O mundo do marketing evolui a grande velocidade e, para terem sucesso, as empresas devem ajustar o seu leque de estratégias para se dirigirem de forma eficaz aos clientes de várias gerações. Porém, como pode chegar à Geração Z, esse grupo de potenciais consumidores nascidos entre 1997 e 2012?
Nesta publicação vamos explorar a mentalidade desta geração e analisaremos os seus comportamentos, valores, expectativas e características únicas. Além disso, damos-lhe dez conselhos fundamentais para conquistar a Geração Z com campanhas de marketing impactantes. Está pronto para descobrir como cativar este público exigente? Continue a ler para descobrir!
· Ser autêntico e contar uma história
1- Seja sincero
O poder das histórias autênticas: os jovens valorizam principalmente a autenticidade. É importante ser honesto e transparente nas mensagens de marketing, evitando conteúdo excessivamente retocado ou polido. Mostre quem é na realidade e que valores representa. Explique como os seus produtos ou serviços podem melhorar a vida tanto de colaboradores como de clientes. Certifique-se de que a sua história gera e transmite emoção.
Neste sentido, queremos destacar o conceito de narração de histórias que se refere à descrição viva de ideias, crenças, experiências pessoais e lições de vida através de histórias que evocam emoções e ideias poderosas. Além disso, é crucial que a história seja suficientemente apelativa para motivar os potenciais consumidores a comprar ou se informarem mais sobre o seu negócio. Dominar esta técnica pode resultar numa vantagem competitiva para atrair e criar laços com os integrantes desta geração.
2- Use o humor espontâneo
Outra forma de estabelecer rapidamente um vínculo é utilizando o humor espontâneo. É uma ferramenta poderosa para atrair e reter a atenção. Conteúdo divertido e leve pode fazer a sua marca sobressair e torná-la mais atrativa. Os resultados falam por si. Pense na Red Bull com as suas numerosas campanhas de marketing e o seu famoso slogan: “Red Bull dá-te asas!”
· Aperfeiçoe a sua presença online para a geração “sempre ligada”
3- Crie conteúdo visual interativo e atrativo
A Geração Z aprecia a interação. Utilize conteúdo interativo como inquéritos, questionários, e transmissões em direto para os envolver com a marca. Isto pode aumentar a participação e as possibilidades de partilha e, portanto, de se tornar viral. Especialmente o conteúdo visual, como vídeos e imagens, atrai particularmente este público. Por conseguinte, deve planear utilizar plataformas como o TikTok, Instagram e YouTube para contar a história da sua marca e partilhar conteúdo visual atrativo (pense em vídeos explicativos, nos bastidores, inquéritos para perguntar aos seus clientes o que é que gostariam de ver no futuro, etc.). Além disso, para gerar maior interação, convém responder rapidamente aos comentários, fazer perguntas e fomentar o diálogo.
4- Experiência adaptada a dispositivos móveis
Sendo uma geração que cresceu muito vinculada aos smartphones, espera que os sítios web e as aplicações sejam de fácil acesso e uso nos dispositivos móveis. Assegure-se de que a sua presença online está adaptada ao telemóvel, o que significa que deve cumprir uma série de requisitos como carregar rapidamente e oferecer uma boa experiência de utilizador e ser fácil de navegar. Em média, a Geração Z passa aproximadamente 4 horas por dia nas redes sociais, pelo que a utilidade no dispositivo móvel deve ser uma prioridade.
· Como causar impacto e criar um vínculo com a Geração Z
5- Colaboração com influencers
A Geração Z confia mais nos influencers do que na publicidade tradicional. Identifique os influencers relevantes que tenham que ver com a sua marca e colabore com eles para difundir a sua mensagem de forma autêntica. Como explicámos no nosso artigo sobre marketing de influencers, procure microinfluencers e macroinfluencers ativos no seu sector com uma base de seguidores interativa. Claro está, isto depende do orçamento de marketing disponível. O fundamental é que se certifique de que a colaboração seja autêntica e que os influencers promovam genuinamente a sua marca.
6- Uso criativo dos dados existentes
Recolha e analise dados para compreender o comportamento e as preferências da Geração Z. Ajuste constantemente a sua estratégia de marketing com base nesta informação. Disponibilize conteúdo valioso e educativo que os ajude a resolver problemas ou aprender coisas novas. Não basta veicular uma mensagem de solidariedade. Assegure-se de que eles se identificam com o seu conteúdo ao ser atual, inclusivo e sincero. Mostre que a sua empresa tem um compromisso ativo com os valores que promove.
· Demonstrar compromisso e interação com o seu público-alvo
7- Mostre o seu compromisso para com a ecologia
Esta geração tem um sério compromisso com questões ambientais e de responsabilidade social/empresarial e premiam as empresas com estes valores. Logo, mostre claramente o seu compromisso para com o meio ambiente através de práticas que respeitem o planeta e destacando os seus esforços. Obtenha certificações de sustentabilidade específicas da sua indústria, fortalecendo assim a confiabilidade e a reputação da sua marca. Faça parte deste compromisso ético e sustentável no seu sítio web e nas suas estratégias de marketing. Pode, por exemplo, considerar a opção de oferecer produtos promocionais ecológicos. Mostre como a sua marca contribui para um mundo melhor para atrair novos clientes.
8- Dê importância às opiniões e comentários
A confiança e a credibilidade são essenciais. Efetivamente, o uso de conteúdo gerado pelos próprios utilizadores (UGC) oferece uma perspetiva realista e honesta. Integre o UGC na sua estratégia de marketing para cumprir com a preferência da Geração Z por conteúdo autêntico e reconhecível. Por conseguinte, é essencial recolher e usar estas opiniões, mesmo se só tiver umas poucas. As opiniões existentes podem ser reutilizadas para fortalecer a reputação da sua marca.
9- Recompense a lealdade através da interação
Além disso, pode implementar programas de fidelidade que lhes deem alento para continuarem a ser fiéis à sua marca e os atrair para que utilizem os seus produtos ou serviços. Com a atenção limitada que as pessoas prestam hoje em dia, também é útil utilizar o medo de perder a oportunidade (FOMO, pela sua sigla em inglês, “fear of missing out”). Plataformas de redes sociais como o TikTok e Instagram permitem às empresas estimular as interações relacionadas com o tempo mediante o uso de notificações, newsletters, ofertas temporárias, etc. Estas funções são uma excelente maneira de publicar ações exclusivas, códigos promocionais, criando urgência se o consumidor não interagir num determinado prazo.
Um estudo recente realizado pelo Pew Research Center mostra que 85% dos membros da Geração Z utiliza o YouTube para aprender coisas novas, com 80% deles afirmando que o YouTube os ajudou a estarem mais bem informados sobre diversos temas.
· Demonstrar originalidade para sobressair
10- Atreva-se a ser original e a experimentar
Mesmo podendo ser difícil deixar uma impressão duradoura na Geração Z, compreendê-la e aplicar estes conselhos na sua estratégia de marketing pode ajudar a conquistar esta geração crítica e exigente. Tudo se resume a criar uma experiência autêntica, apelativa e valiosa que coincida com os seus valores e expectativas. Portanto, seja original para uma geração que procura sempre algo novo. Integrando estas abordagens na sua estratégia de marketing, pode cativar eficazmente este público e gerar vínculos de longo prazo.
Em última instância, é importante compreender este público antes de desenvolver uma estratégia para chegar a eles. Utilize estes conselhos na sua próxima estratégia de marketing para assim conseguir.