Os nossos olhos permitem-nos perceber cerca de um milhão de matizes e tons de cores diferentes, que podem adotar tonalidades distintas segundo a luminosidade e a saturação. Isto pode parecer um pouco confuso na hora de escolher uma cor para o nosso logo e de personalizar um artigo de merchandising. O vermelho Ferrari, assim como o da Coca-Cola, não são vermelhos quaisquer mas sim dois tons distintos. Contudo, como os identificamos exatamente para não nos enganarmos? É aqui que entra em jogo o Pantone Matching System (Sistema de Combinação Pantone): uma língua universal de cor que permite aos fabricantes tomarem decisões sobre a cor. Vamos lá descobrir um pouco mais sobre o tão fomoso pantone de cores!
· Como se criam as cores Pantone?
Afinal o que é uma cor pantone? A Pantone foi estabelecida no início da década de 60 como uma empresa de impressão em New Jersey especializada em cartas de cores para os sectores da cosmética, moda e medicina. Lawrence Herbert, um químico que trabalhava para a empresa, apercebeu-se de que os desenhadores gráficos, arquitetos, decoradores, agências de comunicação e impressores tinham uma certa dificuldade para se entenderem quando se referiam às cores. Por conseguinte, decidiu encarregar-se da empresa e criar um guia que permitisse a todos identificar esse tom exato com a segurança de que todos estariam a pensar no mesmo.
Assim nasceu a primeira paleta de cores pantone, que incluía 10 cores. No guia especificava-se a fórmula exata da tinta de cada tom para que não houvesse mal-entendidos nem dúvidas.
Ao longo dos anos converteu-se numa norma universal na indústria da impressão. Atualmente existem 2161 cores padrão para impressão gráfica e 2310 para a moda e decoração de interiores.
Todas as cores Pantone são identificadas mediante um grupo de três números. Por exemplo, o verde, 105-5-3-C. O primeiro grupo de números vai do 1 ao 165 e indica a família de cores correspondente. O grupo intermédio, do 1 ao 5, indica a página dentro da família de cores. O último grupo de números, do 1 ao 7, identifica a posição da cor na página. Por último, o sufixo indica o tipo de papel utilizado «C» para papel revestido e «U» para o não revestido.
Claro está, o Pantone® Matching System não é o único idioma cromático mas sim o mais conhecido. Entre outros estão o Sistema Munsell, adotado nos Estados Unidos pelo Ministério da Agricultura, o sistema de cores RAL e o HKS.
· A importância das cores
Hoje em dia a cor é cada vez mais um elemento-chave das marcas; é o cartão de visita que transmite instantaneamente o significado e a imagem de uma empresa.
Aliás, em dois artigos anteriores já tínhamos falado da importância do logótipo para uma empresa e, sobretudo, da psicologia das cores, porque inevitavelmente influenciam os consumidores. As cores, se forem utilizadas adequadamente, contribuem para o êxito de uma marca. Cada cor chama a atenção de uma maneira diferente, comunica informação precisa e influencia as emoções, reações e o comportamento dos consumidores.
Por isso, não foi por acaso que, em 1986, também se criou o Pantone Color Institute, um departamento que oferece ideias e conselhos sobre o uso da cor para ajudar as empresas a obterem o foco cromático perfeito para refletirem a sua imagem de marca.
· A cor do ano – Vermelho pantone
Desde 2000, o Pantone Color Institute também coordena um grupo de peritos para decretar a cor do ano. Percorrem cada canto da Terra em busca de novas influências cromáticas. Uma engenhosa campanha de marketing da empresa americana que, sem dúvida, sabe utilizar a sua marca para inovar e continuar a ser perita e um referencial no seu campo. O anúncio da cor do ano já é efetivamente uma tradição esperada, comentada e debatida e converteu-se no ponto de referência criativo do mundo inteiro.
A cor de 2023 é Viva Magenta 18-1750, um tom que provém da família dos vermelhos e mostra novos sinais de força e vigor. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto de Cor Pantone, «trata-se de um novo pantone vermelho animado e alegre inspirado no vermelho carmim que quer promover a experimentação e a auto-expressão sem limites. Um tom eletrizante e sem limites que quer passar uma mensagem clara. Acolhe todos os que sentem o mesmo entusiasmo pela vida e têm o mesmo espírito rebelde. É uma cor audaz, atrevida e inclusiva».
Se está prestes a abrir o seu próprio negócio ou procura uma cor para renovar e se identifica com esta descrição, já sabe que cor escolher!
· O uso de cores Pantone em brindes publicitários
Como pode imaginar, as cores são um elemento muito valioso porque permitem reproduzir nos brindes publicitários a cor exata do seu logótipo sem margem para erros.
Este sistema é utilizado tanto na serigrafia como noutras técnicas de impressão, que são as mais utilizadas e económicas. Por outro lado, ao optar pela impressão digital, lamentavelmente não é possível utilizar este sistema, devido ao desenho particular das máquinas desta técnica de personalização. Neste caso as cores são reproduzidas combinando os valores CMYK.
Além disso, há que ter em conta que as cores Pantone podem variar ligeiramente em função do material no qual se imprimem. O resultado final depende do tom de partida e das características dos componentes, que podem ser mais ou menos porosos, brilhantes ou mate. Como pode imaginar, não é a mesma coisa imprimir um vermelho sobre uma capa azul de um caderno ou uma branca. Da mesma forma que não é igual imprimir em papel ou cerâmica, porque absorvem a cor de forma diferente.
Para superar este problema criou-se o “Coated” e “Uncoated” (revestido ou não revestido): o primeiro é ideal para materiais revestidos e o segundo para os não revestidos. Contudo, a cor 100% pura apenas se obtém numa base branca.
Esperamos que agora tenha uma ideia mais clara sobre o mundo das cores e porque é que as utilizamos para personalizar os brindes publicitários. Em qualquer caso, na Gift Campaign contamos com um serviço de apoio ao cliente perito em dar orientações e ajudar na hora da definição da cor, para que possa conseguir excelentes resultados com os seus brindes favoritos: garrafas, t-shirts, sacos, canecas, velas, pens USB, etc.
Conhecia este guia? Já tinha utilizado? Ainda tem dúvidas e quer mais informação? Deixe-nos o seu parecer na secção de comentários e prestar-lhe-emos auxílio.