A motivação é crucial na hora de iniciar um novo curso na escola ou na universidade e a instituição deve desempenhar um papel-chave nisso. Não é necessário apenas proporcionar um bom programa e professores competentes: se o aluno não tem interesse na aprendizagem, está condenado a fracassar.
Por isso, nesta publicação descobrirá como estas entidades podem contribuir ativamente para fomentar esta motivação e também explicaremos porque é que oferecer brindes aos alunos pode ser uma excelente alternativa.
· Medidas para motivar os alunos
A educação é fundamental e representa um investimento no futuro. Cada estudante é único e, portanto, convém potenciar as suas habilidades individuais para que se possam desenvolver com sucesso. As boas notas são uma recompensa pelo esforço, mas não são tudo e, por conseguinte, deixamos-lhe algumas ideias para motivar os alunos:
- Melhoria da infraestrutura escolar: um ambiente acolhedor ajuda muito no normal desempenho de qualquer atividade, quer seja no trabalho ou no estudo. Neste caso, além disso, uma boa ideia é convidar os estudantes a participarem na decoração da sala de aula.
- Reconhecimento individual: as escolas podem focar-se em áreas específicas como as artes ou o desporto para destacar as habilidades especiais dos estudantes. Reconhecer os talentos individuais e utilizar métodos de ensino adaptados a cada estudante pode motivá-los a sublinharem os seus feitos.
- Organização de eventos: dias de portas abertas, corridas, concursos e outras atividades semelhantes nas quais estejam envolvidos ajudarão a fomentar o sentimento de pertença para com a instituição e, além disso, podem também abrir alas para o tal reconhecimento mencionado no ponto anterior.
- Melhoria da imagem: manter espaços atrativos, promover a comunicação ou oferecer brindes aos estudantes criará um impacto positivo.
· O papel dos brindes publicitários
O merchandising personalizado conta com a vantagem de ser económico (sobretudo quando produzido em quantidades elevadas, já que se aproveita a economia de escala) e, ademais, é bem recebido por um amplo público.
Oferecer algo gera uma lembrança positiva e esta memória é associada à entidade que deu o presente. Aliado ao anterior, há que destacar que a nível psicológico entra em jogo a lei da reciprocidade (a necessidade de devolver algo em troca de um presente), motivo pelo qual o merchandising é muito eficaz.
Além disso, estes artigos servem para criar uma identidade corporativa e um sentido de comunidade, o que também é aplicável a escolas, institutos, universidades…
Mas quais são as melhores opções para alunos? Recomendamos-lhe as seguintes:
Em primeiro lugar, as mochilas personalizadas são uma das opções mais populares porque são essenciais e se usam todos os dias. Acrescentado ao anterior, levando-as na rua darão muita visibilidade ao logótipo impresso.
Depois, não podem faltar as t-shirts ou pólos visto que podem fazer parte de um uniforme que ajude a fomentar a igualdade entre os alunos. Por outro lado, fazer um pack com canetas, cadernos e pastas também pode ser uma ajuda, já que lhes será dado o material de que necessitarão para o seu dia a dia.
Finalmente, há outras opções menos relacionadas com a atividade escolar como por exemplo os bonés, que são perfeitos para usar no verão em qualquer ambiente ao ar livre, ou as garrafas, que são fundamentais para a hidratação diária e evitam o uso de recipientes descartáveis.
· O impacto positivo de oferecer merchandising
- Espírito de equipa: oferecendo brindes publicitários e os mesmos sendo usados com regularidade, alimenta-se o sentimento de pertença ao grupo, visto que se gera esse espírito de comunidade.
- Motivação permanente: como já mencionámos, receber um brinde é uma experiência positiva para a pessoa e tendo esse objeto por perto ou utilizando-o frequentemente servirá como lembrança desse momento.
- Criação de uma cultura de boas-vindas: a integração e adaptação num novo lugar são mais simples se a pessoa for recebida com um presente, já que o mesmo transmite um sentimento de aceitação da pessoa.
- Promoção da igualdade: mochilas e uniformes servem para expressar a igualdade de oportunidades, pois a escola está a afirmar que tratará todos os alunos da mesma maneira.
- Ferramenta de marketing: a exibição do logótipo perante terceiros proporciona um efeito publicitário que faz com que outras pessoas nos possam passar a conhecer.
Lembre-se de que manter a motivação dos alunos é fundamental para a educação deles. Qualquer pequeno gesto pode marcar a diferença e também é importante ouvi-los e ajudá-los a resolver os problemas com os quais se deparam.
Se, entre estas ações, optar pela oferta de merchandising, consulte a nossa secção de brindes para escolas, visto que lá encontrará um amplo catálogo.