Na hora de escolher um merchandising promocional, para além de selecionar o artigo mais adequado, é essencial escolher corretamente a técnica de impressão que se vai utilizar para que favoreça o logótipo, capte a atenção do consumidor e gira uma imagem positiva para que fique na memória.
A serigrafia e tampografia são geralmente utilizadas quando se quer reproduzir logótipos simples e a impressão digital quando é necessário imprimir uma imagem com muitas cores e tonalidades.
E caso se queira dar uma imagem profissional e formal, que técnica é melhor escolher? A gravação a laser é uma boa opção, mas, infelizmente, não pode ser utilizada em todos os materiais e, sobretudo, é incolor, pois queima a superfície do produto. Então, o que fazer? Não desespere! Nestas ocasiões pode recorrer ao bordado.
· História
Provavelmente nascido no Oriente e utilizado na Itália, principalmente em Sicília, perto do ano 1000, era uma arte utilizada nas oficinas de tecelagem para embelezar a roupa de figuras importantes a nível político-religioso. Aliás, a palavra bordado deriva do árabe «ragm (racam)» e significa «desenho ou símbolo distinto». Por outras palavras, era um símbolo de alto estatuto social.
Teve uma rápida expansão na Europa durante o século XII: nesta época surgiram as obras de tapeçaria francesa, inglesa, alemã e, em menor medida, italiana. Florença converteu-se num lugar-chave, graças ao trabalho das freiras que confecionavam vestimentas eclesiásticas para ocasiões solenes com este tipo de marcação.
Com a chegada da revolução industrial nasceram as máquinas de coser e deu-se o salto para o bordado industrial que poupava muito tempo.
Atualmente esta técnica é utilizada no sector da moda tanto a nível artesanal como industrial, mas também está muito presente no sector dos brindes publicitários.
· O uso do bordado nos brindes publicitários
Este procedimento permite-nos enfeitar um tecido com uma imagem ou logótipo mediante «pontos de coser» que consiste numa série de pontadas de bordado utilizando fios coloridos.
Realizado com maquinaria computadorizada de última geração, utiliza-se para personalizar materiais como o algodão, a lona, o couro sintético, o poliéster ou a licra, já que lhes confere um valor acrescentado. É particularmente procurado para vestuário como t-shirts, polos, camisolas, gorros, sacos, aventais e toalhas.
Para que as máquinas de bordar adicionem o logótipo ao brinde publicitário com rapidez e precisão, primeiro é preciso criar um projeto especial de bordado, o qual contém todos os detalhes do trabalho a efetuar e os ajustes a aplicar na máquina. Quando este modelo estiver pronto, deve-se colocar lá o objeto a personalizar e, graças às cabeças de costura que podem conter até 12 agulhas, podendo bordar 15 fios (coloridos) diferentes de uma só vez, adiciona-se a marcação.
Portanto, para além da técnica que acabámos de mencionar, existem outras duas variantes: o bordado em 3D e a chamada estampagem com patch com contorno bordado. No primeiro caso, a marcação é feita com relevo, dando tridimensionalidade ao logótipo. O processo é semelhante ao convencional, mas é aplicado com um tecido engomado especial e realizado com padrão de pontadas muito denso e muito encorpado. Este tipo de personalização utiliza-se principalmente em gorros e é fundamental que os desenhos sejam muito simples, com linhas geométricas claras e bem definidas. Por outro lado, o bordado em patch consiste em bordar os desenhos escolhidos sobre patches para que se recortem e se cosam sobre o produto. Desta forma, o logo sobressai e tem um efeito visual muito mais chamativo, portanto a visibilidade da personalização será maior.
Em qualquer caso, em qualquer das três variantes será obtido um resultado de grande qualidade que resiste bem à passagem do tempo e às lavagens. Com este método dá-se prestígio e destaca-se o logo.
Sendo uma técnica de altíssima qualidade, o preço da impressão é mais elevado do que o de outros métodos, pelo que é comummente utilizado quando se tem de personalizar umas poucas peças, como camisas para os colaboradores em restaurantes ou bares. Nestes casos convém bordar o logótipo ou simplesmente o nome do negócio com um tipo de letra simples. Um logótipo demasiado grande e cheio de detalhes coloridos com matizes seria difícil de imprimir e ficaria muito caro.
O tempo da impressão costuma ser longo, pelo que é sempre recomendável adquirir os brindes personalizados com bastante antecedência em relação à data de entrega desejada.
No nosso catálogo de brindes publicitários encontrará frequentemente esta personalização disponível em, por exemplo, chapéus, gorros, mochilas, malas para portáteis, t-shirts, casacos, etc. Contudo, o seu uso não é recomendado em vestuário impermeável ou corta-vento, como t-shirts de desporto, já que as características do vestuário poderiam ser alteradas.
Outra recomendação é que se deve prestar atenção à gramagem do tecido, pois não deve ser inferior a 180 g/m² porque é demasiado leve e corre o risco de o comprimir.
Para finalizar, vamos mencionar algumas das principais vantagens e inconvenientes.
Vantagens
· Resultado elegante
· Versátil: permite personalizar tanto superfícies planas como irregulares
· Duradoura no tempo
· Aguenta bem as lavagens frequentes
· Os fios coincidem com as cores Pantone (PMS)
Inconvenientes
· Longo tempo de espera
· Custos de impressão elevados
· Geralmente existe um limite no número de códigos Pantone que se pode utilizar
Se quer saber mais acerca de outras alternativas de marcação recomendamos que consulte o nosso guia de técnicas de personalização. Além disso, se tiver alguma dúvida ou quiser partilhar algo sobre esta técnica, estaremos atentos à secção de comentários.