Num mundo cada vez mais competitivo, a criatividade é a chave para o sucesso. Por essa razão, as empresas devem destacar-se se querem captar a atenção de possíveis clientes e é neste ponto onde a impressão digital UV pode ajudar. Apesar de ter uma história relativamente curta em comparação com outras técnicas de marcação, a impressão UV teve um crescimento significativo nas últimas décadas. Neste artigo exploraremos o que é, quando é utilizada e quais são as suas vantagens.
· O que é a impressão UV?
A impressão UV ou com raios ultravioleta, é um processo de impressão digital direta que utiliza a radiação ultravioleta para fixar a tinta na superfície do objeto.
Na prática, consiste na impressão de uma imagem com tintas serigráficas quentes que se depositam num papel especial revestido com silicone através de uma prensa térmica.
De um ponto de vista teórico, não difere muito das metodologias de impressão mais tradicionais, mas o que muda significativamente são as tintas utilizadas e o processo de secagem.
É assim que funciona no geral
- O objeto a personalizar é frequentemente preparado com um primer que melhora a aderência da tinta UV ao material.
- É colocado na superfície de impressão da máquina, a qual detetará automaticamente as suas dimensões e grossura. Aqui será aplicada a tinta UV com precisão extrema através de cabeçotes (de impressão).
- Neste ponto, entram em jogo as lâmpadas UV, que emitem uma intensa luz ultravioleta que assegura a transição da tinta do estado líquido para o sólido. Este processo ocorre numa questão de segundos: a tinta seca rapidamente e fica indelével.
Desta maneira, obtêm-se impressões com cores brilhantes e, sobretudo, resistentes à passagem do tempo.
· Quando é utilizada?
Este processo é utilizado na produção de etiquetas, embalagens, painéis publicitários, cartazes, produtos promocionais e muito mais. A impressão UV é uma tecnologia versátil que encontrou aplicações em muitas indústrias diferentes.
No sector dos artigos de merchandising, efetivamente, encontrou um lugar único onde pode ser utilizada numa grande variedade de materiais diferentes. Por exemplo, é a única tecnologia adequada para imprimir em qualquer tipo de papel, já que as máquinas podem ler perfeitamente a gramagem e a grossura. Também é muito eficaz em PVC, um material termoplástico derivado de matérias-primas. Aliado ao anterior, somam-se à lista de materiais o plástico, o vidro, a madeira, os metais e os tecidos.
· Alguns exemplos de brindes publicitários nos quais se pode utilizar a impressão UV
Canecas, copos e garrafas: é capaz de imprimir em superfícies tridimensionais como as destes 3 produtos, o que a torna ideal para criar desenhos chamativos e muito coloridos para produzir brindes publicitários únicos para eventos empresariais.
Porta-chaves: esta técnica pode ser a solução de um dos grandes problemas destes pequenos produtos. Estando unidos a chaves de metal que podem chocar entre si, os porta-chaves podem riscar-se acidentalmente. Com uma personalização colorida simples, como a serigrafia, quando ocorre esta fricção, a impressão pode ficar danificada. Com a impressão UV, pelo contrário, isto não ocorre tão facilmente porque é resistente aos arranhões e ao desgaste.
Relógios personalizados: pode ser utilizada tanto nos de pulso como nos de parede. Neste exemplo recomendamos-lhe que avalie esta técnica em função do logótipo já que, frequentemente, a área de impressão não é muito grande.
Canetas: costumam ter uma área de impressão muito limitada, mas com esta técnica pode efetuar uma impressão quase a 360°, da mesma forma que com a serigrafia circular, mas com a vantagem de não ter limitações de cor.
Tapetes para o rato: é um artigo frequentemente oferecido como brinde publicitário em feiras. A impressão UV permitirá às empresas oferecer tapetes para rato personalizados de maneira original, com designs inovadores que vão para lá da mera impressão do logótipo, que por vezes pode ficar desinteressante.
· Vantagens e inconvenientes
Entre as técnicas de impressão digital, é sem dúvida uma das mais utilizadas, mas vejamos em detalhe os pontos a favor ou contra o seu uso.
Vantagens
- É versátil, como vimos anteriormente, pode ser utilizada para imprimir numa vasta gama de materiais sem necessidade de processos intermédios.
- Permite criar impressões mais complexas em comparação com a serigrafia convencional.
- O resultado é mais atrativo e é imprescindível para logótipos com uma grande variedade de cores.
- É duradoura, tem uma maior resistência às condições climáticas e é mais resistente aos riscos e à fricção.
- Oferece cores mais vibrantes devido à rápida secagem da tinta, é possível obter uma produção mais rápida e uma maior precisão na impressão.
- É uma impressão ecologicamente sustentável, visto que a secagem rápida reduz a quantidade de dissolventes químicos voláteis libertados para o ar.
Inconvenientes
- É mais dispendiosa do que outras técnicas de impressão, como a serigrafia ou a tampografia.
- É necessário o logótipo em formato vetorial para o poder reproduzir no brinde publicitário escolhido.
- Não se pode aplicar em todas as superfícies, pelo que nem todos os fornecedores costumam utilizar esta técnica.
· Impressão Digital UV ou Impressão Digital?
Os termos “impressão digital” e “impressão digital UV” são comummente utilizados de forma interpermutável, mas existe uma diferença-chave entre ambos.
Impressão digital: é um termo genérico que se refere a qualquer processo de impressão no qual a imagem seja diretamente criada a partir de um ficheiro digital sem necessidade de chapas ou moldes de impressão tradicionais. Isto pode incluir uma variedade de tecnologias de impressão como: a laser, a injeção de tinta e a eletrónica. A impressão digital é flexível e adequada para tiradas pequenas ou trabalhos personalizados.
Impressão digital UV: é um subconjunto da impressão digital que se baseia no uso de tinta UV e lâmpadas UV para endurecer a tinta diretamente na superfície do material. Este processo permite a impressão numa ampla gama de substratos, incluindo materiais não porosos como o plástico, vidro e metal. Além disso, é conhecida pela sua alta qualidade, durabilidade da imagem e pela capacidade de produzir impressões brilhantes e resistentes aos riscos.
Isto é, com a impressão digital referimo-nos a qualquer processo que utilize ficheiros digitais, enquanto a digital UV é um subtipo que utiliza tintas especiais e luz UV.
· Conclusões
Resumindo, a impressão UV é uma tecnologia de impressão avançada que oferece uma qualidade de impressão excecional, versatilidade nos materiais e secagem rápida.
Continua a crescer em popularidade, sendo uma escolha popular graças à sua capacidade para produzir impressões muito precisas de alta qualidade numa vasta gama de materiais e, sobretudo, num curto espaço de tempo.
De igual modo, graças à investigação e à inovação tecnológica, continua a evoluir e a melhorar já que há uma procura constante por oferecer soluções de impressão que sejam cada vez mais sustentáveis, avançadas e versáteis.
Alguma vez criou brindes publicitários com esta técnica? Gostou do resultado? Conte-nos a sua experiência na secção de comentários.