Como bons aficionados por tudo o que diz respeito ao Marketing e à publicidade e por marcas que nos marcam e acompanham ao longo dos anos, hoje contamos-lhe um pouco do triunfo da história do McDonald´s que é sem dúvida uma inspiração para muitos inversores do ramo da restauração. Trata-se da cadeia de fast-food mais popular do mundo inteiro. Hoje analisamos a sua incrível história de sucesso e o grande êxito do Happy Meal e do seu merchandising. Continue a ler!
Tudo começa com Ray Kroc que vendia máquinas para milk-shakes a um pequeno restaurante, um dos seus melhores clientes, situado em San Bernardino, Califórnia. Um dia em visita a esse pequeno local, conheceu os irmãos Dick y Mac McDonald e ficou bastante surpreendido pela eficiência de como trabalhavam. Com um menu simples e reduzido: hambúrgueres, batatas fritas e bebidas, permitia que eles se pudessem centrar na qualidade do produto e na eficácia à hora de servir a comida.
Kroc, um visionário, viu ali uma excelente oportunidade de negócio e sugeriu aos dois irmãos abrirem franchisings da marca por todo o país, após várias dúvidas da parte dos irmãos McDonald, finalmente Ray Kroc tornou-se parte da equipa e em 1955 fundou McDonald´s System, Inc, seis anos mais tarde comprou os direitos exclusivos do nome McDonald´s e foi aqui que tudo começou.
No McDonald’s vive-se cada dia de acordo com os princípios de Qualidade, Serviço, Limpeza & Valor (QSL&V), servindo-se sempre os consumidores com um único objetivo: a sua plena satisfação, levando em conta os pressupostos de Qualidade, Limpeza e Segurança Alimentar, inerentes à marca.
· A chegada a Portugal
O primeiro restaurante McDonald´s em Portugal foi inaugurado a 23 de maio de 1991, no Cascais Shopping. Chegou a Portugal e introduziu um novo conceito e uma nova forma de estar na restauração: conveniente, acessível, informal e familiar. Passadas mais de três décadas, encontra-se espalhado de Norte a Sul do país e nas Ilhas, com produtos e serviços inovadores que vão ao encontro das preferências dos portugueses.
Com cerca de 8 500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 188 restaurantes, no Continente e Ilhas, dos quais mais de 90 por cento são geridos por empresários locais, 42 Franquiados.
Ao longo dos anos a companhia foi-se destacando no seu mercado, e entre diversas ações, eventos e campanhas que marcaram a sua cronologia destacamos a do ano de 2019 em todos os distritos do nosso pais que passou por oferecer, em alternativa ao brinquedo oferecido no conhecido happy meal, livros no âmbito do projeto Happy Meal Readers que foi um verdadeiro sucesso.
· O sucesso do merchandising
Quem não gosta de ser surpreendido com um brinde? Quando recebemos algo de alguém de forma inesperada ficamos muito contentes e vamos relembrar aquele momento durante muito tempo. O merchandising publicitário do McDonald´s veio para conquistar mais que tudo o público infantil, mas também os adultos que acompanham estas crianças ou que são fãs das suas coleções. Todos conhecemos a famosa caixa vermelha repleta de felicidade. Ao longo dos anos que atravessou várias gerações, mas mesmo assim continua a surpreender pais e filhos. O momento em que paramos e apenas desejamos espreitar para saber qual o brinquedo ou livro que vamos encontrar é mágico.
Entre as várias ofertas que acompanham o menu infantil da cadeia de fast food, encontramos as figuras dos protagonistas de muitos filmes exitosos, um livro com atividades, uma experiência virtual e/ou labirintos para resolver, as crianças enchem-se de felicidade e os adultos felizes ficam.
Quando a marca celebrou 30 anos no nosso país, também fez uma excelente campanha publicitária de verão, por cada McMenu grande + 1€ poderíamos escolher uma garrafa reutilizável colorida com imagens dos produtos mais emblemáticos da marca. Este foi sem dúvida um momento de celebração entre a marca e o consumidor e que permaneceram durante muito tempo dada a durabilidade deste brinde promocional.
Estas campanhas são muito importantes para a marca, pois acabam por ser o elo na relação entre a empresa e o consumidor e reforçam a continua proximidade da marca.
Oferecer merchandising publicitário está a tornar-se cada vez mais em uma excelente estratégia para promover uma empresa ou marca e surpreender os clientes. Esta é uma excelente forma de criar um vínculo forte na relação com o público-alvo, impressioná-los e deixá-los satisfeitos.
Este é um excelente exemplo de um caso de sucesso e da real importância dos brindes para os clientes. Se você é um empresário e não sabe como surpreender os seus clientes e ganhar posicionamento no mercado, convidamos-lhe a visitar o nosso catálogo de merchandising personalizado e conhecer todas as opções que temos disponíveis e que pode utilizar já na próxima ação promocional na sua empresa. Este é um sector que se encontra em grande expansão e uma aposta segura para o crescimento das empresas que desejam divulgar a sua marca e fazê-la crescer no seu mercado.
O que lhe parece esta história de sucesso e o incrível posicionamento da marca no mundo inteiro? Já foi surpreendido com um brinde do happy meal? O que achou? Conte-nos tudo nos comentários.