Na hora de criar estratégias publicitárias há uma série de ações em comum que quase todas as empresas podem efetuar. Porém, há outras que dependem muito do sector e do público e é importante ter capacidade de adaptação.
Os cabeleireiros, salões de beleza e negócios semelhantes são habitualmente pequenas empresas com muito poucos colaboradores e, portanto, a margem de manobra para levar a cabo ações é reduzida. Por
esse motivo, vamos explicar como dar visibilidade a estas empresas mediante o marketing para cabeleireiros.
· Porque é tão importante o marketing para cabeleireiros?
Simples e directo: para atrair mais clientes. É o objetivo principal de qualquer marca.
No caso dos cabeleireiros, isto tem importância acrescida já que, tratando-se habitualmente de um estabelecimento no qual trabalham o patrão e uma ou duas pessoas mais, os recursos são mais limitados e, por conseguinte, torna-se necessário trabalhar este âmbito de forma eficiente.
Evidentemente, isto deve traduzir-se num bom serviço para os clientes já que de pouco servirá efetuar uma campanha se, mais tarde, os clientes não ficam satisfeitos.
A boa comunicação unida a esta satisfação levará a uma maior credibilidade do cabeleireiro e dos serviços que presta, permitindo por sua vez que este tenha maior visibilidade graças à fidelização e que, portanto, se possam obter benefícios maiores.
· Ações económicas para atrair clientes para o seu cabeleireiro
No artigo cuja hiperligação deixámos no início da publicação não só se falava do tamanho das empresas mas também se afirmava que 53% dos cabeleireiros resistem à digitalização.
Apesar desta informação algo arrebatadora dado o tempo em que vivemos, é praticamente imprescindível estar no canal online. Por isso, vamos propor uma série de ações económicas, eficazes e que sejam offline ou não requeiram um grande investimento de tempo em nenhuma plataforma online.
- Faça ofertas nos dias de menor atividade: É lógico que no clássico horário de escritório a atividade seja menor (motivo pelo qual muitos negócios escolhem o domingo e a segunda-feira como dias de descanso). No entanto, uma simples ação que pode ajudar nesses dias é fazer ofertas. A ideia é, uma vez que o negócio já esteja no ativo há um certo tempo e já se tenha detetado em que dias e quais os períodos em que se efetuam menos vendas, fazer um desconto (pode-se utilizar algum lema específico como uma frase que o justifique e fique no ouvido).
- Programas de fidelidade: Um clássico que ajuda a manter as vendas e a fidelizar clientes. Uma das ideias habituais é a de elaborar um pequeno cartão com selos que se adicionarão cada vez que utilizem os serviços do cabeleireiro e que, chegando a um determinado número, servirá para obter uma oferta. Por exemplo, a cada 9 cortes de cabelo, o seguinte é oferta da casa, o que no fim equivale a prestar este serviço 10 vezes mas com 10% de desconto.
- Mostre o seu trabalho no Instagram: Uma ação simples, gratuita e que não requer muito tempo. Muita gente recorre às redes sociais para investigar as empresas antes de contar com os seus produtos. Por esse motivo é fundamental que, uma vez por dia, publique uma foto ou um vídeo curto, mostrando um dos melhores serviços do dia. Isto melhorará a percepção dos utilizadores e, para além disso, muitos deles interagirão com as publicações facilitando assim uma melhor relação com eles.
- Crie uma conta no Google My Business: Não leva muito tempo e é imprescindível para os negócios locais. Praticamente já interiorizámos o ato de pesquisar no Google Maps restaurantes, dentistas, cabeleireiros e outros estabelecimentos que queiramos visitar. Então damos uma olhadela na página deles, vemos as avaliações e fotografias e depois tomamos uma decisão. Cuidar desta parte é vital. Por conseguinte, vale a pena criar uma página atrativa, convidar os clientes para deixarem avaliações (isto inspira muitíssima confiança se a média for alta) e responder às críticas.
- Estabeleça acordos com outros negócios locais: A união faz a força e se houver outros espaços como bares, lojas e semelhantes nas redondezas, pode ser mutuamente benéfico deixar uns flyers nesses locais (e permitir que eles afixem os deles no seu). Estes podem conter um desconto de uso único, por exemplo, que sirva para captar novos clientes.
- Os preços, à vista: Uma forma de informar rapidamente o seu público e de evidenciar transparência é mostrar claramente os seus preços. Isto pode ser feito mediante uma publicação afixada na parte superior do Instagram ou com uma placa que seja atrativa e que se possa ver desde o exterior do local.
- Faça uma oferta personalizada: Como peritos em brindes publicitários, recomendamos sempre que empregue esta ação já que é económica, eficaz e ajuda a que a marca fique na memória. Existem muitas opções para ofertas aos clientes (estendemos-lhe o convite para que visite a nossa secção de merchandising para cabeleireiro para que veja algumas ideias) mas o mais importante é pensar na opção que lhes possa ser útil e esteja relacionada com o seu negócio.
- Publique conteúdo de ajuda: Não necessariamente numa página web. Pode contar com apps para criar textos em imagens que permitam subir de maneira rápida e com resultado atrativo dicas à própria rede social. Desta forma, não só se mostra o próprio serviço como também o facto de procurar ajudar qualquer utilizador através de dicas especializadas.
- Venda os seus próprios produtos: Muitos clientes pedirão recomendações sobre produtos para cuidar do cabelo. Por esse motivo é boa ideia oferecer-lhes a solução de forma imediata, tendo o artigo de que necessitam para que o possam comprar.
Estas são as nossas recomendações de marketing para cabeleireiros. Como já sabe, há outras alternativas que não explicámos sobre como criar anúncios pagos nos meios de comunicação, ter uma página web e um blogue atualizados ou organizar ou participar em eventos. Estas são ações que requerem um maior esforço económico e mais tempo; nesta publicação quisemos optar por ações muito mais diretas.
Acha que falta algum outro conselho ou recomendação? O que é que costuma fazer no seu cabeleireiro para atrair e fidelizar clientes? Deixe os seus comentários na secção abaixo!