A detecção precoce já é algo muito comum e que pode salvar a vida de muitas mulheres. Por esse motivo, outubro é um mês muito especial e a oportunidade ideal para continuar a conscientizar sobre o cancro da mama. Além disso, existem várias organizações que arrecadam fundos para esta pesquisa. Laços cor-de-rosa, eventos, brindes, palestras, conferências, doações…. Contamos-lhe tudo sobre este período.
· O que é o Outubro Rosa?
De 1 a 30 de outubro, profissionais de saúde, instituições, ONGs, associações e cidadãos de todo o mundo unem forças para apoiar uma causa comum: o cancro da mama.
Sabia que esta é uma das principais causas de morte entre as mulheres? Isto significa que uma em cada oito mulheres corre o risco de ser afetada ao longo da vida. E, no entanto, apenas uma em cada duas mulheres conhece os riscos associados a esta doença.
É por isso que o dia 19 de outubro foi estabelecido como o dia principal, embora o mês inteiro seja tingido de rosa. Este dia foi proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de se informar sobre este evento, permite arrecadar fundos para pesquisa médica e científica.
Contra esta doença, a deteção precoce é essencial e pode salvar vidas! O cancro da mama pode ser descoberto numa fase inicial através de uma mamografia. Se for diagnosticado a tempo, as mulheres têm 9 em 10 hipóteses de cura.
· História do simbolismo do laço rosa
Depois de ver a sua irmã, mãe e avó lutarem contra a doença, Charlotte Haley foi a primeira a criar o laço, que originalmente era de cor pêssego. Aos 60 anos, ela fez os seus próprios laços para distribuir em supermercados. Isso chamou a atenção de Evelyn Lauder, vice-presidente da famosa marca Estée Lauder, que queria colaborar com Harley. No entanto, ela recusou, alegando que a marca teria uma abordagem muito corporativa.
Depois disso, Evelyn Lauder mudou a cor do laço para rosa-chiclete, mas Lauder, que foi diagnosticada com a doença precisamente quando foi nomeada vice-presidente, adotaria a mesma cor. Como é uma cor muito associada ao público feminino, foi a opção escolhida para este laço.
Em Portugal, é importante destacar o trabalho da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAM), fundada em 1999, cujo trabalho fundamental e compromisso continuam a perdurar até hoje, trabalhando ativamente para combater esta doença e apoiar as famílias.
· Eventos destacados em Portugal sobre o cancro de mama
Certamente, no seu município ou nas proximidades, há um evento de apoio a esta causa. Em seguida, damos-lhe uma lista de alguns dos mais destacados no país. Certamente já ouviu falar (ou até participou) na Corrida Sempre Mulher, que acontece em Lisboa, de concertos solidários, este ano contamos com a Ala dos namorados e também outras campanhas publicitárias de grande valor como é o exemplo da Intimissimi e da Primark.
E o que é que a sua empresa pode fazer por esta causa?
· Organizar uma corrida beneficente ou um evento desportivo
Um evento desportivo, como uma corrida beneficente, é uma excelente maneira de mostrar o compromisso da marca. Como mencionamos, várias Corridas pela Mulher são realizadas em Portugal, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o apoio. Se optar por organizar o seu próprio evento ou participar de um, certifique-se de ter brindes cor-de-rosa e distribuí-los entre os seus participantes.
· Organizar uma conferência informativa
Outra opção é realizar outro tipo de evento. Neste caso, são necessários mais recursos, pois a ideia é contar com especialistas no assunto para realizar uma conferência informativa. Pode-se falar sobre prevenção, diagnóstico, recomendações, apoio psicológico…
Não se trata apenas de alugar o espaço, enviar convites e dar visibilidade, mas sim de garantir que os palestrantes realmente agreguem valor e forneçam informações úteis e precisas.
