentemente, acompanhado de um fluxo de caixa negativo. Aliado ao anterior, um dos grandes fatores a ter em conta e que deve ser uma prioridade é criar uma consciência de marca e construir uma imagem sólida para desta forma enfrentar o desafio exigente que tem pela frente com um orçamento limitado.
Este tipo de empresas confia na Internet como a sua plataforma publicitária preferida, renunciando canais tradicionais como a televisão ou a rádio, que consideram caros. Um sítio web bem estruturado e otimizado para os motores de busca converte-se no seu cartão de apresentação e tem uma influência significativa na sua classificação Google. A presença nas redes sociais como o Facebook, Instagram ou TikTok também é crucial para chegar ao seu público-alvo. Porém, não devemos subestimar os brindes publicitários que podem vir a ser úteis como embaixadores eficazes para atrair a atenção e reter clientes.
A importância económica das novas empresas é inegável. Criam empregos, impulsionam a inovação e focam-se nas tecnologias modernas e na digitalização para desenvolverem novos modelos de negócio. Esta forma diferente de pensar não só influencia a economia como também a sociedade. Apesar de algumas se converterem em empresas globais, muitas fracassam. Por conseguinte, desde o início, as startups não só têm de convencer os investidores com a sua visão, mas também têm de dar a conhecer a sua empresa e os seus produtos.
· A importância do marketing para as empresas jovens
A chave para uma campanha de marketing bem-sucedida reside em definir com precisão o público-alvo, já que isto influenciará os produtos que comercializam, a forma de comunicar, os valores, etc. Por isso, é importante saber se nos focamos nos millennials, na geração Z ou em qualquer outro grupo.
Esta estratégia realça a necessidade de uma abordagem criativa e rentável para as empresas jovens. Torna-se fundamental antecipar e responder às necessidades em constante mudança deste público, indo mais além das abordagens tradicionais para alentar o compromisso e a relevância no mundo digital em metamorfose.
· Vantagens que os produtos promocionais podem proporcionar às startups
Aumentam o reconhecimento da marca
Os brindes publicitários com logótipo atraem e favorecem o reconhecimento da marca já que é uma maneira de despertar a curiosidade dos clientes e fazer com que entrem na sua loja, quer seja online ou offline. Esta é uma vantagem muito interessante, especialmente se for novo no mercado.
Favorecem a recordação
Os produtos de merchandising podem ser personalizados na cor para que coincidam com a aparência da sua empresa. Isto aumenta enormemente o efeito de reconhecimento. Além do logótipo, deve-se imprimir outra informação de contacto como o sítio web ou a conta de Instagram. Ou pode imprimir um código QR na embalagem.
Promovem a fidelidade dos clientes
Os brindes fortalecem o vínculo com os seus clientes. Os efeitos positivos não só se repercutem na relação como também na imagem da sua empresa.
Destaque face à concorrência
Os objetivos publicitários desenhados de forma criativa ajudá-lo-ão a diferenciar-se da sua concorrência no mercado e a ser recordado de maneira particularmente positiva.
Brindes de feiras comerciais/eventos
Se há um lugar ideal onde entregar estes gadgets, esse lugar é nas feiras e eventos, não só para oferecer aos participantes e futuros clientes mas também podem servir como chamariz para captar novos investidores quando a nova empresa apresentar a sua ideia de negócio.
Chegar a um grande número de pessoas com um orçamento baixo
Os meios publicitários são rentáveis em comparação com outros canais publicitários e são ideais para que as empresas emergentes com um orçamento baixo cheguem a um público extenso.
Mostram inovação e sustentabilidade
As empresas emergentes podem construir a sua imagem através de brindes publicitários inovadores e sustentáveis. Estes embaixadores publicitários não só difundem a marca como também veiculam emoções. A sustentabilidade não só é importante para a geração jovem como também faz parte do estilo de vida de muita gente.
· Seleção de brindes publicitários
Eletrónicos
Os aparelhos eletrónicos para dispositivos móveis, como colunas Bluetooth, auriculares, pens USB ou powerbanks são especialmente populares entre o público-alvo jovem. Estes acessórios móveis não só são práticos como também são uma forma eficaz de aumentar o reconhecimento da marca. A impressão com o logótipo fixa a sua empresa emergente na vida quotidiana do seu grupo-alvo.
Sacos
Clássicos como os sacos de juta estampados são lembranças populares nas feiras. As cores brilhantes ou um design único fazem com que estas bolsas sejam realmente apelativas e ajudam a aumentar o reconhecimento.
Copos takeaway
Os copos para levar não só são indispensáveis nas grandes cidades como também nas universidades e escolas. Poupará na compra de bebidas enquanto viaja e reduzirá os resíduos desnecessários, o que por sua vez fortalecerá a imagem de respeito pelo meio ambiente da sua nova empresa.
Porta-chaves
Os lanyards têm muitos usos, especialmente em eventos para transportar as credenciais. Mais tarde servem como lembranças em voga para levar as chaves da porta de casa. O logótipo entrelaçado dá à fita um acabamento especial.
Têxteis
Os têxteis estampados, como camisolas com capuz ou t-shirts com desenhos coloridos podem converter-se nas peças de vestuário favoritas do seu grupo-alvo. É importante que o logótipo seja discretamente colocado para promover a portabilidade e criar um sentido de comunidade.
Sementes e plantas
Os pequenos vasos com sementes ou lápis renováveis não só são ideais como belas decorações para o escritório, mas também expressam uma imagem de respeito pelo meio ambiente. Estes brindes publicitários ajudam a enfatizar os esforços de sustentabilidade da sua startup.
· Conclusão
Agora já vimos o que é uma startup e como os artigos publicitários se podem converter num grande aliado para a sua marca, visto que, entre outros pontos, ajudam a dar a conhecer a empresa e os produtos e serviços que comercializa, criam uma imagem positiva e geram reconhecimento da marca. E tudo isto sem necessidade de recorrer a um orçamento muito elevado.
E qual é a sua experiência? Talvez trabalhe numa startup? Conte-nos a sua experiência. Ficamos à espera do seu comentário.