Selecionar o merchandising publicitário poderá parecer uma tarefa simples, mas, na realidade, é uma decisão que pode ter um grande impacto na perceção da sua marca/empresa e na relação com os seus clientes. Por esta razão, se for bem escolhido, pode fortalecer os laços com os clientes e aumentar assim a visibilidade do negócio mas, caso se cometam erros ao escolhê-lo, pode acabar como um brinde promocional desadequado que surta um efeito indesejado. Neste artigo falaremos sobre os erros mais frequentes que deverá evitar na altura de escolher o seu merchandising para que tome a melhor decisão.
· Quais são os erros mais frequentes e como os evitar?
1. Não conhecer o seu público-alvo:
Um dos principais erros que se pode cometer ao escolher um brinde publicitário é não conhecer o seu público-alvo. Cada grupo de clientes é diferente e tem gostos e necessidades distintas. Por conseguinte, é fundamental compreender para quem é o presente e que tipo de artigo seria mais relevante para o destinatário. Se escolher um brinde que não se adapte ao público-alvo, é provável que acabe esquecido num caixote.
Por isso, antes de se decidir por um brinde, deve investigar o seu público-alvo, efetuar inquéritos ou analisar os dados internos para conhecer as suas preferências e necessidades. Assim, poderá selecionar um brinde apropriado que realmente lhe seja útil e atrativo.
Aliado ao anterior, há que ter em conta o sector no qual opera e tentar procurar produtos relacionados com a sua atividade. Desta maneira, os clientes associarão mais rapidamente o brinde com a empresa. Isto é, se tem um concessionário de automóveis pode entregar porta-chaves, caso possua um ginásio pode optar por t-shirts desportivas ou se tem uma empresa tecnológica, pode escolher pens USB.
2. Optar por artigos de baixa qualidade:
Economizar em demasia na qualidade dos produtos pode ser tentador para poupar custos e reduzir o orçamento, mas esta decisão pode ter um efeito negativo na perceção da marca. Os artigos de baixa qualidade podem criar uma má imagem da empresa, visto que se pode considerar que a mesma não se preocupa com a satisfação do freguês ou que procura simplesmente a autopromoção sem pensar realmente nos clientes. Ademais, inconscientemente os clientes associarão a qualidade dos ditos brindes com os produtos ou serviços comercializados pela empresa. Efetivamente, de acordo com a PPAI, 72% das pessoas afirma que a reputação de uma marca se traduz na qualidade dos produtos promocionais que recebem.
Por outro lado, escolher opções demasiado económicas pode significar que a vida útil dos mesmos seja mais curta e, portanto, a visibilidade da marca também seja menor. Nestes casos, é melhor encontrar alternativas que tenham uma boa relação qualidade/preço.
3. Design, personalização e falta de originalidade:
Oferecer brindes publicitários que são comuns e previsíveis pode não gerar o impacto que espera. A chave está em captar a atenção e conseguir que se lembrem de si.
Procurar opções originais e criativas que diferenciem a sua empresa deve ser o seu principal objetivo pois se criar um brinde único, destacar-se-á da concorrência e conseguirá uma vantagem competitiva.
Outro fator no qual não se deve descuidar é como é feita a personalização. Convém ter em conta que o merchandising é utilizado para promover as marcas e por isso tem de ser associado à imagem corporativa. As cores devem estar em conformidade com a identidade da marca, os produtos escolhidos alinhados com os valores da empresa e é importante que haja concordância visual com o negócio.
4. Ignorar a funcionalidade do brinde:
O propósito principal de um brinde publicitário é que seja utilizado pelo cliente, o que aumenta a visibilidade da marca. Se escolher um artigo ao qual falte utilidade, será pouco valorizado e não conseguirá o seu objetivo. Opte por artigos práticos que os clientes possam usar nas suas vidas diárias. Um brinde funcional garante que a marca se mantém presente na mente do cliente ao longo do tempo.
5. Não definir claramente os objetivos:
Antes de iniciar a estratégia relacionada com os brindes corporativos é fundamental que se pergunte: “Qual é o propósito desta campanha?” Quer aumentar vendas, fidelizar clientes, captar novos compradores ou dar a conhecer a sua marca? Dependendo de qual for o fim procurado, isto influenciará a escolha dos produtos, a quantidade ou inclusive, o momento ótimo para a entrega dos mesmos. Por exemplo, se deseja aumentar a visibilidade, são precisas mais unidades e estas serão entregues a um maior número de clientes. Caso queira aumentar as vendas de certos produtos, apenas se ofereceram quando o tal artigo for comprado.
Resumindo, escolher um brinde publicitário não é pera doce. É importante conhecer o seu público-alvo, esquivar-se da falta de originalidade e da baixa qualidade, assegurar-se de que o brinde é funcional e ter bem claros os objetivos que se querem alcançar com esta ação. Ao evitar estes erros comuns, poderá efetuar uma escolha mais acertada e conseguirá melhores resultados na sua campanha. Se está a pensar em utilizar este tipo de brindes na sua próxima campanha de marketing, recomendamos-lhe que dê uma olhadela no catálogo da Gift Campaign e, se tiver qualquer dúvida ou comentário, estaremos atentos à secção de comentários.