· Portas abertas de um hospital
Todos os anos, por ocasião do Outubro Rosa, em alguns hospitais a nível nacional decorrem grandes campanhas de prevenção e rastreio. São montados stands de informação e organizados workshops de aprendizagem sobre auto-exame, assim como diversas atividades desportivas e criativas. Os centros hospitalares asseguram recomendações e informações de qualidade, o que é muito tranquilizador para o público.
· Organizar um leilão ou um mercado solidário
Pode solicitar doações aos seus colaboradores, empregados ou comerciantes da sua cidade. O mercado pode incluir bancas de venda de produtos, como acessórios ou roupas cor-de-rosa, especialmente criados para a ocasião. Esta iniciativa permite sensibilizar e, ao mesmo tempo, envolver os atores locais numa ação solidária e benéfica para todas as mulheres.
· Doar uma parte dos seus lucros para uma ação solidária
Como empresa, esta ação permite-lhe contribuir diretamente para a causa. Esta iniciativa não se limita apenas à ajuda financeira, mas também reforça a imagem da sua empresa como um interveniente comprometido. Além disso, tem a liberdade de decidir as modalidades que melhor se adequam à sua estrutura: percentagem sobre cada encomenda, serviço ou produto vendido, ou sobre uma gama de produtos específicos.
· Use as redes sociais para mostrar o seu apoio
As redes sociais são uma plataforma fundamental para se comunicar, principalmente durante este período destacado. Dê visibilidade a todas as ações que realiza através do Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin… e, acima de tudo, adira ao rosa: mude a foto de perfil, promova organizações e eventos relacionados e, principalmente, use hashtags apropriados para alcançar o maior público possível.
· Transmita valores e consciencialização aos outros com brindes promocionais
O Outubro Rosa é ideal para mostrar quais são os valores da sua empresa e comunicar o seu compromisso. Ao optar por brindes personalizados em cor-de-rosa que possam ser úteis, tanto para consciencialização quanto para arrecadar fundos para uma associação, os outros saberão da responsabilidade da empresa em relação às ações realizadas. Além disso, esses objetos podem ser distribuídos nos próprios eventos, tanto para os participantes quanto para os organizadores.
· Sensibilize o seu público com brindes para o Outubro Rosa:
O mês de Outubro Rosa é o momento ideal para demonstrar as suas convicções e comunicar o seu compromisso. Ao optar pela distribuição de brindes personalizados de Outubro Rosa, estará a sensibilizar os seus colaboradores e clientes para a importância do rastreio e da luta contra o cancro da mama. Ao mesmo tempo, todos os seus brindes empresariais poderão ser distribuídos durante eventos especialmente organizados para esta causa, e os lucros poderão ser doados a associações, instituições de saúde que procuram os melhores tratamentos, ou a pacientes afetados pelo cancro.
· T-shirts técnicas personalizadas: Durante um evento desportivo, como as corridas beneficentes, é fundamental que os participantes usem orgulhosamente t-shirts desportivas cor-de-rosa personalizadas.
· Garrafas de água promocionais: Transmita a sua mensagem de apoio à luta contra o cancro da mama oferecendo aos seus funcionários, colaboradores ou participantes de um evento uma garrafa reutilizável.
· Bonés com logotipo: Assim como as t-shirts técnicas, podem dar alta visibilidade a essa causa e, além disso, proteger os participantes do evento em um dia ensolarado.
· Pulseiras: Continuando com artigos que podem ser direcionados a um evento específico, as pulseiras são muito económicas e podem ser distribuídas para um grande público. Além disso, se forem de tecido, podem reforçar o simbolismo com a fita rosa.
· Sacos promocionais: Mais uma vez, um produto que será visto por muitas pessoas e tem grande praticidade, além de ser económico.
E o nosso post sobre o Outubro Rosa chega ao fim. E a sua empresa também está comprometida com esta causa ou dá-lhe alguma visibilidade? Deixe-nos os seus comentários sobre este assunto, será um prazer partilhar experiências!